5 benefícios que as empresas NÃO são obrigadas a oferecer aos trabalhadores
Saiba quais são os principais benefícios oferecidos pelas empresas, mas que as empresas não são obrigadas a oferecer aos trabalhadores
Frequentemente ouvimos falar sobre os direitos que os trabalhadores possuem quando são registrados de carteira assinada. De fato, a melhor maneira de se exercer sua profissão enquanto funcionário é ter a carteira de trabalho devidamente assinada pela empresa.
Entretanto, quando falamos de direitos que os trabalhadores possuem e que as empresas devem oferecer, é importante esclarecer que nem todos os benefícios que frequentemente escutamos falar por aí, as empresas são obrigadas a fornecer.
Nesse sentido, hoje nós aproveitaremos para trazer alguns dos benefícios mais importantes concedidos pelas empresas, que a maioria das pessoas conhece, mas que de fato, só são oferecidos se as empresas quiserem.
5 benefícios que as empresas não são obrigadas a oferecer
Quando falamos em benefícios que as empresas não são obrigadas a oferecer aos seus colaboradores, esses benefícios são conhecidos como opcionais, ou facultativos, ou seja, a empresa só precisa conceder se quiser, mas não há nada errado em não ser ofertado.
Sendo assim, caso sua empresa não ofereça algum destes benefícios, não há penalidades para a empresa. Mas chega de conversa, vamos conhecer os 5 principais benefícios que as empresas não são obrigadas a oferecer aos trabalhadores:
1 – Vale-alimentação
O vale-alimentação, também conhecido como VA é um benefício oferecido pela empresa para que o trabalhador possa realizar a compra de alimentos em supermercados ou estabelecimentos que aceitem o benefício como forma de pagamento.
O benefício em questão surgiu após a criação da Lei nº 632, pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), em união ao Ministério do Trabalho, da Fazenda e da Saúde, com o simples objetivo de fornecer uma alimentação de mais qualidade para os trabalhadores.
2 – Vale-refeição
Muita gente acaba confundindo o vale-alimentação com o vale-refeição. Entretanto, os dois benefícios são diferentes. No caso, o vale-alimentação é destinado para a compra de alimentos para preparo, já o vale-refeição é destinado a pagamentos de almoços e lanches, geralmente em restaurantes e padarias.
3 – Plano de saúde/odontológico
A assistência médica é um dos benefícios mais valorizados pelos trabalhadores de todos os níveis. No entanto, as empresas acabam oferecendo diferentes planos conforme o cargo profissional, ou ainda oferecem tanto plano de saúde quanto plano odontológico.
Da mesma forma, é importante dizer que, mesmo sendo um benefício super valorizado pelos trabalhadores, as empresas não são obrigadas a oferecer as assistências médicas aos colaboradores.
4 – Participação nos lucros e resultados
Diversas empresas oferecem aos trabalhadores uma participação nos lucros e resultados, conhecida como PLR. Normalmente a participação nos lucros e resultados funciona como incentivo após os trabalhadores baterem metas e objetivos.
5 – Auxílio-educação
Muitas empresas estão oferecendo cada vez mais incentivos para a educação continuada dos seus colaboradores. Apesar de não ser muito comum, costumam ser oferecidos para arcar com parte do valor de cursos de graduação, idioma, especialização, MBA, etc.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.