Sejamos sinceros, apesar de ser uma prática extremamente errada, muitas pessoas acabam deixando para estudar na última hora, seja para uma prova da faculdade, uma obrigação a ser cumprida no trabalho, entre outras possíveis situações.
Se você faz parte desse time que deixa tudo para a última hora, não vamos nem falar que você precisa mudar isso, afinal, você já está cansado de saber disso e está aqui procurando uma solução para os seus problemas e não um palpite sobre o que se deve fazer.
A boa notícia, é que nos aprofundamos nossa busca junto a especialistas para te trazer um guia simples, mais muito importante, que diz respeito ao que você deve fazer se deixou para estudar na última hora. Então, chega de enrolação e vamos ver o que você pode fazer para conseguir resolver sua vida nesse pouco tempo que possuí!
Se você deixou para última hora, não adianta achar que vai ter tempo de estudar tudo o que precisa, ainda mais se o estudo é extenso e você está totalmente por fora do assunto. O primeiro passo é definir metas realistas, procurar o que é mais importante e se concentrar nisso.
Por exemplo, se você fará uma prova sobre a Segunda Guerra Mundial, primeiro, reconheça que não é possível aprender todos os detalhes do conflito de 1939 a 1945 em apenas uma noite. Portanto, estabeleça metas realistas: concentre-se nos principais eventos e figuras do período.
Defina prioridades: Comece pelos eventos-chave, como o início da guerra, a invasão da Polônia, Pearl Harbor, a Batalha de Stalingrado, o Dia D, e a rendição da Alemanha e do Japão. Estes pontos são frequentemente destacados em exames e darão uma estrutura cronológica básica da guerra.
Foque nos principais envolvidos: Saiba um pouco sobre as principais figuras políticas e militares, como Winston Churchill, Franklin D. Roosevelt, Adolf Hitler, e Joseph Stalin, bem como suas ideologias e impactos no conflito.
Entenda as grandes linhas: Procure entender as grandes estratégias e alianças formadas, como os Aliados versus o Eixo, ao invés de tentar memorizar cada batalha ou de todo evento acontecido.
Dicas rápidas para maximizar seu estudo de última hora:
Leia também | 8 melhores métodos e técnicas para aprender um novo idioma
Antes de começar, faça um plano rápido. Liste os tópicos que precisa estudar e estime quanto tempo pode dedicar a cada um.
Para cada sessão de 25 minutos de estudo (chamada de “Pomodoro”), elimine as distrações. Silencie o celular e feche abas desnecessárias no navegador. Use as pausas de 5 minutos para se levantar, esticar, beber água ou fazer uma atividade que lhe dê uma breve desconexão. Isso aumenta a capacidade de concentração nas próximas sessões.
Por fim, após 4 “Pomodoros”, faça uma pausa mais longa, de cerca de 15 a 30 minutos. Isso ajuda a prevenir o esgotamento mental e te ajudará a seguir firme enquanto precisa estar totalmente concentrado nos seus estudos.
Uma das melhores maneiras de realmente aprender é conseguindo explicar, logo, falar em voz alta é uma ferramenta poderosa. Imagine que está tentando ensinar o conteúdo a alguém que não sabe nada sobre o assunto. Use exemplos simples para explicar conceitos complexos.
Ao tentar explicar em voz alta, você poderá facilmente identificar áreas que não entende bem. Anote esses pontos e revise-os especificamente. Se possível, grave suas explicações. Ouvir a gravação pode ajudá-lo a identificar erros ou áreas para melhorias em seu entendimento.
Se estiver realmente apertado com o tempo, concentre-se em revisar resumos, esquemas e listas de tópicos principais, em vez de tentar ler capítulos inteiros de livros didáticos. Materiais resumidos podem ajudar a relembrar pontos-chave e conceitos importantes de maneira mais rápida. Além disso, praticar com questões de múltipla escolha ou resumos de tópicos pode ajudar a fixar informações cruciais de forma mais efetiva do que a leitura passiva.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…