Dominar a língua portuguesa é fundamental para uma comunicação eficaz. Seja na vida profissional, acadêmica ou pessoal, uma escrita clara e precisa faz toda a diferença. Quando uma pessoa não tem o hábito da leitura pode ter dificuldades para escrever melhor. Quando estamos lendo um bom livro, além da história emocionante, também podemos aprender regras da língua portuguesa e começar a compreender na prática o funcionamento do código e de seu registro padrão.
Porém, tem pessoas que sendo um “devorador” de livros, pode ter dúvidas sobre ortografia e semântica. Neste caso, vamos ajudar com dicas preciosas para você não cometer aqueles famosos deslizes gramaticais.
Leia também | 20 faculdades para fazer aos 40 anos e se formar rápido
1. “Com certeza ou concerteza?”
Lembre-se de um detalhe importante: Concerteza” não existe na língua portuguesa. “Com certeza” é uma locução adverbial que expressa convicção ou afirmação. É composta pela preposição “com” e pelo substantivo “certeza”.
A língua portuguesa não possui a palavra “concerteza”. É comum que as pessoas confundam as duas formas devido à pronúncia semelhante, mas a escrita correta é sempre “com certeza”.
Exemplos:
2. “Esse ou este?”
A escolha entre “esse” e “este” depende do contexto e da proximidade do objeto ou ideia em relação ao falante e ao ouvinte.
Em geral, “este” indica proximidade com o falante. Refere-se a algo que está perto de quem fala ou a algo que foi mencionado recentemente e ainda está presente no contexto da conversa.
Esse: Indica proximidade com o ouvinte ou algo que foi mencionado anteriormente. Refere-se a algo que está perto de quem ouve ou a algo que já foi mencionado e está um pouco mais distante no contexto da conversa.
Exemplos
3. “Hesitar ou exitar?”
A escolha entre “hesitar” e “exitar” depende do significado que você quer transmitir. É importante saber que ambas as palavras existem na língua portuguesa, mas possuem sentidos diferentes.
Hesitar: Significa ter dúvidas, vacilar, mostrar incerteza. Indica um sentimento de indecisão ou insegurança diante de uma situação.
Exitar: Significa ter êxito, obter sucesso. É um verbo menos comum e mais formal, derivado da palavra “êxito”.
Exemplos:
4. “De novo ou denovo?”
Uma dúvida de muitas pessoas na hora de escrever “De novo ou denovo?”, é qual a forma correta? “Denovo” não existe na língua portuguesa. A confusão pode surgir pela pronúncia rápida em conversas informais, mas a forma correta, tanto na escrita quanto na fala mais cuidadosa, é sempre “de novo”.
Exemplo:
5. “Mal ou mau?”
Tanto mal quanto mau existem na língua portuguesa, mas possuem significados diferentes.
Mau: É um adjetivo, ou seja, caracteriza um substantivo. É o oposto de “bom”.
Exemplo: Ele é um mau aluno. (Mau caracteriza o substantivo “aluno”.)
Mal: É um advérbio, ou seja, modifica um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. É o oposto de “bem”. Pode ser também um substantivo, significando algo ruim ou prejudicial.
Exemplos:
Outros exemplos:
Quem resiste a um par de olhos brilhantes e um rabinho abanando? Em 2025, os…
Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…
No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…
O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…
Viajar é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Ter a chance de…
Quando falamos em regras de etiquetas, muitas pessoas logo imaginam que estamos querendo ensinar qual…