5 estratégias para encontrar emprego no exterior morando no Brasil
Procurar emprego no exterior pode ser desafiador, mas com estratégias adequadas é possível encontrar oportunidades ainda morando no Brasil
O mercado de trabalho brasileiro está se tornando cada vez mais competitivo, onde, além da competitividade, frequentemente nos deparamos com poucas oportunidades, pouca valorização, salários baixos e sem muitas perspectivas de crescimento.
Por conta desses e outros fatores, muitas pessoas estão se mudando para outro país, em busca de novas oportunidades e uma melhor qualidade de vida, onde é possível encontrar estabilidade entre a vida pessoal e profissional.
Contudo, a maioria das pessoas que sonha em trabalhar no exterior não tem condições financeiras de se mudar para outro país, ter uma reserva de dinheiro e se manter por vários meses enquanto procurar por uma boa oportunidade de trabalho.
Apesar de essa ser uma estratégia realmente útil, não necessariamente precisa ser dessa forma. Na verdade, existem maneiras de procurar emprego em outro país enquanto ainda está vivendo no Brasil. Para te ajudar nessa questão, preparamos algumas estratégias muito úteis para que você consiga atingir este objetivo.
Estratégias para procurar emprego no exterior
Se você está em busca de um emprego no exterior enquanto ainda vive no Brasil, existem algumas estratégias simples, mas muito úteis que podem te ajudar a encontrar uma oportunidade de emprego internacional.
Ao procurar emprego em outro país, é muito importante que você tenha conhecimento sobre o idioma do país de destino, afinal, caso consiga marcar uma entrevista que poderá ser feita online, é fundamental saber se comunicar. Dito isso, vamos conferir as melhores estratégias para procurar emprego fora.
1. Adeque seu currículo ao modelo do país
Cada país ou mesmo vaga de emprego possui peculiaridades específicas com relação ao currículo. Dessa maneira, é fundamental adaptar seu currículo para corresponder ao emprego ao qual você está se candidatando, bem como o país.
Uma dica bem legal é procurar modelos de currículo para o país que deseja imigrar, sendo fundamental respeitar padrões e expectativas. Por exemplo, alguns países podem preferir currículos mais detalhados de duas páginas, em vez de um documento curto e conciso.
2. Saiba onde encontrar vagas de emprego
Se você está em busca de uma oportunidade de emprego em outro país, é fundamental que você saiba onde procurar pelas oportunidades disponíveis. A seguir, vamos te apresentar alguns sites muito populares ao redor do mundo para procurar emprego, especialmente na Europa:
- European Job Days
- Eurodesk Opportunity Finder
- Worldpackers
- Workaway
- EURACTIV
- Stepstone
- Easy Expat
- Go Overseas
- Idealist
3. Procura agências de recrutamento
Existem diversas agências de recrutamento especializadas em encontrar talentos para empresas de todo o mundo. São empresas que trabalham como facilitadoras entre talentos brasileiros e oportunidades de emprego no mundo todo.
Ao encontrar uma agência, procure saber sobre seu histórico e idoneidade, afinal de contas estamos falando de uma mudança muito importante, logo é imprescindível se envolver com agências sérias, que realmente podem ajudá-lo a encontrar uma oportunidade de emprego internacional.
Alguns exemplos de agências:
- Wanderlust Careers
- Global Talent Solutions
- Career Bridge
Lembrando que para cada país, existem agências especializadas, afinal, é necessário entender a legislação de cada país quanto às regras para imigração, processos de visto, entre outras questões.
4. Adquira credenciais internacionais
Dependendo da sua profissão, obter certificações e qualificações que são reconhecidas no país que você deseja se mudar podem valorizar significativamente o seu passe, onde seu currículo será muito mais interessante para os empregadores.
Essa é uma etapa particularmente relevante para garantir que o seu perfil se sobressaia dos demais concorrentes, especialmente porque os requisitos e níveis de conhecimento da sua profissão podem ser diferentes em outros países, e ter o conhecimento adequado é um grande trunfo.
5. Construa sua rede social internacional
Ter uma rede em outro país é fundamental, felizmente você nem precisa viajar para o país em questão para bater papo com outras pessoas. Utilize as redes sociais para encontrar e se conectar com pessoas em seu setor, que sejam de origem do seu país de destino.
Pedir ajuda, por exemplo, no LinkedIn, juntar-se a grupos no Facebook de pessoas que já vivem no país que você está desejando se mudar, podem clarear muito sua mente sobre o que é preciso fazer para agilizar seu processo, bem como entender a realidade dos brasileiros no país de destino.
Comentários estão fechados.