Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

5 exigências que você deve cumprir para ter um financiamento aprovado

Se você cumprir e entender essas cinco exigência, é praticamente certo que você terá o seu financiamento aprovado

Quando falamos de financiamento de um carro, moto ou imóvel muitas vezes nos deparamos com informações quanto a importância do score de crédito, como o score de crédito é importante para conseguir ter o serviço aprovado junto a financeira.

Entretanto, não é somente um bom score que é exigido para financiar um carro ou moto, e pensando nisso hoje nós vamos explicar as 5 exigências que normalmente são feitas para que as instituições financeiras possam aprovar o seu financiamento.

1 – Ter um bom score de crédito

Não podemos descartar o quão importante o score de crédito é para o financiamento, afinal de contas ele serve como um termômetro que mede o perfil financeiro de cada consumidor.

Logo, antes de liberar qualquer serviço financeiro, como um financiamento, as financeiras vão, sim, verificar a sua pontuação de crédito e vão considerar o mesmo na hora de definir pela liberação ou não do crédito.

Sendo assim, caso você queira financiar um carro ou moto nova, saiba que seu score de crédito deve estar bom para conseguir o crédito aprovado.

Uma pontuação que aumenta as chances de conseguir empréstimos ou financiamentos — é algo acima de 501 pontos, sendo ideal que a pessoa tenha acima de 701 pontos para ter grandes chances de aprovação.

Leia também | Qual Score ideal para conseguir um cartão de crédito?

2 – Ter um valor para dar de entrada

Um dos itens mais importantes para conseguir ter um financiamento aprovado é ter algum valor para dar entrada. Tecnicamente você não precisa ter valor para dar entrada.

Entretanto, a maioria das financeiras prefere fechar negócio quando o cliente possui valores de entrada. Além disso, quanto maior a entrada, maiores são as chances do financiamento ser aprovado.

Pode ser 10, 20 ou 30%, independente do valor, é importante garantir uma entrada, pois, quanto maior a porcentagem que você der na aquisição do financiamento, melhores taxas de juros você conseguirá.

Isso porque muitas financeiras possuem margens de juros que variam conforme o valor de entrada. Sendo assim, ter entrada é um item obrigatório num financiamento? Não, mas ajuda a ter maiores chances de aprovação, além de conseguir taxas de juros menores.

3 – Você precisa estar com o nome limpo

Para conseguir ter um financiamento aprovado, é fundamental que você esteja com seu nome limpo, ou seja, sem débitos em atraso e junto aos órgãos de proteção ao crédito.

Existem muitos mitos de pessoas que conseguem um financiamento até mesmo com nome sujo, mas são raríssimos os casos, e saiba que caso seu nome esteja pendente de dívidas junto ao Serasa, SPC, Boa Vista, etc. Você tem praticamente 0 chances de ter um financiamento veicular aprovado.

4 – Idade adequada para o financiamento

Talvez você não saiba, mas a idade é um fator de risco levado em consideração pelos bancos e financeiras antes de liberar alguma opção de crédito.

Dessa maneira, uma idade considerada mínima para o financiamento veicular é de 20 anos, isso porque, pessoas com 18 ou 19 anos não possuem histórico robusto de compras o suficiente para determinar se ela é uma boa pagadora ou não.

Da mesma forma, a idade máxima considerada para financiamentos é de 70 anos, isso porque a expectativa de vida no Brasil é de 75 anos, ou seja, essa perspectiva leva em consideração se existe risco em aprovar um financiamento a longo prazo para pessoas mais idosas.

5 – Ter renda comprovada

Não basta ter os itens anteriores se você não tiver uma renda comprovada que mostre aos bancos que você possuirá renda todos os meses para bancar o financiamento que está solicitando.

Dessa maneira, para ter um financiamento aprovado é importante ter renda comprovada.

Lembrando ainda que conforme Lei e boas práticas do mercado, a parcela do financiamento deve comprometer no máximo até 30% da renda mensal do devedor.

Assim sendo, não basta ter renda comprovada, será necessário também que o valor da parcela não comprometa bruscamente a sua renda.

Isso porque, caso seja identificado que a parcela é muito alta para sua renda, essa situação pode lhe causar um descontrole financeiro, o que gerará atrasos e dívidas, ou seja, fato que as financeiras evitam.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.