5 fatos incríveis sobre seu corpo que você nunca ouviu falar
O corpo humano é realmente incrível, e esconde segredos que são extremamente fascinantes, dos quais valem muito a pena conhecer
Seu corpo é absolutamente incrível. De verdade, o corpo humano é realmente fantástico! Uma estrutura complexa de sistemas que estão interconectados, assim como órgãos vitais que trabalham todos os dias a todo momento para cumprir as funções necessárias para a vida.
Por exemplo, para comer, você não está apenas apreciando um alimento, é preciso que sua boa, esôfago, estômago, fígado, pâncreas e intestinos trabalham em uma sincronia perfeita para quebrar e digerir o que você está comendo, isso, enquanto está extraindo os nutrientes necessários para que você se mantenha saudável.
Muito embora estejamos cientes das funções básicas que nos mantém vivos e ativos, existem algumas funções realmente incríveis que seu corpo realiza, das quais você muito provavelmente nunca ouviu falar. Justamente por isso, decidimos trazer 5 fatos únicos para você conhecer agora.
Fato 1: O intestino é o único órgão com seu próprio sistema nervoso
Seu sistema gastrointestinal, mais conhecido como intestino é composto por estômago, pâncreas, fígado, vesícula biliar, intestino delgado, cólon e reto, sendo popularmente conhecido como o segundo cérebro.
Logo, é o único órgão que possuí um próprio sistema nervoso independente, compreendendo a 100 milhões de neurônios embutidos na parede intestinal. Pois é, quando pensamos em neurônios pensamos no cérebro, mas o intestino também possuí. Para ficar mais fácil de digerir essa pense que os neurônios são mensageiros do seu sistema nervoso.
Nosso “segundo cérebro” é tão robusto e sofisticado que é capaz de continuar funcionando mesmo quando a conexão neural primária entre seu sistema gastrointestinal e o cérebro é rompida.
Fato 2: Você perde 200 milhões de células da pele por hora
Muito provavelmente você não sabe, mas sua pele cresce absurdamente rápido. Durante 24 horas, você pode perder até 5 bilhões de células da pele, ou seja, cerca de 200 milhões por hora.
Dessa forma, sua epiderme (camada superior da pele), trabalha incansavelmente para substituir essas células perdidas da pele por novas. Na realidade, cerca de 95% das células da epiderme trabalham para produzir novas células da pele. Já os outros 5% estão lá para produzirem melanina que dá a cor à pele.
À medida que as células da pele caem e se acumulam em sua casa, escritório ou onde é que você esteja, elas também levam consigo, óleos da pele como colesterol e esqualeno, onde, segundo estudos, o esqualeno pode reduzir os níveis de ozônio, que é um poluente prejudicial que irrita olhos, nariz e garganta, além de agravar a asma.
Fato 3: Bactérias do seu intestino influenciam seu humor
Já dissemos anteriormente como seu intestino é incrível, mas outro fato que você talvez não saiba é que ele pode impactar sua saúde mental. Isso porque, o ser humano possuí um número gigantesco de bacterinas no intestino, que são coletivamente chamadas de microbioma.
Essa grande coleção de bactérias podem ter impacto no desenvolvimento neural, química cerebral, percepção da dor e estresse, assim como comportamentos emocionais.
O intestino nasce estéril, onde, com o passo do tempo o trato gastrointestinal passa a desenvolver uma colônia extremamente diversa de espécies diferentes de bactérias que podem ser influenciadas pela genética e ambiente que se vive.
Além disso, seu microbioma é responsável por produzir centenas de neuroquímicos que são utilizadas pelo seu cérebro para regular o aprendizado, memória e até mesmo o seu humor.
Fato 4: O cérebro encolhe durante a gravidez
Um fato absurdamente novo chamado de “mommy brain” (cérebro de mãe, em português), se trata de uma condição onde a cognição e memória das mães, desde a gravidez até os primeiros anos de vida dos filhos, sofrem um declínio.
Um estudo publicado em 2017 no periódico Nature Neurosciensce revelou que as mulheres gravidas experimentam reduções na espessura cortical, assim como na área de superfície em seções do cérebro chamadas de substância cinzenta.
A perda da substância cinzenta ocorre principalmente no córtex cerebral, especificamente nas regiões que influenciam a cognição social, que é onde processamos os sentimentos e sinais não verbais das pessoas.
Contudo, não precisa ficar preocupada com esse efeito, isso porque, ao invés de ser algo negativo, essa perda de volume acaba potencializando a capacidade do cérebro para o processamento de situações sociais de maneira mais eficiente, especialmente ao interpretar as necessidades e emoções dos bebês.
Fato 5: A frequência cardíaca e respiração sincronizam com a música que está ouvindo
Pois é, a música que você costuma escutar pode causar diferentes mudanças fisiológicas tanto na pressão arterial quanto na frequência cardíaca e respiração. Pesquisas identificaram que mudanças no sistema cardiovascular e respiratório acontecem ao ouvir música refletindo diretamente a intensidade e ritmo do que você ouve.
Por exemplo, músicas com aumentos de volume e intensidade podem levar ao aumento proporcional na pressão arterial, respiração e frequência cardíaca. Em contraste, músicas de baixo volume e intensidade, levam a redução desses sinais vitais.
Comentários estão fechados.