Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

5 figuras históricas que podem nunca ter existido

Algumas figuras da história antiga da humanidade, que muitos acreditamos ter existido, podem ter sido apenas inventadas

A história da humanidade traz nomes verdadeiramente importantes. A exemplo disso temos Alexandre o Grande, Napoleão Bonaparte, William Shakespeare e tantos outros. Mas, um fato que chama a atenção é que, dentre tantas pessoas famosas e importantes da história, alguns ainda são motivo de dúvida.

Em outras palavras, é bem possível que algumas das pessoas mais importantes da nossa história, nunca tenham existido de fato, e para te provar isso, decidimos reunir cinco nomes extremamente famosos, do qual ainda não existe um consenso de que de fato existiram em algum momento da história.

Rei Arthur

Rei Arthur / Imagem Wikipédia

Uma figura extremamente conhecida, que governou o reino de Camelot ao lado do mago conselheiro Merlin, foi o Rei Arthur, que liderou os Cavaleiros da Távola Redonda. Contudo, Rei Arthur pode ser apenas uma história fictícia. Seu conto se tornou popular em histórias que datam o ano de 800, servindo como inspiração para o lendário poema de Alfred Tennyson.

Mas, a verdade é que estudiosos ainda não chegaram a um consenso sobre essas obras, se elas são baseadas em um homem real, ou apenas no folclore. No caso, Rei Arthur pode ter sido baseado em um guerreiro real que liderou o exército britânico entre o quinto e sexto século, mas o fato é que não é possível confirmar se a história do lendário rei de Camelot é real ou não.

Pitágoras

Pitágoras / Imagem: Google Imagens

Mesmo que você não lembre muito sobre o Teorema de Pitágoras que aprendeu na escola, ou mesmo que não seja um filósofo, muito provavelmente você já ouviu falar de Pitágoras. Mas, a verdade é que o antigo filósofo grego talvez tenha sido apenas uma invenção.

O caso de Pitágoras é uma questão em aberto, isso porque, ao contrário de muitos matemáticos gregos da antiguidade, não se tem qualquer tipo de escritos deixados por ele. Na verdade, todos os escritos sobre ele foram produzidos após sua morte, do qual diversos fatos sobre sua biografia são objeto de discussão entre historiadores.

Parte dos historiadores acreditam na existência de Pitágoras por conta de Heródoto, Isócrates e outros escritores que possuem algumas concordâncias com respeito a alguns fatos sobre a vida do filósofo, como o local de seu nascimento e nome de seu pai.

Contudo, a falta de qualquer informação sobre Pitágoras em vida, feito por ele mesmo, é o que levanta dúvidas se, de fato, Pitágoras existiu ou não.

Robin Hood

Robin Hood / Imagem Wikipédia

O famoso herói que roubava dos ricos para distribuir aos pobres, sendo o fora da lei mais justo da história, pode ser apenas um personagem de ficção. No caso, estudiosos descobriram registros de criminosos chamados “Robehod” e “Rabunhod”, mas não se tem certeza de quem era ou como obtiveram esses nomes.

O que os especialistas sabem é que as histórias de Robin Hood, que desafiou o sistema, parecem ter sido apenas contos populares que perduraram por séculos. Mas, sua existência ainda é completamente incerta.

Leia também: 6 pessoas que você nunca ouviu falar e que mudaram o mundo

Sun Tzu

Sun Tzu / Imagem Wikipédia

Sun Tzu o gênio militar chinês, pode nunca ter existido. Um dos guias de estratégia mais conhecidos do mundo, utilizado por generais e CEOs contemporâneos, é The Art of War (A Arte da Guerra), um livro escrito por um Tzu no quarto ou quinto século.

Contudo, ninguém sabe ao certo e Sun Tzu realmente existiu, se ele foi o autor do livro ou se o clássico da estratégia foi uma compilação de sabedoria chinesa reunida por outras pessoas ao longo do tempo, e então atribuída a um único autor.

Homero

Homero / Imagem Wikipédia

Um dos maiores poetas de todos os tempos, suposto escritor das obras literárias icônicas Odisseia e Ilíada, Homero, pode nunca ter existido, segundo alguns estudiosos. Isso porque parte dos pesquisadores acreditam que Homero foi criado a partir de uma necessidade cultural de um autor para esses grandes mitos gregos.

Uma teoria aceitável é de que essas obras foram escritas ao longo de muitos séculos, do qual foram compiladas e criaram Homero como autor desses mitos. Então se o seu professor já falou de Homero e afirmou que ele existiu, saiba que não existe um consenso sobre isso.

Comentários estão fechados.