5 frutas que fazem o seu intestino funcionar melhor
Para ter uma boa saúde é preciso que o nosso intestino esteja funcionando da melhor maneira possível. Precisamos ter um hábito adequado para prevenirmos doenças intestinais
Para ter uma boa saúde é preciso que o nosso intestino esteja funcionando da melhor maneira possível. Precisamos ter um hábito adequado para prevenirmos doenças intestinais.
As doenças intestinais mais comuns são: a diverticulite, a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. Essas duas últimas pertencem ao grupo das doenças inflamatórias intestinais (DII), que acometem entre 12 e 55 indivíduos em cada 100 mil habitantes no Brasil.
Outras doenças intestinais comuns incluem a síndrome do intestino irritável, gastroenterite, prisão de ventre, hemorróidas e as intolerâncias alimentares.
Dependendo da causa, podem surgir sintomas como dor, desconforto ou inchaço no abdômen, náusea, vômitos, febre, mudanças na frequência de evacuação, entre outros.
Muitas das vezes podemos evitar ter alguma dessas doenças. Principalmente quando cuidamos da nossa alimentação.
Uma das atitudes que devemos ter é beber água sempre. O líquido contribui para o funcionamento do intestino e eliminação de toxinas.
Existem frutas que são essenciais para o bom funcionamento do nosso intestino.
1) Mamão
Uma das frutas excelentes para o bom funcionamento do intestino é o mamão. Ele é rico em fibras que ajudam a irrigar o bolo fecal e dão maior volume às fezes. Com uma alta concentração de papaína, uma enzima digestiva presente na fruta, que ajuda a acelerar o processo digestivo e, consequentemente, estimula a evacuação.
Saiba que o mamão é conhecido por prevenir uma série de doenças relacionadas ao intestino, incluindo constipação e câncer de cólon.
2) Manga
A manga também pode ser uma ótima dica para a nossa saúde. A fruta é rica em nutrientes e pode ser benéfica para o intestino. É composta por 100 calorias a cada porção equivalente a uma xícara e é uma fonte de diversos nutrientes importantes para o corpo humano funcionar corretamente, como: carboidratos, fibras, cobre, potássio, cálcio, ferro, magnésio, vitamina A, vitamina B6, vitamina B9 (folato), vitamina E e vitamina K.
A manga pode ajudar a amenizar a prisão de ventre, que também é conhecida como intestino preso.
A fruta é rica em fibras, que atuam no bom funcionamento do intestino e evitam prisão de ventre. Também é ótima para o nosso sistema imunológico: as vitaminas A e C presentes em sua composição aumentam a imunidade e previnem doenças.
3) Ameixa
A ameixa é uma fruta rica em fibras, flavonóides e carotenóides que trazem muitos benefícios para a saúde, como combater a prisão de ventre, controlar a pressão arterial, facilitar o emagrecimento e evitar a diabetes.
A ameixa é encontrada na forma fresca, seca ou em calda, podendo ser consumida ao natural ou usada em receitas como manjar, geleia, bolo e suco. Além disso, essa fruta também pode ser usada para o preparo do chá e água de ameixa.
4) Uva
A uva é uma ótima fruta para ajudar o bom funcionamento do nosso intestino. É rica em fibras que ajudam a combater a prisão de ventre. Também aumenta o volume das fezes e promove os movimentos naturais do intestino, facilitando a eliminação das fezes.
A uva pode ser consumida ao natural, com casca e semente, ou ainda pode ser usada em preparações, como sucos, doces, saladas, picolés, geléias, gelatinas, mousses e na fabricação de vinhos.
Leia também | Maçã: você sabia que essa fruta é boa para a pressão arterial?
5) Pera
A pera é uma fruta que vai ajudar você a combater a prisão de ventre, porque contém fibras que aumentam o volume das fezes e promovem os movimentos naturais do intestino, facilitando a eliminação das fezes.
Além disso, a pera é uma fruta com baixo índice glicêmico, o que ajuda a diminuir a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, promovendo o controle dos níveis de glicose no sangue e evitando, assim, a resistência à insulina e a diabetes.
Ela é rica em potássio, um mineral que favorece o relaxamento das artérias, facilitando a circulação de sangue, além de ajudar na eliminação do excesso de sódio do organismo, ajudando a evitar a pressão alta.
Comentários estão fechados.