Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

5 maneiras comprovadas de parar de suar

Se você sofre com a transpiração, saiba que existem alguns caminhos que você pode seguir para conseguir controlar este problema

A transpiração é uma maneira vital pela qual o corpo regula sua temperatura, desempenhando um papel crucial na manutenção do equilíbrio térmico, mesmo que para muitos não seja tão eficiente assim. No entanto, mesmo sendo uma função fisiológica necessária, a transpiração excessiva pode se tornar inconveniente em algumas situações cotidianas.

Desde os tradicionais antitranspirantes até medicamentos inovadores, diversas estratégias existem para lidar e controlar as preocupações relacionadas à transpiração. Embora a transpiração seja um processo natural e benéfico, encontrar métodos eficazes para gerenciá-la pode melhorar nossas experiências diárias. Nesta exploração, examinaremos várias abordagens que oferecem alívio, capacitando os indivíduos a gerenciar a transpiração com mais conforto.

1. Utilize antitranspirante antes de dormir

Os antitranspirantes funcionam bloqueando os ductos de suor, impedindo que o suor alcance a superfície da pele. Embora o suor seja produzido pelas glândulas, ele não atinge a superfície.

Ao contrário dos desodorantes, que visam disfarçar o odor produzido pelas bactérias quando suamos, os antitranspirantes contêm, em sua maioria, sais metálicos como o cloreto de alumínio. Para obter melhores resultados, certifique-se de que as axilas estejam limpas e secas, aplicando o antitranspirante à noite antes de dormir. Isso permite que os ingredientes bloqueiem os ductos de suor, e muitas pessoas suam menos ou não suam durante a noite.

2. Escolha roupas com tecidos respiráveis

Escolher roupas leves e de tecidos respiráveis, com boa ventilação, é a melhor maneira de reduzir a transpiração. Cores mais claras também ajudam a refletir o sol em vez de absorvê-lo, mantendo-o fresco e reduzindo o suor.

Quando isso não for possível, escolha cores escuras ou padrões que disfarcem o suor. Camadas de roupas podem ser uma opção para que o suor não seja visível na camada externa.

Leia também | 10 frutas que ajudam a melhorar a saúde do seu coração

3. Evite certos alimentos

Suar é natural, especialmente quando estamos diante de uma churrasqueira em pleno verão ou mergulhando um pedaço de pão em um irresistível fondue. No entanto, a relação entre alimentos e suor vai muito além dessas situações óbvias. Certos pratos podem desencadear suores inesperados, e a pimenta é apenas a ponta do iceberg.

A pimenta, conhecida por sua picância, contém um composto chamado “capsaicina”, que não só irrita nosso paladar, mas também eleva a temperatura interna do corpo. A única maneira que nosso corpo encontra para lidar com essa irritação é através da transpiração.

Já os alimentos termogênicos, frequentemente associados à perda de peso, são aqueles que exigem mais energia para serem digeridos, elevando assim a temperatura corporal. Cafeína, chá verde, alho e hibisco são alguns desses termogênicos, capazes de fazer com que você alcance aquele suor extra.

Não é apenas o que comemos, mas também a quantidade que pode desencadear o suor. Grandes refeições, especialmente ricas em carboidratos e proteínas, fazem com que o corpo trabalhe mais para digerir, gerando calor interno como um motor sobrecarregado. Em climas frios, esses alimentos ajudam a manter as pessoas aquecidas, mas sob o calor escaldante, resultam em suor excessivo.

Além da comida, nossas escolhas de bebidas também podem desempenhar um papel crucial. Café, chás quentes ou gelados e bebidas alcoólicas são conhecidos por induzirem suores. O álcool, em particular, dilata os vasos sanguíneos, acelerando a circulação e provocando aquelas manchas rosadas que associamos a uma noite agitada.

Portanto, a próxima vez que se perguntar por que aquele prato específico desencadeou uma suadeira inesperada, lembre-se: a resposta pode estar no seu cardápio.

4. Mantenha-se fresco

Reduza a necessidade de suar mantendo-se fresco. Em climas quentes, colocar uma tigela de gelo na frente de um ventilador para circular ar frio pode ser eficaz. Manter cortinas fechadas durante o dia evita o superaquecimento dos ambientes. Permanecer à sombra ao ar livre também ajuda.

Refeições menores e mais frequentes ajudam a manter o corpo fresco, pois o calor metabólico é necessário para a digestão. Manter-se bem hidratado também contribui para a redução da temperatura corporal.

Além disso, guardar hidratantes na geladeira pode proporcionar um efeito refrescante durante a aplicação. Adquirir um ventilador portátil e manter a cabeça e os pés frescos, evitando chapéus e optando por sapatos abertos quando o clima permite, são medidas adicionais para se manter fresco.

5. Tratamentos médicos para excesso de transpiração

Se você sente que transpira excessivamente, pode ser interessante consultar um médico para verificar se você tem uma condição chamada hiperidrose. Caso positivo, há várias opções de tratamento disponíveis:

Antitranspirante Prescrito
Seu médico pode prescrever um antitranspirante de alta potência que não está prontamente disponível sem receita. Além disso, cremes prescritos estão disponíveis se a transpiração afetar seu rosto e cabeça.

Medicação Oral

Existem medicamentos disponíveis, mediante prescrição médica, que bloqueiam substâncias químicas que permitem que nervos específicos se comuniquem, o que pode ajudar a reduzir a transpiração. Existem alguns efeitos colaterais potenciais (incluindo problemas na bexiga, boca seca e visão turva), portanto, discuta com seu médico se os benefícios superam os riscos.

Antidepressivos

A ansiedade pode levar a um aumento na transpiração. Seu médico pode prescrever antidepressivos se acreditar que isso está contribuindo para o problema.

Injeções de Botox

Essas injeções bloqueiam temporariamente os nervos responsáveis pela transpiração. Os efeitos das injeções duram de 6 a 12 meses, sendo necessário repetir o tratamento após esse período. As injeções podem causar leve dor, e algumas pessoas experimentam fraqueza muscular temporária na área tratada.

Cirurgia

Em casos extremos, há opções cirúrgicas disponíveis, como terapia de micro-ondas, remoção de glândulas sudoríparas e cirurgia nervosa. A cirurgia só deve ser considerada quando o médico determina que você tem uma condição grave que causa transpiração em excesso.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.