5 maneiras comprovadas pela ciência de reduzir o vício em celular
Ainda que sem perceber, as pessoas estão se tornando cada vez mais dependentes do celular para fazer qualquer coisa, inclusive se sentir bem
Atualmente, cada vez mais estamos criando a dependência dos celulares. O que era pra ser uma ferramenta para facilitar nossa vida, tem se tornado motivos de preocupação. Por exemplo, um experimento realizado na Alemanha e publicado na revista científica PLOS ONE, trouxe inúmeras evidências de que o uso intenso do celular se assemelha ao vício em drogas e em jogos.
O celular acaba ativando continuamente o sistema de recompensa, uma estrutura do nosso cérebro que recebe toda atividade prazerosa, contudo, esse estímulo constante é o que acaba gerando a dependência. O problema é que além do vício em si, o uso abusivo de celulares pode gerar transtornos psíquicos, como ansiedade e, até mesmo, a depressão.
Talvez você não saiba, mas esse transtorno tem até mesmo um nome, se chama nomofobia, que diz respeito ao medo de ficar sem seu celular, onde, longe do aparelho, a pessoa fica ansiosa, com uma sensação de que está perdendo informações, ou em outros casos, a pessoa fica extremamente entediada com tudo a sua volta.
Alguns fatos interessantes sobre o uso do celular:
- Um usuário comum do celular, toca em seu smartphone cerca de 2,6 mil vezes por dia.
- A maioria das pessoas passa, em média, 3 horas e 15 minutos ao telefone todos os dias.
- Ao longo do dia as pessoas costumam checar o telefone 76 vezes.
Mas um fato curioso sobre isso, é que estamos falando sobre pessoas comuns, ou seja, pessoas viciadas em ficar no celular, tocam várias vezes mais, ficam muito mais tempo ao telefone e o checam inúmeras vezes mais. A questão é: como se livrar desse vício? Para isso vamos te apresentar sete estratégias comprovadas para se livrar desse vício.
Leia também | 5 vícios que você pode ter e não percebe
Reserve um dia da semana para ficar sem o celular
Uma das melhores estratégias para se livrar do vício do celular é escolher um dia por semana, (geralmente no sábado ou domingo), para deixar seu celular de lado. A ideia é realmente criar um hábito para se distanciar do uso do smartphone. Essa estratégia realmente pode desintoxicar o seu cérebro da busca eterna do prazer que o celular oferece, te livrando de inúmeros danos psicológicos e da dependência do aparelho.
Comece a colocar limites com a ajuda do celular
Se você está preocupado com o tempo que passa no telefone, ou mesmo, quando pega o telefone, fica horas ali mexendo e frequentemente não percebe quanto tempo já passou e quer se livrar disso? Então aprenda a estabelecer limites com o seu próprio celular.
A maioria dos smartphones atuais, possuem funções integradas que podem ajudá-lo a rastrear e limitar o seu uso do aparelho. Se você tem um celular da Apple, pode procurar na opção “Tempo de tela”, no caso do celular Android, basta procurar por “Bem-estar digital”.
Ao conferir os dados, do seu próprio celular, você poderá se espantar com o tempo que passa utilizando o smartphone, e inclusive, quais são os aplicativos que acabam roubando mais do seu tempo.
Dessa maneira, você poderá utilizar as configurações do seu celular para criar temporizadores para aplicativos individuais, onde, você receberá um alerta sempre que exceder o seu limite diário.
Não carregue seu celular perto da cama
Muitas pessoas acabam carregando seus celulares a noite ao lado da cama, o que faz com que, você fique deitado e mexendo no celular, enquanto deveria estar deitado para dormir, como consequência, o excesso de luz azul emitido pela tela, tira o seu sono, te prejudica a dormir, e você sem perceber passa tempo demais toda noite no celular.
Muitos dos efeitos negativos do uso excessivo do celular podem ser reduzidos simplesmente por manter o seu telefone fora do quarto. E não arrume a desculpe de que precisa dele porque ele é o seu despertador, afinal, você pode arrumar vários despertadores para colocar do lado da cama.
Altere as configurações do seu celular
Uma das estratégias mais sugeridas por especialistas para reduzir o uso do celular é alterar as configurações dele para que te chame menos atenção. Dentre as ideias você pode:
- Desligar as notificações
- Definir sua tela para preto e branco
- Remover aplicativos que te distraem da tela inicial do celular
- Colocar uma senha longa e chata para desbloquear o celular
- Ativar a função não perturbe
Com cada vez menos notificações e alertas para pegar no seu celular, e quando você pegar no celular e ver que não há nada de novo, com o tempo você conseguirá se desprender mais do uso excessivo do aparelho.
Faça terapia cognitiva-comportamental
A Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC), baseia-se na ideia de que nossos pensamentos influenciam nossas emoções e o comportamento e, ao modificar esses pensamentos, conseguimos alterar como nos sentimos e agimos.
Dessa maneira a Terapia Cognitiva-Comportamental pode ajudar a identificar ou ainda transformar nossos pensamentos e crenças que fazem com que fiquemos tempo de mais no celular. Essa é uma terapia que foca em reconhecer padrões de pensamento disfuncionais, para que, assim, criar e desenvolver estratégias saudáveis para enfrentar o vício, que nesse caso, é o vício do celular.
Comentários estão fechados.