5 maneiras de aprender a controlar pensamentos negativos
Conheça algumas maneiras muito efetivas que podem ajudar você a controlar os pensamentos negativos que tanto te colocam pra baixo
Muitas vezes sentimos que as situações da vida acabam nos levando para baixo, nesse momento começamos a nos tornar pessoas mais negativas, nos perguntando porque está tudo assim, se isso é justo, e consequentemente trazendo cada vez mais pensamentos negativos.
Os pensamentos negativos podem aparecer a qualquer momento da nossa vida, embora, naturalmente sejam mais perceptíveis em momentos difíceis, o que consequentemente acaba prejudicando nossa vontade de superar os obstáculos.
A forma como pensamos influencia o quanto estamos satisfeitos com a vida. Nossos pensamentos podem revelar desejos que temos sem perceber, como querer terminar um relacionamento, mudar de trabalho ou viver em outro lugar. Por isso, é fundamental estar atento ao que passa pela nossa mente.
Como os pensamentos negativos nos afetam?
Às vezes, pensar coisas negativas de forma constante pode causar problemas para nossa saúde mental e física. Isso acontece porque esses pensamentos fazem o nosso corpo sentir emoções ruins, o que nos deixa estressados e ansiosos por muito tempo.
O estresse e a ansiedade podem bagunçar os hormônios do nosso corpo e afetar os neurotransmissores da felicidade, como a serotonina e a endorfina. Isso pode levar a problemas de saúde, como pressão alta, doenças do coração e até problemas no estômago.
Parece estranho, mas muitas pessoas alimentam esses pensamentos negativos porque, como seres humanos, temos uma tendência a focar nas coisas ruins para nos proteger. Mesmo que isso seja uma forma de nos defender, às vezes nos apegamos tanto a isso que abraçamos a negatividade.
As pessoas que pensam negativo costumam ficar remoendo pequenas frustrações por horas, mesmo que essas coisas não sejam tão importantes. Elas também ficam voltando ao passado e escolhem lembranças ruins para ficar pensando nelas.
Isso faz com que elas percam as chances de pensar de maneira positiva, se divertir, aproveitar as coisas boas e serem gratas. Em outras palavras, acabam deixando de curtir a vida por causa de pensamentos que as deixam tristes, desanimadas, irritadas e estressadas.
Leia também | Você tem depressão? Responda essas 8 perguntas e veja o resultado
Como controlar os pensamentos negativos?
Vamos conhecer algumas maneiras muito valiosas de como aprender a controlar os pensamentos negativos que possam estar assombrando sua vida.
1. Aprenda a ignorar seu crítico interno
Não dê ouvidos àquela voz interior crítica que só quer deixar você pra baixo. Quando você ouvir pensamentos negativos na sua mente, como “Você não consegue fazer isso!” ou “Você é muito ruim nisso!”, tente ignorar essas palavras ruins e siga em frente.
Uma forma de lidar com isso é mudar o jeito que essa voz crítica fala com você. Em vez de críticas e acusações, transforme esses pensamentos em elogios e palavras de incentivo. Com o tempo, sua autoimagem vai melhorar também.
2. Não se esqueça que pensamentos nem sempre fazem parte da realidade
Os pensamentos que você tem sobre você, as pessoas, as situações e o mundo nem sempre estão de acordo com a verdade. Às vezes, eles são apenas o que você está sentindo naquele momento, interpretações pessoais ou até mesmo enganos. É importante você verificar se essas ideias realmente fazem sentido no seu dia a dia.
Quando não estamos nos sentindo bem, é comum distorcermos as coisas na nossa mente. Isso nos leva a pensar de forma negativa e criar histórias tristes que na verdade não são reais. Geralmente, nem percebemos que estamos exagerando, porque acreditamos que nossos pensamentos estão certos.
Para entender que a realidade pode ser diferente, é uma boa ideia pedir a opinião de amigos, familiares e até mesmo de pessoas que você não conhece sobre o que você está pensando ou sobre algo que aconteceu. Isso pode ajudar a ver as coisas de um jeito mais realista.
3. Desabafe com alguém
É importante conversar com alguém que você goste sobre o que está sentindo. Guardar sentimentos ruins não faz bem para a saúde. Mais cedo ou mais tarde, o corpo e a mente podem não aguentar mais e vão mostrar isso de alguma forma.
Às vezes, isso pode resultar em cansaço mental, ficar esgotado, sentir muita ansiedade, ficar muito bravo, chorar muito ou ter dores no corpo e muitas dores de cabeça.
Por isso, é bom falar sobre o que está incomodando, mas é importante escolher alguém de confiança, que não vai espalhar segredos ou fazer piadas com seus problemas. Você também pode falar com um psicólogo. A terapia é uma ótima maneira de lidar com pensamentos negativos e evitar problemas de saúde mental, especialmente quando esses pensamentos não querem sair da sua mente.
4. Anote as coisas boas da sua vida
Quando pensamos negativo, acabamos acreditando que nada de bom acontece em nossa vida, afinal de contas, estamos direcionando nossa mente a pensar em coisas que nos deixam para baixo. Uma dica legal é começar a notar as coisas boas que acontecem no seu dia a dia.
Sabe aquele momento de descontração no trabalho? Um momento legal com a família, um passeio, qualquer coisa ao qual te deixou feliz. Sempre que você começar a ter pensamentos negativos, leia o que você escreveu que te deixou feliz, e perceba que também existe felicidade na sua vida.
5. Mude o foco
Quando pensamentos negativos surgirem de repente, tente mudar o que está pensando. Lembre-se de momentos felizes, ouça uma música que você gosta, assista a um filme engraçado, converse com um amigo, dê um passeio, leia algo interessante ou um livro que você goste. Com o tempo, os pensamentos negativos vão ficar mais fracos e sumir.
Essa dica é importante, porque muitas pessoas acham que devem evitar pensamentos negativos o tempo todo. Como mencionado antes, não dá para escapar deles completamente. Mas o que você pode fazer é mudar como reage a esses pensamentos que causam estresse e tristeza.
Aprenda a trabalhar seus pensamentos positivos
Os pensamentos positivos têm um impacto incrível na nossa saúde, por isso, é um desafio, mas é algo importante que precisamos praticar.
Eles têm o poder de aumentar a nossa qualidade de vida, diminuir a depressão, aliviar sentimentos de tristeza e dor, fortalecer o nosso corpo contra doenças, melhorar o nosso bem-estar e saúde do coração, e acima de tudo, nos ajudar a lidar melhor com os momentos difíceis.
Não se tornar uma pessoa mais positiva não acontece de uma hora para outra, mas com o tempo, podemos trabalhar nisso, melhorando nosso otimismo e a forma como nos enxergamos.
Aprenda a entender seus pensamentos e tente mudá-los quando surgirem pensamentos negativos.
- Esteja aberto para brincar, rir e se divertir.
- Cerque-se de pessoas positivas.
- Tenha conversas mais otimistas, mesmo quando o assunto não for tão bom.
- Tente encontrar pelo menos um lado bom em cada situação.
Isso não é simples, mas com prática pode funcionar. O tratamento que você recebe melhora muito e você se sente bem quando encara a vida com mais otimismo.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.