5 maneiras de se aposentar sem depender do INSS
Se aposentar sem depender do INSS é uma das opções mais consideradas pelos brasileiros por diversos motivos
A maioria dos brasileiros sonha com a aposentadoria, poder finalmente descansar após anos de muito trabalho, dedicação, perdas, estresse e várias outras questões que acabam pesando muito na vida dos trabalhadores no nosso país.
Contudo, não há como negar que, pensar em se aposentar pelo INSS atualmente, acaba sendo uma situação bem complexa, primeiro porque a Previdência Social, ano após ano gera prejuízos para o governo que, de tempos em tempos é obrigado a realizar Reformas Previdenciárias para mudar as regras do benefício.
A verdade é que, se aposentar atualmente, é algo bem complexo para a maioria dos brasileiros, afinal de contas, receber um salário mínimo por mês, apesar de ajudar, já não é mais suficiente para o cidadão ter uma aposentadoria com qualidade de vida.
Dessa forma, cada vez mais pessoas buscam maneiras de se aposentar sem depender do INSS, principalmente para quem busca uma maior autonomia financeira e para não ter que se preocupar com o futuro do sistema previdenciário no nosso país.
Leia também | Saiba quais são as 15 ações mais pesquisadas no Google do mundo
Maneiras de se aposentar sem depender do INSS
Se aposentar pelo INSS, já não é mais a melhor alternativa, principalmente para os jovens e adultos que ainda tem um longo caminho pela frente até conquistar a provável aposentadoria oferecida pela Previdência Social.
Caso você esteja buscando maneiras diferentes de criar sua própria aposentadoria, a seguir, vamos te apresentar as alternativas sugeridas pelos principais especialistas quando o assunto é, se aposentar sem depender do INSS.
1. Previdência privada
Para quem quer se aposentar com mais segurança do que junto a Previdência Social, o famoso INSS, uma excelente alternativa é aderir a planos de previdência privada. Existem alguns modelos diferentes de previdência privada.
Um deles é o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), que é a modalidade mais indicada para quem entrega a declaração completa do Imposto de Renda. Geralmente, essas pessoas acabam tendo uma faixa salarial maior e possuem despesas dedutíveis.
Logo esse tipo de previdência privada acaba permitindo que o valor investido no plano seja deduzido em até 12% da renda bruta tributável que o contribuinte recebe por ano.
Já o outro modelo é o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), que se trata de um plano de previdência privada destinado a alcançar a população com renda mais baixa, ou ainda, que esteja começando a vida profissional.
Diferente do PGBL, o VGBL não oferece o benefício da dedução do tributo da base de cálculo, contudo, no momento do resgate, o imposto será cobrado especificamente sobre os rendimentos, e não sobre o total acumulado. O VGBL além de ser uma previdência privada mais acessível, é um ótimo mecanismo de planejamento financeiro.
2. Investimentos em renda fixa e variável
Aposentar com base nos investimentos em renda fixa e variável, é uma estratégia que envolve construir um portfólio de investimentos, onde, os rendimentos devem cobrir as despesas da aposentadoria.
Essa estratégia é conhecida também como independência financeira, ou ainda o termo em inglês ‘FIRE’ (Financial Independence, Retire Early). Nessa situação é muito importante que você tenha cuidado com o planejamento dos seus investimentos.
Logo, é muito importante que você comece a estudar sobre renda fixa e renda variável, assim como aprender estratégias para construir um portfólio diversificado e balanceado, para que a longo prazo você consiga atingir os seus objetivos de se aposentar.
3. Empreender
Empreender é uma das melhores alternativas para se aposentar sem depender da Previdência Social, justamente porque empreender envolve a construção de um ou mais negócios bem sucedidos que futuramente vão estar te gerando receita mesmo que você deseje se aposentar.
Escolher empreender é uma excelente oportunidade de continuar gerando renda, mesmo quando decidir se aposentar, assim como é uma das carreiras e opções que mais geram satisfação pessoal e profissional.
4. Locação de imóveis
Outra alternativa que muitas das pessoas mais velhas se utilizam para se aposentar confortavelmente bem, é comprando imóveis e colocando para locação. Claro que, essa é uma opção limitada para algumas pessoas, afinal um imóvel custa caro.
Mas, se você tiver um planejamento de longo prazo e conseguir investir em imóveis, essa sem sombra de dúvidas é uma das melhores alternativas para geração de renda passiva, e consequentemente de uma aposentadoria mais estável.
5. Consultoria ou trabalho autônomo
Por fim, outra maneira de se aposentar sem depender do INSS, é se continuar trabalhando, mas não num ritmo acelerado como acontece com a maioria dos trabalhadores. Mas sim, trabalhar em uma capacidade reduzida como consultor em sua área de especialização.
A verdade é que, diversas empresas precisam do auxílio de consultores para lidar com problemas específicos, dos quais, profissionais mais velhos, com ampla bagagem e conhecimento, podem prestar consultorias para ajudar essas empresas a resolverem diferentes tipos de problemas.
Comentários estão fechados.