Chamadas

5 remédios naturais para tratar coceira em cachorro

Todos conhecemos a sensação incômoda de uma coceira persistente. Seja causada por uma picada de inseto, pele seca ou uma reação alérgica, a coceira pode ser verdadeiramente irritante. Mas e quando é o seu cão que não consegue parar de se coçar, lamber ou morder a si mesmo?

Os cães manifestam a coceira de diversas maneiras. Muitas vezes, vemos os cães apenas lambendo suas patas como uma forma de aliviar a coceira. Outros sinais menos comuns podem incluir arrastar-se pelo chão, rolar de um lado para o outro e se arrastar com a barriga, diz ele.

Alergias são uma causa comum de pele irritada em cães. Existem três principais categorias de alergias: ambientais (grama, ervas daninhas, árvores, poeira, etc.); picadas de pulgas, carrapatos ou outros insetos; e alergias alimentares.

Cães que apresentam reações alérgicas tendem a ficar com coceira nas patas, orelhas, área da virilha e traseiro, diz ele. Com outras doenças de pele, como alergias a pulgas, os cães coçam e mordem mais na área do traseiro. Cães que estão experienciando uma doença autoimune de pele ou infecção cutânea podem sentir coceira em qualquer lugar.

Coceiras ocasionais ou leves por si só não são muito graves, mas podem ser um sinal de uma condição mais séria quando acompanhadas de outros sintomas. Nesse momento é recomendado que os donos de pets consultem um veterinário ou procurem a ajuda de um dermatologista veterinário se houver coceira crônica e o cão estiver se machucando a ponto de causar infecções na pele. Ou se o cão estiver tão desconfortável ao ponto de não conseguir dormir à noite.

Para oferecer alívio ao seu cão com coceira, hoje nós vamos trazer algumas excelentes soluções naturais sugeridas por especialistas veterinários. Lembrando que é fundamental consultar seu veterinário de confiança antes de iniciar qualquer terapia caseira.

1. Ácidos graxos ômega-3

Os ácidos graxos ômega-3, de forma geral, podem ajudar a reduzir a inflamação. Você pode administrar ômega-3 topicamente, assim como faria com um medicamento antipulgas, fornecê-los via oral ou pulverizar os ácidos graxos essenciais diretamente sobre a área afetada. Além de diminuir a coceira, os ômega-3 também podem auxiliar cães com pele seca.

Leia também | 8 cuidados que você deve ter com alimentação do seu cão idoso

2. Dieta de peixe e batata doce

Oferecer uma dieta à base de peixe e batata doce pode ser benéfico para o seu cão que sofre de coceira. A recomendação do peixe está ligada ao fato de que a maioria dos cães com alergias alimentares são alérgicos a proteínas comumente encontradas em rações, tais como frango, carne bovina ou peru.

Outra vantagem de alimentar seu cão com peixe é que certos tipos são ricos em ácidos graxos ômega-3. Você escolhe uma fonte de proteína que vai incorporar mais ácidos graxos e óleos na dieta. Isso pode diminuir a inflamação na pele e ajudar com possíveis alergias alimentares, ela adiciona.

Além disso, frequentemente cães possuem sensibilidades ao trigo e ao glúten. A batata doce fornece os carboidratos necessários em suas dietas, mas não contêm o trigo que pode desencadear uma reação alérgica.

Experimente a dieta por seis semanas, oferecendo apenas esse tipo de alimentação. Para variar, você pode fazer petiscos usando salmão ou batata doce, diz ela. Também é recomendado comprar uma ração comercial com peixe e batata doce (em vez de prepará-la em casa), já que é difícil incluir todos os nutrientes necessários em uma dieta caseira.

3. Aveia em flocos

Para ajudar a acalmar a irritação do seu cão, você pode moer aveia em flocos até formar uma pasta fina e aplicá-la diretamente sobre a pele dele. A própria aveia parece extrair o calor e secar a pele úmida, vermelha e quente, proporcionando um alívio refrescante.

A aveia é não tóxica, portanto, não há necessidade de se preocupar caso o seu pet a lamba. Alternativamente, você pode comprar shampoo para cães com aveia como ingrediente. Dar banho no seu pet com um shampoo de aveia tem o benefício adicional de remover possíveis gatilhos alérgicos, como pólen e esporos de mofo, que ficam presos na pelagem.

4. Óleos de lavanda e calêndula

Óleos de lavanda e calêndula possuem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar os cães. Se você nunca usou óleos essenciais no seu cão antes, considere fazer um teste de contato com uma pequena gota diluída para garantir que ele não tenha uma reação adversa.

5. Aloe Vera

Aloe vera pode ser aplicada topicamente para acalmar a pele do seu cão e promover a cura. A aloe é um maravilhoso agente cicatrizante, ela refresca a pele e reduz a vermelhidão.

É importante usar um produto de aloe vera que não contenha álcool, pois pode queimar a pele. Você pode comprar aloe vera em supermercados ou farmácias, ou extrair o gel fresco em casa, se tiver uma planta de aloe vera.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

8 sinais que o corpo dá quando você está com esgotamento profissional

O esgotamento profissional é conhecido como burnout e tem se tornado cada vez mais comum…

3 dias atrás

Os 10 empregos que mais levam ao abuso de álcool e drogas

O vício em drogas e álcool é um problema muito complicado, que pode ter origem…

1 semana atrás

13 habilidades de comunicação que vão impulsionar sua carreira

A maioria sabe da importância de se comunicar bem e de forma clara no ambiente…

1 semana atrás

8 dicas para parecer confiante mesmo não sendo

Nem sempre a confiança está dentro de nós, porém a forma como nos apresentamos pode…

2 semanas atrás

Os 10 empregos mais demanda na Austrália pelos próximos 5 anos

Você tem o sonho de trabalhar na Austrália ou investir em uma nova carreira com…

2 semanas atrás

11 dicas para encontrar motivação para estudar após os 30 anos

Estudar depois dos 30 pode parecer intimidador só que nunca foi tão necessário e possível.…

2 semanas atrás