5 sinais que podem mostrar que você está entrando em depressão
A depressão é uma doença silenciosa, contudo, ela dá sinais que você deve ficar atento
Você consegue reconhecer os sintomas da depressão? O transtorno depressivo, mais conhecido como depressão, não é só um sentimento de tristeza não, e você deve ficar atento, pois se trata de um transtorno de humor extremamente grave e que deve ser levado a sério.
A depressão provoca inúmeros sentimentos na pessoa, desde sentimentos de tristeza assim como a perda de interesse nas atividades que normalmente podem nos trazer prazer e diversão.
A depressão pode causar uma grande variedade de problemas emocionais e físicos, além disso, contribui e muito para diminuir a capacidade de uma pessoa manter suas atividades do dia-a-dia, como no trabalho e até mesmo em casa.
Os sintomas do transtorno podem afetar a maneira como você lida com as atividades diárias, como dormir, trabalhar e até mesmo comer, assim como seus sentimentos e como você pensa ou lida com isso.
Sinais de que você pode estar entrando em depressão
Somente no Brasil, aproximadamente 17 milhões de pessoas sofrem com a depressão, conhecer seus sinais é muito importante para que você consiga buscar ajuda o quanto antes.
Nesse sentido, hoje, nós vamos apresentar os principais sintomas da doença e que você com certeza deve levar a sério e procurar ajuda caso se identifique com eles.
1. Cansaço constante e indisposição frequente
A motivação da rotina diária é algo bem complicado de lidar, principalmente quando essa rotina se baseia em eventos muito estressantes.
Contudo, caso as atividades que você exerce estão sendo substituídas por períodos de inatividade e isolamento, convém buscar orientação psicológica para entender essa mudança.
2. Sensação de tristeza cada vez mais frequente
Segundo especialistas, a diferença entre a tristeza habitual e a depressão está na frequência e intensidade com que esse sentimento aparece.
Caso esse sentimento de tristeza persista por um prazo maior do que 15 dias, sem qualquer intervalo, pode ser possível que esse sentimento tenha algum diagnóstico, então procure ajuda.
Um ponto interessante, a mudança de humor, não só a tristeza, mas uma possível irritabilidade constante, onde tudo traz aborrecimento e reações agressivas também é um sinal que merece cuidado.
3. Dores pelo corpo
Um sintoma velado e que muitas vezes fazem parte da depressão e que vão além dos sinais psicológicos devido à angústia generalizada, são dores ou disfunções pelo corpo, como, por exemplo:
- Pressão no peito;
- Dores de cabeça;
- Tensão nos músculos, ombros e pescoço;
- Cólica, azia ou diarreia.
Por ser algo que vai além dos sintomas psicológicos, muita gente acaba ignorando os sintomas físicos, contudo, fazem parte da doença e ajudam na detecção da doença.
4. Isolamento
Quando você quer cada vez menos participar de reuniões, de estar próximo aos amigos ou até mesmo da família e das pessoas mais próximas, que você mais confia e gosta de estar junto, cuidado com esse alerta.
Sem menos perceber você pode estar instalando uma vida solitária, que poderá chegar ao ponto de você simplesmente não querer mais sair de casa, ou do quarto, ou até mesmo da sua cama.
Cuidado, este é um sinal de alerta e que com certeza você deve procurar ajuda para identificar o motivo e garantir uma mudança.
5. Culpa e perda da autoestima
Caso aquela voz negativa comece a te convencer de que você é inútil, incapaz de fazer qualquer coisa e que não faz falta para ninguém, é outro alerta para você procurar ajuda.
Se sentir inútil, que nada faz sentido, que tudo que você faz dá errado, que às vezes é melhor nem tentar porque você vai fracassar ou decepcionar as pessoas, que tudo dá errado por sua culpa, são indicações claras de que você deve procurar ajuda psicológica.
Depressão pode atingir qualquer pessoa
Das pessoas que se consideram mais fortes até aquelas que se sentem mais fracas, a depressão pode atingir qualquer pessoa de qualquer idade e qualquer sexo.
O importante é saber que a depressão tem cura, e não deixe para depois caso você comece a sentir alguns dos sintomas apresentados, esse mal de “deixar para depois” pode ser a chave entre você se curar antes.
Em todo caso, busque dentro de si alguma motivação, não para se sentir melhor, pois, na depressão, a tendência é se sentir pior, mas uma motivação apenas para conversar com algum psicólogo ou psiquiatra que são profissionais capacitados para atender o seu quadro e a sua doença.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.