Chamadas

5 situações que o aposentado pode pedir a revisão do benefício ao INSS

Grande parte dos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), já ouviram falar sobre a revisão dos benefícios previdenciários. No entanto, apesar de escutar falar sobre o assunto, muitos deles não sabem quais são os motivos que podem levar o beneficiário a pedir a revisão.

A revisão da aposentadoria de fato é um direito de todo segurado do INSS. Através desse procedimento é possível garantir a correção de possíveis erros, melhorar o valor do benefício recebido, e em alguns casos, alterar até mesmo o tipo de aposentadoria para outra mais benéfica.

No entanto, se você já se aposentou ou está perto de se aposentar e quer saber quais são os motivos que podem fazer com que você solicite a revisão do benefício, hoje nós vamos mostrar os principais deles. Está curioso? Então confira a seguir!

1. Erro no cálculo do benefício

É preciso ter em mente que o INSS pode cometer erros ao calcular o benefício previdenciário, levando em conta informações equivocadas ou desatualizadas. Essa falha pode resultar em um pagamento abaixo do que realmente é devido ao beneficiário.

Diante dessa situação, é fundamental reunir toda a documentação que comprove a condição correta e, em seguida, solicitar a revisão do benefício. Dessa forma, é possível garantir que o valor seja recalculado de maneira justa e condizente com os direitos do beneficiário.

É importante estar atento aos detalhes e buscar a correção caso perceba que o benefício não está sendo pago de acordo com as informações corretas. A revisão é um direito do beneficiário, e o processo pode ser iniciado junto ao INSS, com o auxílio de um profissional especializado, se necessário.

2. Alteração na regra previdenciária

Diante das constantes alterações nas regras previdenciárias, é possível que o benefício tenha sido concedido antes da entrada em vigor de uma nova legislação.

Caso a nova norma seja mais vantajosa para o beneficiário, em certas situações, ele tem o direito de solicitar a revisão do benefício. Essa revisão visa adequar o benefício às novas regras, garantindo assim um valor maior e mais justo para o beneficiário.

É importante estar atento a essas mudanças e buscar orientação junto ao INSS ou a um profissional especializado para entender como elas podem impactar o valor do benefício. A revisão é um direito do beneficiário e uma forma de assegurar que ele esteja recebendo a quantia adequada de acordo com as regras vigentes.

3. Inclusão de períodos de contribuição não considerados

Em determinadas situações, o INSS pode deixar de considerar períodos de contribuição relevantes para o cálculo do benefício previdenciário. Isso pode acontecer, por exemplo, quando há atividades informais ou períodos de trabalho realizados no exterior.

Contudo, é possível solicitar a revisão do benefício, possibilitando a inclusão desses períodos e, consequentemente, aumentando o valor do benefício a ser recebido.

Leia também | 5 revisões que os aposentados do INSS podem ter direito

4. Correção monetária

Com o passar do tempo, a inflação pode impactar negativamente o poder de compra do benefício recebido pelo segurado.

Para evitar essa perda do valor real do benefício, é possível solicitar a revisão com base na correção monetária. Essa medida visa adequar o valor do benefício ao contexto econômico atual, buscando manter o seu poder de compra ao longo dos anos.

A revisão com correção monetária é um direito do beneficiário e pode ser uma medida importante para garantir que o valor do benefício não seja prejudicado pelas mudanças na economia ao longo do tempo.

5. Reavaliação de condição de saúde

Se o beneficiário enfrentar um agravamento em sua condição de saúde desde a concessão do benefício, é viável solicitar uma revisão para avaliar se existe o direito a um acréscimo no valor do benefício.

Na Aposentadoria por Invalidez, há uma importante medida chamada “Auxílio Acompanhante”, que proporciona um acréscimo de 25% no valor do benefício para aqueles que necessitam de cuidados permanentes de outra pessoa.

Essa revisão é fundamental para garantir que o beneficiário receba o amparo financeiro adequado, especialmente em situações em que o agravamento da saúde demanda a assistência constante de um cuidador.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

Conheça as 5 Piores profissões do Brasil

Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…

3 minutos atrás

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

12 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

14 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

17 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

17 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

17 horas atrás