Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

5 sobremesas que não podem faltar na ceia de Natal

Natal é uma época em que todo mundo esquece a dieta e não resiste às gostosuras da ceia. São os pratos e as maravilhosas sobremesas que nos deixam com água na boca

Natal é uma época em que todo mundo esquece a dieta e não resiste às gostosuras da ceia. São os pratos e as maravilhosas sobremesas que nos deixam com água na boca. Ninguém consegue ficar sem comer o pavê de chocolate, o pudim de leite condensado ou a torta alemã. 

Para você decidir quais dessas maravilhas vão estar na mesa da sua ceia de Natal, resolvemos falar um pouquinho de cada uma delas!

Pavê de chocolate

Natal sem pavê não é Natal! Para muitas pessoas, o pavê tem que estar entre as sobremesas na mesa da ceia. E o pavê precisa ser de chocolate! É uma das sobremesas mais simples de se fazer mas que fica uma delícia quando está pronta.

Pavê é um doce brasileiro de inspiração francesa e seu nome deriva da palavra pavage (francês), que significa “pavimento”, ou seja, uma montagem de pedras e concreto que, por sua vez, lembra às camadas de creme e biscoitos ou pedaços de bolo que compõem a sobremesa.

Geralmente, as receitas envolvem aquecer o leite condensado e o leite e mexer a mistura até engrossar. Em seguida, camadas de biscoitos de maisena são colocadas em um recipiente alternando com camadas da mistura cremosa. Além disso, podem ser feitos pavês de diversos sabores, como chocolate, doce de leite, amendoim, ou frutas como morango, abacaxi, limão e pêssego.

Pudim de leite condensado

O pudim surgiu no século XVI dentro dos conventos portugueses. Como Portugal havia colonizado o Brasil, logo ensinaram os brasileiros a fazer a sobremesa. Pegamos o gosto pelo doce bem rápido. Nessa época o pudim era feito de leite ainda, não de leite condensado.

O brasileiro colocou o seu “jeitinho” para fazer a sobremesa, passando a fazer o pudim de leite condensado. O que se tornou uma mania nacional! Qualquer data comemorativa, ele precisa estar presente entre as sobremesas saborosas.

Mousse de limão

O Mousse é um tipo de sobremesa cremosa feita de ovos e/ou natas em combinação com outros ingredientes que lhe dão sabor, como o chocolate ou frutas. As claras de ovos são batidas em neve e depois incorporadas aos outros ingredientes. O doce é então refrigerado e mantém-se aerado.

O mousse de limão é uma sobremesa clássica que combina perfeitamente o sabor cítrico do limão com a suavidade e a leveza de uma textura aerada.

A sobremesa é uma das mais fáceis de fazer. Leva apenas 3 ingredientes: limão, leite condensado e creme de leite. Feita no liquidificador, a receita fica pronta em poucos minutos, rende bastante e tem uma textura bastante cremosa.

Torta alemã

Apesar de ser de fato uma receita que foi preparada pela primeira vez aqui mesmo no Brasil,o nome torta alemã não é por acaso. Reza a lenda que quem criou este prato foi de fato uma cozinheira alemã que imigrou para o nosso país e com tanta saudade de casa resolveu adaptar um tipo de torta comum da sua terra natal, segundo o site cybercook.

É uma sobremesa fácil de fazer! Seus ingredientes são bem simples: manteiga, açúcar, creme de leite, biscoito maisena, leite e leite condensado sabor chocolate. Você consegue preparar a torta alemã em pouco tempo. O creme fofo de manteiga e açúcar misturado ao creme de leite é intercalado com camadas de biscoito maisena previamente molhadas no leite.

Leia também | Panetone está mais caro e pode ficar fora da ceia de Natal

Rabanada

Na maioria das casas na época de Natal, ela vai estar presente. As famosas rabanadas. É um doce de pão de trigo (pão-de-forma, baguete ou outro) em fatias que, depois de molhadas em leite, vinho ou calda de açúcar, são passadas por ovos e fritas ou assadas.

As rabanadas são um doce tipicamente do Natal e fazem parte de muitas mesas da consoada em Portugal, e em várias ceias do Brasil. 

Segundo a tradição, a rabanada surgiu para evitar o desperdício de pães que sobravam. O pão é considerado um alimento sagrado, já que representa o corpo de Cristo para os católicos. Para não se jogar o fora os que sobravam, criaram a rabanada. 

É feita com pão adormecido e leva ingredientes fáceis de encontrar em casa: leite, ovos, açúcar e canela. 

Comentários estão fechados.