5 tendências do mercado de trabalho que vão mudar em 2025
O mercado de trabalho está mudando, e diferente tendências se intensificarão em 2025, refletindo em novas oportunidades e desafios
O ano de 2025 está cada vez mais próximo, e quando olhamos para o mercado de trabalho, percebemos uma profunda mudança que tem se intensificando, especialmente por conta de mudanças econômicas, avanços tecnológicos, tal como mudanças nas expectativas da força de trabalho global.
Até a pandemia, os trabalhadores buscavam trabalhar mais e mais em busca de atingir objetivos financeiros maiores, mas, desde a pandemia, esses profissionais também passaram a se concentrar em bem-estar, flexibilidade e engajamento.
Em resposta, as empresas começam a repensar suas abordagens de contratação, retenção de talentos e a cultura organizacional. Pensando nisso, vamos nos aprofundar em algumas das principais tendências que devem moldar o mercado de trabalho e serão mais impactados em 2025.
1. Aprendizagem e desenvolvimento de competências
O mercado de trabalho está começando a se fechar para profissionais que não buscam aprimorar seus conhecimentos. Em 2025, isso ficará cada vez mais claro, com o mercado buscando cada vez mais trabalhadores com conhecimentos específicos para problemas específicos.
A medida que a automação e avanços tecnológicos remodelam as indústrias, as pessoas precisam investir em requalificação e aprimoramento para que possam continuar sendo relevantes para o mercado e tendo perfis atrativos para as empresas.
Ficará cada vez mais claro que os empregadores priorizarão cada vez mais candidatos que mostram adaptabilidade, criatividade e disposição para aprender. Mentorias, cursos online, treinamento, formação, diplomas, certificados, serão cada vez mais importantes para quem busca prosperar profissionalmente.
2. Ascensão dos empregos em tecnologia
A demanda por novos talentos da área de tecnologia deve bater recordes em 2025, levando a um mercado cada vez mais competitivo. Para quem quer se destacar, áreas como desenvolvimento de software, desenvolvimento de apps, inteligência artificial, Machine Learning, ciência de dados e segurança cibernética são excelentes caminhos.
Tecnologias emergentes que incluem blockchain, realidade virtual, computação quântica, criarão novos setores extremamente valorizados, caminhos que poderão oferecer alta remuneração, valorização no Brasil e em todos os países em desenvolvimento no mundo.
3. Recuperação econômica e o crescimento do emprego
À medida que países se recuperam gradualmente da pandemia, o mercado de trabalho nesses locais estarão cada vez mais aquecidos, da mesma forma que países que não conseguirem se recuperar passarão por momentos turbulentos, especialmente no que diz respeito a oportunidades de trabalho.
Diferentes economistas projetam que países com políticas fiscais mais robustas e governos mais estáveis experimentarão um crescimento de empregos muito mais robusto em comparação com aqueles com instabilidade política.
4. Inflação e taxa de juros afetarão as contratações
Uma das maiores preocupações globais é a inflação, que continuará a influenciar o mercado de trabalho em 2025. À medida que bancos centrais são obrigados a aumentar suas taxas de juros para combater a inflação, as empresas nesses locais são obrigadas a desacelerar as contratações devido ao aumento de custos.
Esse é um cenário que pode impactar especialmente indústrias que dependem de investimentos de capital, como, por exemplo, manufatura e construção. Entretanto, setores como saúde e tecnologia, que exigem menos infraestrutura física, serão um dos poucos a prosperar nessa situação.
5. O impacto da IA no mercado de trabalho
Conforme a inteligência artificial e automação ganham cada vez mais espaço, elas tendem a remodelar as habilidades necessárias dos trabalhadores. Segundo dados da People Matters Global, mais de 54% dos gerentes de contratação global relatam que avanços tecnológicos alteram o conjunto de habilidades necessárias para vários empregos.
Além disso, cerca de 37% das empresas estão procurando talentos que possam dar suporte a projetos relacionados a inteligência artificial, criando uma nova demanda de habilidades mais especializadas no aprendizado de máquina e análise de dados.
Esse cenário deixa claro que os candidatos a oportunidades de emprego devem se adaptar, buscando habilidades técnicas relevantes para a integração e operação entre as competências humanas e operação de IA.
Comentários estão fechados.