5 truques que vão te ajudar a aprender um novo idioma mais rápido
Aprender um novo idioma é um processo lento que necessita de muita dedicação, mas com alguns truques você pode acelerar seu aprendizado
Muitas pessoas querem aprender um novo idioma, mas, ao verem os desafios, o tempo e a dedicação necessária para conseguirem dominar uma nova língua, acabam desistindo no meio do processo.
Independente da língua que você escolha aprender, seja inglês, espanhol, francês, alemão, japonês, entre tantas outras, será preciso muita, mas muita dedicação. O aprendizado de um idioma leva tempo e necessita comprometimento.
Mas não é porque aprender um idioma seja algo difícil, que não possa ter truques que possam ser aplicados para acelerar o aprendizado. Justamente por isso, decidimos reunir algumas técnicas comprovadas que podem ajudar você no seu processo de aprendizado, acelerando e muito o seu processo.
Lembrando que, esses truques, dicas ou técnicas como queiram chamar, aceleram o processo de aprendizado, mas não facilitam, ou seja, ainda, sim, será preciso se dedicar muito e por um bom tempo para se tornar fluente.
1. Concentre-se no básico
Tá, essa dica a primeira vista parece bem óbvia, mas a verdade é que as pessoas não querem começar do básico. O segredo é criar uma meta de passo a passo. Comece com as 100 primeiras palavras comuns, e comece a criar frases até se sentir confortável com todas elas.
Depois passe para as próximas 1000. Você ficará extremamente surpreso com a fluência que conseguirá ter ao conseguir dominar apenas 1000 palavras básicas. A razão por trás desse truque é que as 100 palavras mais comuns correspondem por 75% de toda comunicação falada, enquanto 3000 correspondem a 85%.
Pode parecer pouco, mas é extremamente eficiente, se estiver duvidando, é simples, basta pensar em quantas palavras da língua portuguesa você conhece de fato. Lembrando que no nosso idioma existem mais de 300 mil palavras, e é bem provável que você esteja longe de conhecer todas elas.
2. Use mnemônicos
Mnemônicos se trata de qualquer técnica de aprendizado que ajuda a colar palavras ou expressões na sua memória. Existem muitos tipos de mnemônicos que você pode criar: nomes, modelos, rimas, organização de notas, imagens, em fim, o segredo é inventar você mesmo, assim terá mais chances de lembrar.
Por exemplo, na época de escola, para decorar a tabela periódica, que parecia quase impossível, se tornou mais fácil quando comecei a criar músicas e rimas para cada elemento da tabela.
3. Descubra qual é o seu estilo de aprendizagem
Nem todo mundo possuí o mesmo estilo de aprendizagem, dessa maneira, muitas vezes vemos pessoas com dificuldade de aprender, seja um idioma ou matéria porque os professores acabam usando a mesma tática para ensinar para todos, esquecendo que cada pessoa possuí estilos de aprendizagem únicos.
Estilo de aprendizado | Você aprende… |
visual (espacial) | usando fotos, imagens e compreensão espacial |
aural (auditivo-musical) | usando som e música |
linguística verbal ) | usando palavras, tanto na fala quanto na escrita |
físico (cinestésico) | usando seu corpo, mãos e sentido do tato |
lógico (matemático) | usando lógica, raciocínio e sistemas |
social (interpessoal) | melhor em grupos ou com outras pessoas |
solitário (intrapessoal) | você prefere trabalhar sozinho e usar o autoestudo. |
4. Estude as regras de pronúncia
Muito provavelmente você deve saber que a gramática é bem complexa e pode ser bem confusa em qualquer idioma. Logo, por que você está tão obcecado com a gramática? Não se esqueça de estudar algo que importa muito mais: as regras de pronúncia.
Cada idioma possuí suas regras de pronúncia, ou seja, é fundamental se certificar de estudá-las desde o começo, para que você consiga pronunciar novas palavras do idioma que quer aprender desde o primeiro dia. Se pular o estudo de pronúncia, você corre o risco de ficar preso com as palavras erradas por muito tempo.
5. Leia apenas o que importa
É bem provável que a melhor maneira de aprender um idioma é através da leitura, após aprender o básico do idioma que está aprendendo, a leitura claramente pode colocá-lo no próximo nível.
Mesmo que você não conheça a maioria das palavras estrangeiras, o contexto vai ajudar você a extrair o real significado delas. Uma dica legal é: gosta de um livro que você já leu em português? Então que tal ler esse mesmo livro na língua que está aprendendo? Assim será mais fácil extrair o significado e descobrir novas palavras.
Lembrando que não precisa ser obrigatoriamente um livro, pode ser um artigo, poesia, ou mesmo qualquer coisa que lhe interessar. Se você é fã de Senhor dos Anéis, procure ler sobre isso no idioma que está aprendendo.
Comentários estão fechados.