6 coisas que fazem a maioria dos brasileiros ficarem mais pobres
Existem alguns comportamentos adotados pela maioria dos brasileiros que deixa claro porque estamos cada vez mais pobres
A pobreza no Brasil é um fenômeno histórico que parece estar se agravando ano após ano. Na nossa sociedade, além da pobreza ser uma grande dificuldade, os padrões de consumo dos brasileiros acabam sendo outra questão que afundam a maioria das pessoas em dívidas e consequentemente a falência.
Segundo um estudo muito interessante da Universidade de Harvard, a classe média brasileira frequentemente está tentando se distanciar das famílias de classe mais baixa, onde, conforme avançam financeiramente, vão adquirindo novos bens, comprando carros melhores, morando em casas maiores em bairros melhores.
Esse comportamento da classe média visa se distanciar dos mais pobres e estar cada vez mais próxima da classe social mais alta. Contudo, a verdade é que a classe média brasileira está muito mais próxima dos mais pobres do que dos mais ricos.
Se traçarmos paralelo, para a maioria das pessoas de classe média, a simples perda do seu emprego e o desemprego, em pouco menos de seis meses, pode fazer com que a maioria das pessoas de classe média sejam pobres, ou seja, existe um abismo entre a ideia de se distanciar dos mais pobres e tentar se aproximar dos mais ricos.
Como consequência, existem muitas questões com relação aos brasileiros que fazem com que eles acabam desperdiçando cada vez mais dinheiro e cada vez mais se tornarem inclinados a dívidas e a pobreza.
Coisas que os brasileiros fazem para ficar mais pobres
Existem muitos comportamentos adotados pelos brasileiros que acabam os levando para a falência. A seguir, vamos conhecer os motivos que fazem com que cada vez mais brasileiros estejam mais pobres e cada vez mais distantes da estabilidade financeira.
1. Não saber usar o cartão de crédito
Sejamos sinceros, todo mundo sonha em ter um cartão de crédito para comprar um ou outro item caro que dá para parcelar no cartão, mas, para os brasileiros, pouco a pouco, conforme a grana vai ficando curta, o mesmo não muda seu padrão de consumo e continua gastando da mesma forma, só que desta vez no cartão de crédito.
Logo em seguida o cartão fica sem limite, pois já gastaram até o osso, em seguida, pedem outro cartão de crédito em outro banco, que acaba sendo um alívio e rapidamente esse novo cartão é completamente utilizado, e essas dívidas do cartão vão se tornando uma bola de neve e o resultado? A impossibilidade de pagar, dívida e inadimplência.
2. Quantidade acima de qualidade
Muitos brasileiros podem considerar comprar determinado produto por ser muito caro, e acabam optando por comprar algo mais barato, mas sem qualidade, onde, ele acaba comprando várias coisas com o preço do item de maior qualidade.
Como consequência? Itens sem qualidade rapidamente vão se deteriorar, você perderá todos os itens comprados e terá que comprar novamente, pelo simples fato de achar que algo caro, mas de qualidade não vale a pena o investimento, e as pessoas ficam investindo em itens sem qualquer alguma para ganhar na quantidade.
Leia também | 5 hábitos que você deve largar agora ou vão te levar a pobreza
3. Compras por impulso
Se existe algo que o brasileiro é profissional é em realizar compras por impulso, seja no mercado, se estiver passando em uma lojinha, quando está desejando um produto e pensa “mês que vem eu dou um jeito”, essas compras por impulso sabotam muito mais do orçamento do que as pessoas imaginam.
4. Carros novos
Começou a ganhar mais? Então talvez seria o momento ideal de trocar o carro, por um carro melhor, mais novo, que condiz mais com sua realidade atual, certo? Mas como vai fazer isso, com financiamento? Com uma parcela de cabe no bolso?
A verdade é que o brasileiro quando vai comprar um carro, considera apenas o valor da parcela do financiamento que cabe no bolso, mas esquece de colocar outros gastos como IPVA, manutenção preventiva, abastecimento, seguro.
Justamente por isso, 70% da frota brasileira não tem seguro, por isso a maioria das pessoas arruma o carro só depois que estraga e consequentemente não faz manutenção preventiva, assim como é por isso que grande parte dos brasileiros atrasam o pagamento do IPVA.
5. Não procurar educação financeira
Educação financeira é algo que deveria existir nas escolas. A verdade é que os brasileiros são extremamente mal instruídos a utilizar seu dinheiro, justamente por isso temos mais de 60 milhões de pessoas com o nome sujo.
Entender o dinheiro, como economizar, aprender a criar uma rotina de gastos, de poupança, de investimentos faria com que a realidade de milhares de brasileiros fosse completamente diferente, mas, enquanto não buscarem por educação financeira, continuarão nesse ciclo vicioso.
6. Viver além das suas possibilidades
Grande parte dos brasileiros vive além de suas possibilidades, devido a fatores culturais, econômicos e sociais. O consumo frequentemente incentivado por um desejo de posse, status e ascensão social leva muitas pessoas a priorizarem a aparência de sucesso.
Além disso, a facilidade de acesso ao crédito, com opções de parcelamento com uso de cartão de crédito, acaba alimentando esse comportamento, permitindo compras, idas em bares e restaurantes entre outras questões que superam a renda mensal, o que a médio prazo acaba levando a dívidas absurdas que dificilmente serão pagas.
Comentários estão fechados.