6 dicas para cuidar da sua pele durante o inverno
Lívia Sabia, dermatologista e sócia do Grupo Sabia, reforça a importância de manter uma rotina de pele saudável na estação
Com as temperaturas em queda em todo o país, em razão da chegada do inverno, é imprescindível manter uma rotina regrada de cuidados com a pele para evitar problemas como ressecamento e descamação. Por isso, a dermatologista Lívia Sabia, sócia do Grupo Sabia, separou seis dicas de como cuidar da pele na estação.
“Com a baixa temperatura, as nossas glândulas sebáceas tendem a produzir menos sebo – óleo natural da pele, causando um aspecto mais seco. Como nessa época também tomamos banho mais quente, o ressecamento tende a acontecer ainda mais” explica a dermatologista.
1. Usar protetor solar
Independente da estação ou clima, o protetor solar é obrigação na rotina de skincare para garantir uma pele mais saudável.
Mesmo no frio, os raios ultravioleta do sol fazem mal em contato direto com o corpo. Além disso, a iluminação proveniente da tela do celular, do computador e da iluminação de casa, quando em excesso, também pode ocasionar danos.
“Como as pessoas tendem a ficar mais em casa no inverno, esse é um cuidado que não deve ser esquecido. Além disso, minha dica é optar por protetores que não controlam tanto a oleosidade da pele e sejam mais hidratantes”, diz Lívia.
2. Manter-se hidratado
No frio, as pessoas costumam consumir menos líquido. Contudo, sem a ingestão diária de quantidade adequada de água, a pele acaba ressecando e perdendo o aspecto brilhoso que as pessoas tanto desejam. E não há produto ou maquiagem que dê jeito.
Para quem não tem o hábito de beber água constantemente, colocar alarmes no celular para lembrar ao longo do dia é uma boa dica.
Porém, quando o corpo não está hidratado, não terá produto que auxiliará no cuidado com a pele, por isso, beba bastante água, se necessário, coloque alarmes no celular para lembrar sempre que possível.
3. Sabonete e Tônico
Na rotina de skincare, tem alguns pontos que também tem que tomar cuidado, principalmente com formulações que ressecam a pele.
Sobre o sabonete, troque o de ácido salicílico por aqueles com ceramidas ou ácido hialurônico; assim como o tônico adstringente, o adequado é trocar por solução micelar, que protege e mantém a oleosidade da pele.
“Para as pessoas que possuem uma pele oleosa, não tenha medo de usar produtos com hidratante, pois no inverno a tendência é a pele ressecar” explica Lívia.
4. Hidratante facial
É importante manter uma rotina diária de hidratação facial com um produto correto para cada tipo de pele. Porém, no inverno, a aplicação é ainda mais primordial, principalmente em peles mistas ou secas.
”A pessoa deve investir em um bom hidratante, mesmo aqueles com cobertura mais oleosa por serem ótimos para evitar o ressecamento da pele. Não se esqueçam de hidratar também as áreas mais sensíveis como ao redor dos olhos, lábios e mãos.”, explica a sócia do Grupo Sabia.
5. Ácidos noturnos
O ácido como retinoico são grandes aliados no rejuvenescimento da pele, além de auxiliar na redução de manchas, por isso na estação, mantenha esse produto na rotina noturna para renovar a pele.
“Uma dica importante, se tiver muita sensibilidade com ácidos, aplique uma camada de hidratante e depois o produto”, informa Sabia.
6. Evitar banhos quentes
É comum que, no inverno, as pessoas tomem banhos mais quentes e demorados, e com isso há um maior ressecamento em toda a pele do corpo.
“Minha dica é que após o banho associe seu hidratante com óleos corporais e aplique em todo o corpo”, diz a dermatologista.
Além disso, uma dica extra, o inverno é a melhor estação para realizar determinados procedimentos, como cuidado com melasma, acne e poros abertos.
“É um bom período para investir em tratamentos dermatológicos e estéticos, simplesmente pela falta de contato com o sol – o que agride diretamente a pele durante o procedimento.” conclui a dermatologista.
Sobre Lívia Sabia: Formada em Medicina pela Universidade de São Francisco, em Bragança Paulista (SP), Lívia Sabia, 36 anos, é uma das profissionais da área mais reconhecidas no interior de São Paulo
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.