Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

6 doenças que você pode prevenir. Veja como

Para se prevenir de muitas doenças é preciso ter em mente que seus hábitos podem interferir na sua saúde

Para se prevenir de muitas doenças é preciso ter em mente que seus hábitos podem interferir na sua saúde. Segundo os especialistas, a maioria das doenças que afligem as pessoas hoje são causadas pelas agressões contínuas aos tecidos do corpo, que causam inflamações crônicas.

O passo mais importante que você pode tomar para evitar certas doenças é mudar seus hábitos enquanto ainda está saudável. 

Neste texto, selecionamos 7 doenças que você pode evitar de ter. Elas podem ser prevenidas com um estilo de vida saudável. 

1. Câncer 

É muito comum a pessoa nem querer mencionar o nome câncer por ter medo da doença. Muitas pessoas chamam o câncer de “doença ruim”, como se alguma doença fosse boa. 

Para evitar o câncer, em primeiro lugar, você tem que parar de ter medo e cuidar mais da sua saúde, mudando alguns hábitos que podem aumentar a probabilidade de desenvolvimento da doença:

Abandonar o cigarro: uma das atitudes inteligentes para evitar o câncer é parar de fumar. Quando você fuma libera mais de 7.000 compostos e substâncias químicas que são inaladas tanto por fumantes como por não fumantes. 

alimentação saudável: quando você não tem uma alimentação saudável pode estar abrindo caminho para o câncer. Para evitar a doença é importante investir no consumo de frutas, verduras, cereais integrais e leguminosas. 

Outra atitude inteligente é deixar de consumir alimentos processados. É um bom passo para a prevenção do câncer. A ingestão de alimentos gordurosos é um dos principais fatores que influenciam o surgimento de câncer no fígado, por exemplo.

 Manter o peso adequado: existem evidências de que uma quantidade maior de gordura corporal aumenta o risco de desenvolvimento de diversos tipos de câncer. Neste caso, se você deseja ficar longe dessa doença, mantenha um peso adequado.

2. Doenças cardíacas e hipertensão

Uma das doenças que mais matam atualmente são as cardíacas. E tudo começa em processos como o que leva à hipertensão arterial: vasos mais rígidos, mais estreitos e a possibilidade de obstrução. 

Para evitar doenças cardíacas e hipertensão, você deve fugir do excesso de consumo de sal. Consuma menos produtos com alto teor de gordura saturada, como industrializados e alimentos de origem animal. 

Pratique exercícios físicos e busque dormir bem e com qualidade. Além de manter uma boa saúde física, isso diminui o estresse e também a ansiedade, fatores que influenciam os maus hábitos alimentares.

3. AVC

O acidente vascular cerebral (AVC) está entre as doenças que mais matam juntamente com problemas cardiovasculares.

O AVC é um dos maiores fatores de incapacitação de pessoas em idade produtiva, a partir dos 40 ou 45 anos. 

Para evitar essa doença, mantenha a sua qualidade de vida. Lembrando que o AVC tem riscos maiores que devem ser levados em conta como idade, o histórico familiar e o sexo. 

As recomendações médicas para evitar o AVC são: não consumir bebidas alcoólicas e manter uma alimentação saudável. Também evitar carnes mais gordurosas. Reduzir o consumo de sal e aumentar o consumo de fibras.

Controlar o peso, praticar exercícios e evitar o estresse. Fazendo isso, você estará diminuindo o risco de AVC. 

4. Diabetes 

Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. 

A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

Para ficar longe dessa doença, melhore o seu estilo de vida. Crie o hábito de tomar sol. O astro rei é um forte aliado no controle da glicemia. Ele ajuda nosso corpo a sintetizar a vitamina D, que por sua vez aumenta a capacidade do corpo de produzir insulina. 

Consumir carboidratos integrais. É uma forma de evitar os picos de glicose no organismo, além de oferecerem mais e melhores nutrientes para o corpo. 

Existem alimentos que ninguém consegue evitar, como balas, chocolates e doces em geral. Mas para evitar a diabetes, você deve evitar ou, até mesmo, eliminar essas gostosuras da dieta. 

O melhor negócio é investir em frutas e vegetais que, além de trazer saciedade para o organismo, são ricos em nutrientes. 

Diminua o consumo de gorduras. Elas são as principais responsáveis para impedir que a insulina promova a entrada da glicose nas células. 

Evite o sedentarismo e pratique mais exercícios. Eles promovem a saúde e evitam o desenvolvimento do diabetes.

 5. Obesidade 

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia-a-dia. Ou seja: a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

A obesidade também está ligada a questões genéticas e também emocionais que vão influenciar em certa medida para o ganho de peso. Cuidar da mente e evitar o estresse é fundamental para evitar a obesidade. 

Neste caso, o melhor a fazer é investir na mudança de hábitos para balancear sua alimentação e praticar exercícios para não exceder o peso compatível com sua altura.

Leia também | Calendário de pagamento do Bolsa Família começa na segunda-feira

6. Alzheimer e a mudança de hábitos

A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.

Geralmente a doença aparece após os 60 ou 65 anos, o processo que desencadeia a doença começa a acontecer 20 anos antes. Portanto, quem está nos 40, já pode investir ainda mais na saúde mental.

No entanto, não existe uma forma específica de prevenir o Alzheimer, atividades como ler, estudar, manter a mente sempre ativa com jogos inteligentes e atividades em grupo são importantes para deixar a mente sempre alerta.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.