Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

6 empregos que correm sério risco de desemprego em 2025

O mercado de trabalho está mudando, com a ascensão de novas tecnologias como a IA, muitas profissões serão profundamente impactadas

O mercado de trabalho está mudando rapidamente, especialmente com a chegada de novas tecnologias como a inteligência artificial (IA). Esse tipo de tecnologia que todo mundo tanto fala, chegou e não vai mais sair, daqui para frente ela tende apenas a ser ainda mais desenvolvida e disseminada em outros setores.

Com a chegada desse tipo de tecnologia, um assunto que volta e meia aparece é o quão prejudicial esse tipo de tecnologia pode ser para o mercado de trabalho, haja visto que se sistemas inteligentes podem substituir humanos, existe um alto risco de desemprego.

De fato, mais de 35% das empresas já trabalham com a IA, e a expectativa é que milhões de empregos sejam substituídos pela inteligência artificial e automação, principalmente empregos repetitivos que não dependam da subjetividade humana.

Por exemplo, a Amazon, já vem testando ferramentas de IA para trabalhar diretamente com o suporte ao cliente, do qual a empresa avaliou que a inteligência artificial fez um “trabalho ótimo”, quando era questionado aos clientes, que inclusive avaliaram como “muito bom” o suporte realizado.

Profissões com maior risco de desemprego em 2025

Com o advento das novas tecnologias, algumas profissões já estão sendo profundamente impactadas no mercado de trabalho, tendência essa que pode se potencializar em 2025, representando novos desafios para os trabalhadores da área.

A seguir, vamos conhecer quais são as profissões avaliadas com risco maior de enfrentarem profundas mudanças ou até mesmo o desemprego já no ano que vem, graças a tecnologias como a inteligência artificial. Confira:

1. Trabalhos ligados a mídia como jornalismo e redação

As tecnologias baseadas em inteligência artificial estão ressignificando o mercado de trabalho, especialmente nas áreas de redação, publicidade e jornalismo. A capacidade das ferramentas de IA para analisar, investigar, compreender e abordar os fatos atinge diretamente as profissões de mídia.

Especialistas destacam que as tecnologias de IA generativa estão avançando quanto a análise e interpretação de dados linguísticos de maneira muito mais eficiente e sofisticada.

Um artigo publicado no New York Times, afirma que muito em breve, o próprio ChatGPT será capaz de executar tarefas relacionadas a uma reportagem e redação de maneira potencialmente mais eficiente que qualquer humano.

2. Analistas de pesquisa de mercado

A inteligência artificial é fundamentalmente capaz de analisar dados de mercado para apontar possíveis mudanças, comportamentos, padrões e tendências. Funções essas que são encarregadas por humanos.

Entretanto, a velocidade de processamento de informações por esse tipo de sistema é infinitamente superior a qualquer humano, o que potencializará as análises de mercado, transformando o mercado competitivo como conhecemos, graças a sistemas como o próprio ChatGPT.

3. Designer gráfico

As inteligências artificiais estão transformando o designer gráfico, a DALL-E, por exemplo, é uma IA capaz de produzir imagens absolutamente realistas em segundos, e não somente um trabalho, mas milhões, ou seja, terá um profundo impacto para a indústria gráfica.

Se de um lado, existe a discussão que a IA pode acabar com o designer gráfico, o economista Carl Benedikt Frey da Universidade de Oxford, pensa o contrário. Para ele, esse tipo de ferramenta potencializará o criativo dos designers gráficos na produção de trabalhos com qualidade muito superior ao que temos atualmente.

4. Atendimento ao cliente

Inevitavelmente, o atendimento ao cliente está fadado a desaparecer graças a IA. Não falamos apenas de atendimento online por chat, até mesmo atendimento por telefone, telemarketing, ou mesmo atendimento presencial serão profundamente transformados.

Segundo um estudo realizado pela Gartner, os chatbots serão o principal canal de atendimento de quase 30% das empresas nos próximos três anos, tendência que deve começar a ficar mais evidente já em 2025.

5. Empregos jurídicos como assistente jurídico

Com base no relatório da Goldman Sachs, empregos jurídicos ligados a áreas como assistente jurídico que estão envolvidos em um grande volume de dados estão com os dias contados.

Esse tipo de profissão será completamente automatizada e substituída por inteligência artificial que conseguirá lidar em segundos, com volumes de dados que um assistente jurídico leva meses para preencher, analisar entre outras questões.

6. Empregos nas finanças como analista e consultar financeiro

Diversas profissões ligados as finanças envolvem a análise e manipulação de uma base de dados numéricas absurdas, algo que a inteligência artificial é capaz de tirar de letra ao identificar novas tendências de mercado, investimentos, bem como a comunicação dessas informações encontradas.

Mesmo que muitas dessas ocupações sejam altamente lucrativas, a questão é que a inteligência artificial pode automatizar rapidamente esse tipo de serviço, o que deve alinhar a subjetividade humana, com a capacidade impressionante do processamento de dados dessa nova tecnologia baseada em IA generativa.

Comentários estão fechados.