6 erros que você deve parar de cometer ao procurar emprego
Existem alguns erros que parecem bobos, mas que podem ser profundamente responsáveis por você não conseguir um novo emprego
Procurar um novo emprego nunca é uma tarefa fácil. Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, evitar alguns dos erros pode ser algo muito importante enquanto você está lidando com esse momento que para muitos acaba sendo estressante e frustrante.
Algumas pessoas acabam subestimando, mas na hora de procurar emprego, toda dica de seleção e recrutamento é muito bem-vinda. Durante a jornada da busca por um novo emprego, muita gente se pergunta porque não foi chamada para vaga ou próximas etapas de algum processo seletivo.
Parece óbvio pensar que algo deve estar errado já que você não consegue seu emprego, contudo, a maioria das pessoas não consegue identificar onde está os erros cometidos por ela, para que esteja enfrentando as negativas durante o processo de busca de uma oportunidade.
Pensando nisso, nós decidimos analisar junto a alguns especialistas na área para trazer alguns dos erros mais cometidos pelos candidatos que estão em busca de uma nova oportunidade de trabalho, e que, caso você esteja cometendo-as, pare de fazer imediatamente.
Leia também | 10 sites mais confiáveis para procurar emprego no exterior
1. Usar o mesmo currículo para todas as vagas
Enviar o mesmo currículo para diferentes vagas pode parecer mais fácil, mas não é o mais eficaz. Cada vaga tem requisitos específicos, então adapte seu currículo para destacar as habilidades e competências que cada empregador procura.
2. Ter um currículo muito extenso
Mesmo que você tenha muita experiência e cursos, inclua apenas o que é realmente relevante para a vaga. Recrutadores analisam currículos rapidamente, então ser conciso aumenta suas chances de ser notado. Lembre-se, se tiver experiências que não agregam a vaga almejada, essas você pode cortar ou reduzir as informações.
3. Deixar passar erros de digitação e ortografia
Erros no currículo podem indicar falta de atenção aos detalhes. As pessoas não costumam levar esse erro a sério, mas o mesmo costuma ser um clássico fator subestimado que pode te impedir de conseguir uma entrevista de emprego. Use um editor de texto, revise cuidadosamente e peça para alguém revisar para evitar erros.
4. Enviar vários currículos para uma mesma empresa
Algumas pessoas acabam enviando o mesmo currículo várias vezes para a mesma empresa, com o objetivo de que em algum momento ela acabe vendo e notando o seu currículo. Contudo, enviar várias cópias do seu currículo para a mesma empresa mostra ansiedade e falta de assertividade. Envie uma vez e, se estiver preocupado se foi recebido, faça uma ligação para confirmar.
5. Não pesquisar sobre a empresa
Conhecer bem a empresa para a qual está se candidatando é essencial. Vá além das informações básicas, siga nas redes sociais, leia notícias recentes e entenda a cultura da empresa para se destacar. Chegar em uma entrevista de emprego e não saber o que a empresa faz e sua história, é um fator clássico para negativa.
6. Não aproveitar o tempo parado para se capacitar
Não podemos negar que, muitas vezes, não conseguimos determinadas oportunidades por não sermos devidamente capacitados para exercer determinada função. Então, por que não aproveitar esse tempo para se capacitar? Aprender algo que normalmente é exigido e você desconhece, participar de cursos que podem adicionar conhecimento na sua profissão, em fim, nesse tempo sem emprego você não deve ficar simplesmente parado esperando que uma grande oportunidade caia do céu.
Comentários estão fechados.