Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

6 faculdades para você trabalhar na área de jogos no Brasil

Diversos cursos diferentes podem permitir com que você trabalhe direta ou indiretamente na indústria de games no Brasil e no mundo

A indústria dos games tem se fortalecido ano após anos, isso graças ao maior interesse que as pessoas vêm tendo pelos jogos no nosso país e no mundo. Segundo a Newzoo, uma consultoria especializada no mercado de games, apontou que o mercado global deve fechar o ano com um movimento de 219 bilhões de dólares.

Já se foram os dias em que os jogos eram apenas um hobby das pessoas. Hoje se trata de um mercado que gera inúmeros empregos, movimenta bilhões e que continua em franca expansão global.

Para se ter ideia, dados da Pesquisa Game Brasil (PGB) de 2022, revelou que cerca de 3 em cada 4 brasileiros jogam atualmente no Brasil, para ser mais preciso, 74,5% da população brasileira é acostumada a jogar.

Se você se encaixa nessa estatística, mas vai além de querer apenas jogar, mas querer tornar o amor pelos jogos em uma profissão, vamos te apresentar alguns cursos de nível superior que permitirão com que você possa trabalhar nessa indústria tão aquecida e atraente.

Rapaz da indústria de jogos / Foto reprodução

Faculdades para trabalhar com jogos

Do grande público que jogam jogos no país, existem aqueles que preferem jogar no celular, que representam 48,3% das pessoas, enquanto 20% das pessoas preferem jogar em videogames e 15,5% optam por jogar no computador.

Logo, como existe uma diferença de plataforma, existem diferentes profissionais que se envolvem em desenvolver jogos para cada área específica. Mas, no geral para quem quer trabalhar com jogos no Brasil, as melhores faculdades para fazer são:

1. Tecnologia em Jogos Digitais

O curso de tecnologia de jogos digitais, dura em média 2,5 anos e se trata de um curso de nível superior, ou seja, você poderá fazer MBA, pós-graduação, entre outros, em apenas 5 semestres.

Neste curso, os alunos têm acesso a fundamentos de game design, modelagem, programação e qualidade e gestão de projetos. Aprendendo a programar e desenvolver jogos 2D e 3D, tanto para console, quanto para desktop, tablets e smartphone, utilizando ferramentas como Unity, Construct, Unreal, Java, Android, Python, etc.

2. Design de Animação

O curso de design de animação é mais um curso de tecnologia, ou seja, nível superior, em que se pode formar em um período de tempo muito mais rápido, em cerca de dois anos e meio.

O curso tem como objetivo formar profissionais que estejam capacitados a atuar como artistas digitais, onde você poderá trabalhar em diversas indústrias, desde o cinema, TV, publicidade, jogos entre outras.

3. Produção Musical

Não dá para negar que, muito do que faz os jogos terem experiências ainda mais imersivas são as músicas. As produções de sons e todas as outras questões ligadas a fonografia, dessa forma, para quem joga de jogos e música, uma boa pedida é fazer o curso de produção musical.

4. Tecnologia da Informação

O curso de TI também permite que o profissional trabalhe na indústria dos jogos, principalmente operando na estrutura de produto, como a criação, planejamento e mesmo a otimização dos games. Uma área bem versátil que lhe permitirá trabalhar em diversos campos.

5. Publicidade e Propaganda

A verdade é que a indústria dos games investe pesadamente nas áreas de marketing, afinal de contas, não basta produzir bons jogos, é preciso saber vendê-los, logo, publicitários também podem ganhar muito espaço na área de jogos.

Já pensou traçar grandes estratégias para divulgação da marca de videogames, dos jogos dos quais você gosta, e estar utilizando sua criatividade em prol de uma indústria que você tem afinidade, é realmente incrível.

6. Desenvolvimento Mobile

A maioria dos brasileiros que jogam, fazem isso em celulares, ou seja, trabalhar com desenvolvimento mobile é realmente uma área extremamente tentadora e repleta de oportunidades para quem quer fazer o prazer de jogar virar uma profissão.

Claro que, o desenvolvimento não envolve somente criar jogos para celular, mas dentre as várias possibilidades, você também poderá trabalhar nessa indústria que está em franco crescimento.

Comentários estão fechados.