Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

6 mitos sobre o sono que prejudicam a sua saúde

O sono é fundamental para a nossa saúde e bem-estar, mas muitos mitos se espalham sobre esse tema, prejudicando a qualidade do nosso descanso

O sono é fundamental para a nossa saúde e bem-estar, mas muitos mitos se espalham sobre esse tema, prejudicando a qualidade do nosso descanso. A falta de sono pode causar cansaço e sonolência diurna. Muitos de nós mantemos hábitos que podem comprometer a qualidade do nosso descanso, frequentemente baseados em informações incorretas ou mitos populares.

Neste texto, selecionamos seis mitos comuns sobre o sono que você deve conhecer para melhorar a qualidade do seu descanso e, consequentemente, sua qualidade de vida.

1. Você pode conviver com menos de cinco horas de sono por dia

Dormir menos de cinco horas regularmente pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, ataques cardíacos e derrames.

 A falta de sono pode causar irritabilidade e mudanças de humor. Aumentar o risco de acidentes de trabalho e trânsito. Também pode desencadear transtornos mentais como ansiedade, depressão, transtorno bipolar, entre outros. 

2. Álcool antes de dormir melhora o sono

Embora possa ajudar a adormecer, o álcool reduz a qualidade do sono, especialmente o estágio REM, que é importante para a memória e o aprendizado. Ele interfere na qualidade do sono e pode levar a interrupções respiratórias durante a noite. É melhor evitar o consumo de álcool antes de dormir.

3. Assistir à TV na cama ajuda a relaxar

A luz azul dos aparelhos eletrônicos pode atrasar a produção de melatonina, dificultando o sono. A exposição à luz azul antes de dormir pode causar: Insônia, Dores de cabeça, Cansaço excessivo, Agitação noturna, Distúrbios do sono. 

Para ter uma boa noite de sono, é recomendado evitar o uso de dispositivos eletrônicos, como a TV, próximo do horário de dormir. 

4. É útil adormecer ouvindo música 

Ouvir música pode ajudar algumas pessoas a adormecer mais rapidamente, no entanto, esse hábito pode interromper as fases do sono e prejudicar a qualidade do descanso. O ideal é criar um ambiente tranquilo e escuro para dormir.

5. O ronco é inofensivo

O ronco pode atrapalhar o sono, pois interrompe o ciclo de sono e impede que a pessoa chegue às fases mais profundas de descanso. Roncar pode ser um sinal de apneia do sono, uma condição séria que pode levar a problemas cardíacos, hipertensão e sonolência diurna excessiva. Se você ronca frequentemente ou tem interrupções na respiração durante o sono, consulte um médico.

Leia também | Zumbido no ouvido é ligado ao sono, revela estudo

6. Os adultos mais velhos não precisam dormir tanto

A ideia de que os adultos mais velhos precisam dormir menos do que os jovens é um mito. Embora a necessidade de sono possa diminuir com a idade, os adultos mais velhos ainda precisam de um sono adequado para manter a saúde física e mental. A falta de sono pode aumentar o risco de quedas, demência e outras doenças crônicas.

Segundo os especialistas, adultos com mais de 65 anos devem dormir cerca de 7 a 8 horas por noite. Dormir menos de 6 horas pode ser um sinal de alerta.

Comentários estão fechados.