Conseguir um novo emprego pode ser algo frustrante para muitas pessoas, afinal de contas, muitas delas mandam seus currículos o tempo todo, para todas as vagas possíveis, mas nunca são nem mesmo chamados para uma entrevista de emprego.
Essa situação de fato é algo que frustra as pessoas que procuram entender o que estão fazendo de errado, se o problema é elas, se o problema são as dívidas, enfim, nesse momento podem surgir um milhão de possibilidades na cabeça.
Contudo, existem algumas explicações que podem levar você a compreender o que está acontecendo, se o problema é você e porque você não está conseguindo um novo emprego. Quer entender melhor quais são esses motivos? Continue a leitura!
A resposta para essa pergunta depende de uma série de fatores que podem passar desde o seu perfil profissional, suas competências, e até mesmo se a vaga continua disponível. Isso porque, muitas vagas estão anunciadas, mas estão pausadas ou já foram preenchidas.
Mas no geral, existem alguns motivos que podem ajudar a entender porque você não está conseguindo um novo emprego, vejamos:
Vamos destrinchar cada um desses pontos para que você possa compreender melhor cada situação que pode influenciar na causa ao qual você não consegue um novo emprego.
Leia também | 5 mentiras que os candidatos contam em uma entrevista de emprego e que devem ser evitadas
O currículo e a carta de apresentação são elementos essenciais na busca por emprego. Alguns candidatos têm dificuldade em conseguir emprego devido a um currículo mal estruturado ou uma carta de apresentação genérica e pouco convincente.
É importante que esses documentos destaquem as habilidades e realizações relevantes do candidato, além de serem adaptados para cada vaga específica. Um currículo e uma carta de apresentação bem elaborados podem fazer toda a diferença na percepção que os recrutadores têm de um candidato.
Outro fator que pode dificultar a obtenção de emprego é a falta de experiência profissional. Muitas empresas valorizam candidatos com um histórico comprovado de trabalho em suas respectivas áreas, o que acaba dificultando de fato a vida de quem está começando na área.
A falta de experiência pode fazer com que um candidato seja considerado menos preparado para as demandas do cargo, o que pode resultar na rejeição de sua candidatura.
Muitas pessoas podem até ter experiência na área, mas não possuem cursos ou certificações que podem comprovar sua aptidão para a vaga em aberto.
Neste caso, é fundamental que os trabalhadores façam cursos e aprimorem seus conhecimentos, afinal, você talvez não faça isso, mas o concorrente da vaga que você almeja está se preparando e evoluindo suas capacitações frequentemente.
O networking desempenha um papel fundamental na obtenção de emprego. Conectar-se com profissionais da área e participar de eventos relacionados à carreira pode abrir portas e proporcionar oportunidades de emprego.
Alguns candidatos têm dificuldade em conseguir emprego porque não investem tempo suficiente em construir e manter uma rede de contatos profissionais. É importante participar de grupos de discussão, conferências e outros eventos relevantes para ampliar a rede de contatos e aumentar as chances de encontrar uma colocação profissional.
As redes sociais fazem parte da vida das pessoas. Muitas empresas, antes de chamar o candidato para uma entrevista de emprego, pode consultar suas redes sociais para conhecer um pouco mais sobre você e como você se “mostra” nas mídias sociais.
Logo, ter uma presença online profissional pode aumentar suas chances de ser chamado para uma entrevista, de modo a deixar claro quem você é, quais são seus objetivos, além de ser um complemento do item 4, onde, através da internet, você consegue ampliar seu networking, como, por exemplo, tendo um perfil ativo no Linkedin.
A autoconfiança e as habilidades de entrevista são aspectos cruciais no processo de seleção. Alguns candidatos podem ter todas as qualificações necessárias, mas falham em transmitir confiança durante as entrevistas.
A falta de habilidades de comunicação e a ansiedade podem prejudicar a capacidade de um candidato de se destacar durante o processo de seleção. É importante praticar e se preparar adequadamente para entrevistas, buscando destacar suas qualidades e habilidades relevantes.
Outro ponto que podemos enfatizar é que você não deve forçar a barra, mostrar que sabe demais, ou parecer algo que não é. Seja simplesmente você, tenha uma conversa franca e aberta. Afinal, os entrevistadores já estão acostumados a lidar com pessoas que estão forçando algo.
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…