Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

6 profissões com risco de desemprego em massa a partir de 2024

Veja quais são as 6 profissões que correm o risco de desemprego em massa em 2024, se prepare e evite dores de cabeça no próximo ano.

2024 está próximo, como estamos nos últimos dias de 2023, é preciso se preparar para o que pode acontecer futuramente e existem profissões que podem sofrer com o desemprego em massa.

 As demissões em massa ocorrem por muitos motivos, como cortes de gastos ou porque uma profissĂŁo já nĂŁo faz mais sentido existir naquele negĂłcio, pois ela se tornou antiquada. É preciso sempre se manter informado para saber se o seu trabalho corre risco.

Portanto, acompanhe este artigo até o fim e saiba se a sua profissão pode passar por uma demissão em 2024.

Leia também: 7 carreiras em áreas diferentes para pessoas introvertidas

  1.  Artistas e ilustradores

Algumas das profissões, seriamente ameaçadas pela criação e avanço das Inteligências Artificiais (IAs) são os artistas e ilustradores, a IAs podem criar todos os tipos de imagens, até mesmo podem criar fotos realistas de pessoas. Portanto, se você trabalha com ilustrador ou design, saiba que IA está se tornando mais hábil na interpretação de prompts e na criação de conteúdo visual, e isso pode ameaçar a sua área de trabalho.

  1.  Redatores 

O temido ChatGPT tem sido uma grande ameaça para os redatores, mesmo que atualmente ele não tenha capacidade para substituir um redator humano experiente. Entretanto, o ChatGPT pode facilmente produzir redações simples, como postagens nas redes sociais e mensagens curtas de marketing. Portanto, podemos prever que com o avanço do ChatGPT, alguns redatores podem sofrer com desemprego em massa em 2024.

  1. Caixas

Essa Ă© uma das profissões que pode acabar, gerando desemprego em massa no prĂłximo ano, os caixas estĂŁo lentamente deixando de existir e cedendo espaço para os caixas automáticos. O crescimento do uso das caixas automáticos nos mostra um futuro onde sĂł será preciso um supervisor para diversas máquinas, diminuindo a necessidade por caixas humanos. 

  1. Tradutores

Os tradutores, assim como os redatores e outras diversas profissões, podem sofrer com desemprego por conta do avanço das IAs. A evolução de softwares de tradução, como o DeepL, ameaçam seriamente os profissionais da tradução. A IA pode entender e traduzir não só de maneira literal, mas considerando diversos fatores.

  1. Atendente de telemarketing

A Inteligência artificial tem avançado no campo gráfico, textual e é capaz até mesmo de substituir atendentes de telemarketing, o avanço da inteligência artificial em sistemas de atendimento ao cliente pode ameaçar muitos empregos. Os Chatbots e assistentes virtuais estão se aprimorando cada dia mais, podendo, a cada nova atualização, desempenhar mais tarefas de maneira mais eficiente.

  1. Assistente administrativo

A inteligência artificial pode ameaçar até mesmo os assistentes administrativos das empresas, podendo ocasionar um desemprego em massa em 2024 para trabalhadores desta área. Afinal, muitas funções de um assistente já podem ser feitas por uma IA, organização de agenda, triagem de e-mails e gerenciamento de documentos, pode ser feita por uma IA.

Estou em uma profissĂŁo que corre risco de desemprego em 2024, o que fazer? 

Se a sua profissão está entre as 6 profissões que citamos acima, fique atento e se prepare, pois em 2024 o seu trabalho pode ser substituído por uma IA e você pode acabar ficando desempregado. Entretanto, não fique preocupado.

Se especialize: se a sua área te permite se especializar mais e coexistir com as IAs, faça isso e evite o desemprego. Por exemplo, se você é redator, se especialize em textos mais elaborados, o que vai dificultar sua substituição e se você é assistente administrativo foque em tarefas mais estratégicas

Troque sua área de atuação: existem profissões que inevitavelmente irão acabar, como caixas e atendentes de telemarketing, portanto, se você atua nessas ou em outras profissões que podem acabar, busque fazer um curso e se qualificar em outra área, verifique o mercado. 

Comentários estão fechados.