Quando se fala em inteligência, a maioria das pessoas pensa que ser inteligência é uma característica física, que não pode ser transformado, que uma pessoa nasce inteligente e pronto, enquanto outra que não nasceu com tantas capacidades, vai ser assim para o resto da vida.
Mas a verdade é que o cérebro é uma máquina plástica e maleável, ou seja, ela funciona e vai se adaptando conforme novos estímulos, dessa maneira é totalmente possível que você transforme a capacidade do seu cérebro e consequentemente se torne mais inteligente.
Saiba que, sua inteligência não é uma característica definida quando você nasceu, claro que, certas pessoas podem naturalmente adquirir novos talentos ou habilidades mais rapidamente, contudo, você pode treinar seu cérebro para fazer exatamente o mesmo.
Com isso em mente, saiba que existem muitas maneiras apoiadas pela ciência, para que você seja capaz de apoiar o desenvolvimento do seu cérebro. A seguir, vamos te apresentar algumas técnicas cientificamente comprovadas e que não requerem grandes esforços, mas que podem ajudar você a se tornar cada vez mais inteligente.
Leia também | 3 técnicas comprovadas para conseguir identificar um mentiroso
Segundo especialistas, jogar videogames voltados para ação, costumam elevar a capacidade das pessoas de analisar situações rapidamente e, consequentemente, tomar decisões mais rápidas baseadas em suas percepções da situação.
Jogar videogame contribui para o aumento da acuidade visual e da capacidade de perceber formas e cores, aumentando assim a plasticidade cerebral, que diz respeito a capacidade do cérebro de mudar sua estrutura no lobo parietal (foco), no lobo frontal (concentração) e no cingulado anterior (atenção).
Uma das melhores maneiras de desenvolver sua inteligência é aprendendo algo novo, você pode aprender a fazer uma conta nova, aprender a fazer algum tipo de serviço, uma matéria nova, aprender um novo idioma, ou até mesmo aprender a tocar um instrumento.
Quando se aprende algo novo, você protege seu cérebro contra efeitos negativos do envelhecimento, assim como aumenta sua capacidade para leitura, habilidades verbais e inteligência geral, aumenta as conexões em seu cérebro, além de aumentar seu raciocínio lógico e espacial.
Você já deve imaginar que se alimentar de maneira mais saudável, fazer exercícios e regular o seu sono mantém o seu corpo saudável, mas além de beneficiar o corpo, promover um estilo de vida mais saudável beneficia sua mente.
Por exemplo, comer frutas e vegetais, legumes e grãos, além de ajudar seu coração e te ajudar a perder peso, esses alimentos protegem seu cérebro de perder funções com a idade. No caso de dormir, saiba que a privação do sono pode afetar sua capacidade de aprender.
No caso dos exercícios, saiba que uma dieta saudável, aliada a prática de exercícios, reduz a resistência à insulina e reduz a inflamação do corpo, substanciais químicas no cérebro que afetam o crescimento de novos vasos sanguíneos no cérebro.
Passar mais tempo com pessoas inteligentes não vão torná-lo mais inteligente magicamente. Contudo, isso ajudará a estabelecer conexões com pessoas que vão te inspirar e motivar você a aprender mais. Assim, se expor a novas opiniões e perspectivas lhe dará mais em que pensar, e te estimulará a aprender mais e consequentemente se tornar mais inteligente.
Segundo estudos do National Institutes of Health dos Estados Unidos, a cafeína ajuda a bloquear a adenosina, um neurotransmissor inibitório, ao mesmo tempo que ajuda a aumentar a liberação da dopamina e norepinefrina, que são dois neurotransmissores.
Com o bloqueio da adenosina e a liberação da dopamina e norepinefrina, você estimulará a sua mente a pensar com mais clareza. Segundo informações da revista Popular Science, muitos ensaios controlados examinaram os efeitos que a cafeína possuí no cérebro, evidenciado que a cafeína pode melhorar o tempo de reação, memória e a função cognitiva geral.
A leitura é fundamental para desenvolver a inteligência, ajudando a apresentar novos tópicos que estimulam vias neurais e melhoram a saúde do cérebro. Seja pegando um livro da estante, ou baixando um aplicativo de leitura no seu celular, o importante é que você reserve um tempo para ler. E não precisa ser muito tempo, 15 a 20 minutos por dia já é suficiente e não mudará nada na sua agenda.
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…