Chamadas

7 adicionais no salário que o trabalhador tem direito

O salário é o principal direito do trabalhador, dessa maneira é muito importante que as pessoas se atentem aos descontos existentes e também aos adicionais que podem ser incluídos na folha de pagamentos mensal do colaborador.

Com base nas regras da CLT, que é quem determina todas as relações entre empregado e empregador, em determinadas situações, os trabalhadores devem ser recompensados com um adicional a mais no seu salário.

No entanto, o que costuma gerar dúvidas aos trabalhadores é quais são os adicionais existentes, e em quais situações esses adicionais podem ser pagos. Se você não sabe quais adicionais você pode ter direito, nós vamos te explicar quais são eles agora!

Leia também | 16 faltas do serviço que todo trabalhador brasileiro tem direito

1. Adicional noturno

A jornada noturna, segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), abrange o período entre 22 horas e 5 horas do dia seguinte. Os colaboradores nesse intervalo recebem um adicional de 20% sobre a remuneração básica.

Como você pode perceber, esse período de adicional noturno é de apenas 7 horas. Contudo, uma hora noturna não são 60 minutos, mas sim, 52 minutos e 30 segundos, ou seja, período de abrange 8 horas de trabalho na prática trabalhista.

2. Adicional de Insalubridade

Este é um adicional relacionado a atividades prejudiciais à saúde, esse adicional varia em graus: mínimo (10%), médio (20%) e máximo (40%). Aqui vai um ponto muito importante a ser destacado, o cálculo é baseado no salário da categoria, não no salário mínimo.

3. Adicional de Periculosidade

Já o adicional de periculosidade, corresponde a atividades perigosas, envolvendo contato recorrente com agentes perigosos. O acréscimo é de 30% sobre o salário efetivo, conforme regulamentação do Ministério do Trabalho. Em atividades insalubres e perigosas, o colaborador escolhe o adicional mais vantajoso.

4. Adicional de hora extra

O cálculo das horas extras segue a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Empresas podem remunerar horas extras de forma diferenciada entre setores. As CCTs também especificam remuneração para dias úteis, sábados, domingos e feriados, variando de 20% a 100%.

5. Adicional de hora extra noturna

A jornada de trabalho noturna é realizada entre 22 horas e 5 horas, já sua hora extra noturna tem adicional de 20% mais 50%, distinguindo-se da diurna (50%).

6. Adicional de férias

O cálculo considera o salário do trabalhador mais um terço, o adicional de férias. O IRRF e o INSS incidem conforme a folha de pagamento mensal. A opção de “vender” 10 dias de férias, chamado de abono pecuniário, é uma alternativa.

7. Adicional de transferência de local de trabalho

Mudanças de local de trabalho podem gerar adicional de transferência, obrigando o empregador a pagar 25% sobre o salário, inclusive em cargos de confiança, compensando o trabalho fora da localidade habitual, conforme o artigo 469 da CLT.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

Conheça as 5 Piores profissões do Brasil

Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…

58 minutos atrás

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

13 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

15 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

17 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

18 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

18 horas atrás