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7 competências que as empresas procuram na hora de contratar

Para conseguir um emprego você não deve se concentrar exclusivamente na sua experiência, mas também em suas competências

No mercado de trabalho, as empresas estão em constante busca por profissionais cada vez mais qualificados e com habilidades específicas. Já no caso dos trabalhadores que estão em busca de uma oportunidade, é preciso enfatizar suas competências técnicas de maneira bem definida e objetiva.

Contudo, no caso das competências a serem evidenciadas, para mostrar que você é o candidato ideal para a vaga almejada, é preciso que se mostre também suas competências comportamentais, conhecidas como soft skills mais valorizadas pelas empresas.

Ter competências relevantes e atualizadas pode ser um diferencial na hora de conquistar uma oportunidade de emprego. Apesar de serem características mais difíceis de medir ou definir, são muito importantes para quem procura um novo emprego.

Para o diretor de recrutamento da Indeed, uma das maiores plataformas de emprego do país, existem algumas competências fundamentais que você está procurando uma nova oportunidade de conhecer.

1. Flexibilidade

As empresas consideram as pessoas com essa competência como um ativo extremamente valioso. Isso ocorre porque, ao conseguirem se adaptar a qualquer situação, são confiáveis para entregar o que é necessário, mesmo diante de condições adversas.

2. Trabalho em equipe

As empresas estão buscando pessoas que saibam lidar com outras pessoas, afinal de contas um time que joga em equipe garante um desempenho muito mais satisfatório na empresa. Logo, isso significa que você não deve ser apenas cooperativo, mas também saber exercer papéis de liderança quando preciso.

3. Desenvoltura para resolução de problemas

Independente de qual seja sua profissão, o trabalhador precisa ter aquele famoso jogo de cintura para conseguir resolver problemas. Sabe aquela pessoa que encontra um problema e ao invés de tentar resolvê-lo, vai reclamar ou esperar uma ordem? Não seja essa pessoa.

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4. Pessoa que aceita feedbacks

Muitas vezes a empresa passa feedbacks sobre o seu serviço, o que é natural, ela está querendo evidenciar algo que você acertou ou errou. Você não deve se fechar para a opinião apresentada por seu superior, mesmo que acha que esteja errada. Foque em como aquilo pode agregar para o seu trabalho.

5. Saber se comunicar

A comunicação é parte fundamental de qualquer trabalho, saber se expressar, saber ouvir, ter clareza nas suas respostas, tranquilidade é uma competência muito buscada pelas empresas.

6. Autoconfiança

Para possuir autoconfiança, é necessário, é claro, possuir conhecimento técnico e habilidades para desempenhar sua função. Profissionais que possuem autoconfiança e são reconhecidos por suas capacidades inspiram confiança em seus colegas, superiores e subordinados.

7. Pensamento criativo

Muitas vezes, quando nos deparamos com algum problema, se não tivermos um pensamento criativo para pensar fora da caixa e encontrar uma solução, não vamos conseguir sair do lugar. Ser criativo é fundamental para quem busca uma nova oportunidade.

Como demonstrar essas competências?

Uma sugestão para fazer com que o recrutador saiba que você possui as competências comportamentais que ele procura é mencioná-las no currículo ou na carta de apresentação. Utilize exatamente os mesmos termos descritos no anúncio da vaga, para que seu currículo seja encontrado pelas ferramentas de busca.

Quando for selecionado para a entrevista, prepare alguns exemplos práticos que demonstrem como você já utilizou essas competências comportamentais.

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