Chamadas

7 cursos de graduação que existem no Brasil e você nunca soube

Quando falamos de formações de ensino superior, o que provavelmente vem à sua cabeça são os cursos mais tradicionais, como medicina, administração, direito, contabilidade, engenharia civil, pedagogia, entre tantos outros que são populares entre os estudantes.

No entanto, um fato curioso é que existem alguns tipos de formação oferecidos por diversas universidades do Brasil dos quais boa parte das pessoas não tem conhecimento e nunca ouviu falar. Embora sejam cursos pouco conhecidos, eles são extremamente importantes e podem trazer boas oportunidades para os formandos.

No total, identificamos oito cursos de nível superior que são oferecidos no Brasil, mas que estão longe da atenção daqueles focados nos cursos mais populares. Confira a seguir quais são essas graduações e entenda um pouco mais sobre como cada uma delas funciona.

Leia também | 10 faculdades com maior número de desistência entre os alunos

Gestão de Equinocultura

Para os apaixonados por cavalos, o curso tecnólogo em Gestão de Equinocultura abre um universo de conhecimento sobre estes animais magníficos. Com duração de dois anos, o curso é estruturado em quatro grandes áreas: manejo, saúde, administração e equitação, preparando os alunos para gerenciar haras e hípicas, além de se envolverem diretamente com o treinamento equino. Disponível na Universidade de Sorocaba (UNISO), em parceria com a Universidade do Cavalo, é uma porta para quem busca especialização no setor.

Educação no Campo

Pensado para formar educadores destinados às áreas rurais, o curso de Licenciatura em Educação no Campo busca equipar os professores com conhecimento e práticas voltadas para a realidade das escolas do campo. Este curso incentiva uma imersão cultural, alternando períodos de estudo teórico com experiências práticas nas comunidades rurais. Instituições como a Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) são alguns dos lugares onde se pode seguir essa profissão.

Arquivologia

Arquivologia é a ciência que se dedica à gestão, preservação, organização e restauração de documentos e arquivos em diversos formatos e plataformas. É ideal para quem possui uma inclinação para a organização e um cuidado meticuloso com informações. Oferecido por instituições como a UnB, Unesp e UEL, o curso abrange desde estatística até informática, preparando profissionais para um mercado que valoriza a gestão eficiente da informação.

Museologia

Focada na conservação e curadoria de peças de valor histórico e cultural, a Museologia é um campo para aqueles fascinados pela história e suas manifestações físicas. O curso prepara profissionais para trabalhar em museus, galerias e espaços culturais, abordando desde a classificação até a preservação de itens culturais. Universidades como a UFMG, UFRGS e UFPel são referências nessa área de estudo.

Gerontologia

A Gerontologia se concentra no estudo do envelhecimento e busca melhorar a qualidade de vida dos idosos. Diferente da Geriatria, que é um ramo da medicina, a Gerontologia adota uma abordagem multidisciplinar, abrindo caminhos em assistência social, pesquisa e políticas públicas voltadas para a terceira idade. Cursos estão disponíveis na UFSCar e na USP.

Saúde Coletiva

Voltada para o planejamento e gestão de políticas de saúde, a Saúde Coletiva é um campo estratégico para atuação em órgãos públicos e privados no setor da saúde. O curso engloba desde legislação sanitária até saúde ambiental, ideal para quem tem interesse na área biológica com uma veia social. A UFRGS, Unicamp e Unifesp são algumas das universidades que oferecem este curso.

Engenharia Industrial Madeireira

Um campo de estudo que se distingue claramente da Engenharia Florestal ou da marcenaria, a Engenharia Industrial Madeireira foca no processamento e desenvolvimento de produtos de madeira. É um curso para quem tem um forte interesse em química e tecnologia aplicada à indústria madeireira, com disciplinas que vão desde Gestão de Produção até Anatomia da Madeira. Universidades como a Unesp, Ufes e UFPR formam profissionais altamente qualificados para atuar neste setor.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

8 sinais que o corpo dá quando você está com esgotamento profissional

O esgotamento profissional é conhecido como burnout e tem se tornado cada vez mais comum…

2 horas atrás

Os 10 empregos que mais levam ao abuso de álcool e drogas

O vício em drogas e álcool é um problema muito complicado, que pode ter origem…

6 dias atrás

13 habilidades de comunicação que vão impulsionar sua carreira

A maioria sabe da importância de se comunicar bem e de forma clara no ambiente…

1 semana atrás

8 dicas para parecer confiante mesmo não sendo

Nem sempre a confiança está dentro de nós, porém a forma como nos apresentamos pode…

1 semana atrás

Os 10 empregos mais demanda na Austrália pelos próximos 5 anos

Você tem o sonho de trabalhar na Austrália ou investir em uma nova carreira com…

2 semanas atrás

11 dicas para encontrar motivação para estudar após os 30 anos

Estudar depois dos 30 pode parecer intimidador só que nunca foi tão necessário e possível.…

2 semanas atrás