7 Desenhos Inesquecíveis da Década de 60: Uma Viagem Nostálgica à Infância
Naquela época as crianças para assistir um desenho animado só contava com a programação da TV aberta
A década de 60 foi uma época de grandes transformações sociais e culturais, e isso se refletiu também no mundo da animação. Novos estilos surgiram, personagens cativantes conquistaram os corações do público e histórias atemporais marcaram gerações.
Naquela época as crianças para assistir um desenho animado só contava com a programação da TV aberta. Aqui no Brasil muitas produções fizeram sucesso como O Show de Desenhos Animados de Abbott e Costello, As Aventuras de Gulliver, A Formiga e o Tamanduá, Astro Boy e muitas atrações que fizeram sucesso na TV da década de 60.
1. O Show de Desenhos Animados de Abbott e Costello
Inspirado na famosa dupla de comediantes Abbott e Costello, o desenho apresentava versões animadas dos artistas em diversas situações hilárias, com piadas e gags que divertiam adultos e crianças.
A animação conta as aventuras e confusões da dupla de humoristas Bud Abbott e Lou Costello, que já faziam muito sucesso na televisão e no cinema nos Estados Unidos. Eles foram inspiração para a série animada, assim como outros comediantes famosos da época, como O Gordo e o Magro e Jerry Lewis.
2. As Aventuras de Gulliver
Baseado no clássico romance de Jonathan Swift, o desenho acompanhava as viagens do gigante Gulliver por terras fantásticas, enfrentando criaturas bizarras e vivendo aventuras extraordinárias.
Na busca pelo pai, Gary Gulliver e seu cão Tagg acabam naufragando em uma ilha. Nesta ilha, existe o reino de Lilliput, onde seus habitantes são pequeninos, de apenas alguns centímetros. Gulliver e seu cão são aprisionados pelos Liliputianos, logo após o naufrágio, mas logo acabam se tornando ótimos amigos destes.
Com a ajuda do povo de Lilliput, Gulliver continua sua busca pelo pai e por um tesouro, usando um mapa que seu pai lhe deu. O tesouro também está sendo procurado pelo malvado Capitão Leech, que sempre tenta roubar o mapa de Gulliver.
3. A Formiga e o Tamanduá
Uma comédia clássica, o desenho mostrava a rivalidade entre a Formiga, um inseto trabalhador e organizado, e o Tamanduá, um preguiçoso e atrapalhado. Cada episódio girava em torno de suas tentativas de se superar, sempre com resultados hilários.
Foi criado pelos estúdios DePatie-Freleng Enterprises e lançado pela United Artists. O desenho estreou nos Estados Unidos em 5 de março de 1969 e teve um total de 17 episódios.
4. Astro Boy (O Menino de Aço)
Um marco da animação japonesa, Astro Boy contava a história de um menino robótico criado por um cientista para substituir seu filho falecido. Com seus poderes especiais, Astro Boy lutava contra o mal e protegia os inocentes, transmitindo mensagens de esperança e superação.
5. Formiga Atômica
Um super-herói peculiar, Atom Ant era uma formiga com poderes atômicos que combatia o crime e protegia a cidade de Atomville. Com seu traje vermelho e branco e sua personalidade divertida, Atom Ant conquistou o público com suas aventuras emocionantes.
6. Os Flintstones
Uma das primeiras séries animadas da TV americana a abordar a vida familiar de forma humorística, Os Flintstones retratava a vida de uma família pré-histórica na Idade da Pedra, com eletrodomésticos de pedra, carros movidos a dinossauros e situações cômicas que satirizavam a vida moderna.
Leia também | Episódio 1102 de One Piece estreia sábado (04) na Netflix!
7. Popeye
Um marinheiro forte, mas preguiçoso, Popeye só se tornava poderoso quando comia espinafre. Famoso por sua frase “Porra!”, Popeye enfrentava diversos desafios, geralmente para salvar sua amada Olívia Palmito do malvado Brutus, sempre com humor e muita força bruta.
Esses 7 desenhos representam apenas uma pequena parte da riqueza da animação dos anos 60. Cada um com seu estilo único, personagens marcantes e histórias envolventes, eles conquistaram o público e deixaram um legado duradouro, continuando a encantar crianças e adultos até hoje.
Comentários estão fechados.