7 dicas para fazer uma faxina rápida em casa
Quando alguém resolve encarar uma boa faxina, vai usar seu próprio método. No entanto, existem maneiras de como você pode organizar tudo sem tornar as coisas difíceis
Fazer faxina não é uma das atividades mais amadas pela maioria das pessoas. Tem muita gente que foge desse tipo de trabalho em casa ou no escritório.
Mas quando alguém resolve encarar uma boa faxina, vai usar seu próprio método. No entanto, existem maneiras de como você pode organizar tudo sem tornar as coisas difíceis. Nessas nossas dicas, quem não gosta de fazer faxina poderá até mudar de ideia!
Antes de começar o trabalho é melhor criar uma rotina de limpeza. Mesmo que você não faça toda a limpeza no mesmo dia é preciso deixar o local onde você mora agradável e longe da sujeira.
1. Coloque uma música
O primeiro passo é criar uma forma da tarefa ficar mais legal e descontraída. Colocar uma música que você gosta de ouvir pode deixar a faxina mais leve e de repente nem sentirá o tempo passar. A música pode fazer com que a pessoa esqueça o quanto é “chato” fazer faxina.
Que tal ligar o rádio ou utilizar alguma plataforma de streaming para criar uma playlist com músicas para faxina?
2. Divida as tarefas
Em uma casa onde vivem mais de uma pessoa, pode ser mais fácil fazer a tarefa da limpeza. Dívida de forma igual entre todos e organize os ambientes em que cada um irá fazer a faxina. Veja quais os cômodos que precisam ser limpos primeiro.
Se a tarefa ficar mais pesada para alguém, vai ser legal fazer um revezamento. Desta forma, você pode montar um sistema de rodízio, fazendo com que que todo varia a atividade e o mais pesado não se concentra na mão de uma pessoa só.
3. Comece a faxina removendo a poeira dos cômodos
Depois de colocar a música e dividir as tarefas, vocês deverão colocar a mão na massa. Lembre-se que é errado passar o pano antes de varrer a casa! Por isso, primeiro use uma vassoura para varrer o ambiente e, em seguida, pegue um espanador ou uma flanela para tirar o pó do móvel de todos os cômodos.
Quer dar um brilho na casa? Passe um pano úmido com lustra móveis ou álcool (lembrando que em alguns aparelhos elétricos não é recomendável usar esses tipos de produtos). A melhor forma de higienizar qualquer aparelho eletrônico é com o uso de álcool isopropílico, além de um pano macio e absorvente. Mas nunca coloque a solução diretamente no equipamento! Aplique uma pequena quantidade no pano e, então, faça a limpeza.
Evite mudar os objetos de lugar enquanto limpa os móveis. Retire-os para tirar o pó e os coloque de volta.
4. Mantenha uma rotina de limpeza
Para que tudo continue dando certo, sempre mantenha uma rotina de limpeza. Dessa forma, fica mais fácil perceber qual é a forma mais rápida de organizar sua faxina. Para os mais metódicos, é possível fazer um cronograma de limpeza, para que veja o que mais tomou o seu tempo. Para que a próxima faxina seja mais fácil ainda.
Se desejar pode marcar datas para fazer a faxina. Coloque na geladeira um calendário com a data da próxima limpeza e os responsáveis.
5. Evite que a sujeira fique acumulada
Para a próxima faxina ficar mais fácil, limpe sempre algo que você sujar. Ao cair algo no chão ou uma pessoa entrou com os pés sujos em casa, limpe na mesma hora.
Se alguém deixar a sujeira acumular, ela vai ficar seca e mais difícil de ser removida. Além disso, desta forma você mantém a casa sempre mais limpa e mais fácil de ser faxinada, sem deixar tudo para o dia da limpeza.
6. Como fazer faxina no banheiro
Uma das tarefas mais “chatinhas”, é limpar o banheiro. A melhor forma de iniciar é retirando o lixo do banheiro e limpando a lixeira. Limpe primeiro o chão e o box com desinfetante. Depois a pia, os espelhos e as peças de suporte do banheiro, para manter o vaso sanitário sempre limpo.
Para quem gosta do ambiente perfumado, pode apostar em um aromatizante para deixar o banheiro com um cheirinho bom!
Leia também | 4 técnicas científicas para aprender rapidamente um novo idioma
7. Como fazer faxina na cozinha
Muita gente costuma fazer uma verdadeira bagunça na cozinha! A limpeza nesse ambiente deve começar pelos copos, os talheres, os pratos, as vasilhas e por último as panelas. Terminando essa parte, limpe os armários com desengordurante e pano multiuso. Afinal, os móveis perto do fogão costumam ficar com a gordura impregnada.
Depois dessas dicas a sua próxima faxina poderá ser mais agradável e tomar menos o seu tempo. Mas para ela ser eficiente, crie o hábito de evitar bagunça. Por exemplo, na cozinha, deixe louças para lavar depois. Usou, lavou!
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.