Muitos estagiários ficam confusos sobre seus direitos trabalhistas, por este ser um tipo de contratação diferente das convencionais. Entretanto, mesmo que o contrato seja um pouco diferente, os estagiários ainda possuem direitos.
Para garantia da segurança dos aprendizes, os estagiários possuem uma legislação própria, onde são instituídos e resguardados direitos e deveres direcionados a aprendizes do ensino superior, profissional, médio, especial e dos anos últimos anos do fundamental.
Confira abaixo sete direitos trabalhistas dos estagiários, segundo a Lei n.º 11.788/2008:
Em estágios obrigatórios, a concessão de bolsa e vale-transporte é facultativa, porém, no caso de estágios não obrigatórios, a bolsa estágio e o vale-transporte são direitos “trabalhistas” do estagiário.
Colocamos o termo “trabalhistas” entre parênteses, pois, segundo a lei, os estagiários são considerados “exercentes de atividades”.
Este seguro é mais um direito do estagiário, em caso de estágios não obrigatórios a empresa quem deve contratar o seguro, já no caso de estágios obrigatórios, a contração do seguro é obrigação da instituição de ensino.
Leia também | 6 vantagens de ter um diploma universitário
Segundo a legislação, são direitos do estagiário:
Assim como a legislação trabalhista, a lei do estágio garante que os estudantes que estão exercendo essas atividades, trabalhem em um local seguro e adequado, sem discriminação ou assédio. Portanto, é dever das empresas zelar por um bom ambiente profissional.
O principal objetivo do estágio é a aprendizagem, portanto, a supervisão profissional é fundamental. As empresas devem fornecer orientação profissional especializada para até dez estagiários, no máximo.
O contrato de um estagiário só pode durar 2 anos, esse é o tempo máximo, segundo o artigo 11 da lei do estágio:
Leia também | Enem 2024: 5 motivos para não deixar de fazer a prova
Segundo a lei dos estagiários, eles não possuem autorização para fazer horas extras ou acumular um banco de horas. Estagiários do nível superior podem atuar 6 horas diárias e 30 horas semanais, podendo trabalhar finais de semana.
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…