Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

7 fenômenos raros da natureza que só acontecem no Brasil

Existem alguns fenômenos da natureza que são tão raros que é preciso vir para o Brasil para poder conhecê-los

Quando falamos em fenômenos raros, o que vem a sua cabeça? Um dos mais famosos do mundo é a aurora boreal que é um fenômeno óptico composto por um brilho incrível observado nos céus durante a noite em regiões polares.

Apesar de não termos a aurora boreal por aqui, o Brasil é um país extremamente rico para se observar alguns fenômenos raros da natureza, dentre os motivos para a diversidade de fenômenos raros temos a sua extensão territorial e também a sua diversidade ecológica.

Para te contar como nosso país é incrível, hoje decidimos te contar alguns dos fenômenos raros que são extremamente marcantes no Brasil, dos quais, alguns deles, as pessoas só tem a oportunidade de observar, se vierem conhecer o nosso país.

1. Encontro das águas

Imagem original Brasil Escola

Antes de se unirem e formarem Rio Amazonas, o Rio Negro e o Rio Solimões correm lado a lado por cerca de 6 quilômetros sem se misturar. Esse fenômeno, conhecido como “encontro das águas”, ocorre por conta das diferenças gritantes de temperatura, velocidade e acidez: o Rio Negro, mais lento e quente, flui a 2 quilômetros por hora e 28°C desde a Colômbia, enquanto o mais rápido e frio Solimões, vindo dos Andes peruanos, corre entre 4 e 6 quilômetros por hora a 22°C. Esse contraste cria um visual impressionante de duas correntes distintas correndo lado a lado por quilômetros.

2. Florescimento dos Ipês

Imagem original UOL

Durante a estação seca em várias regiões do Brasil, entre junho e setembro, especialmente no Cerrado, os ipês (amarelo, rosa, branco, e roxo) florescem cada cor em um momento diferente, criando verdadeira paisagem que contrasta com a vegetação seca.

Leia também | 10 coisas em que o Brasil é o melhor do mundo

3. Cheias do pantanal

Imagem original Revista Fapesp

O Pantanal, no Mato Grosso do Sul, detém o título de maior planície alagável do mundo. Este ecossistema possuí muita vida selvagem entre julho e outubro, sendo também o período ideal para quem deseja mergulhar e observar de sua biodiversidade da região. Contudo, durante os meses de dezembro a março ocorre a época de cheias do pantanal, onde os rios extravasam e inundam vastas áreas transformando toda a paisagem em um grande espelho d’água.

4. Arco-íris lunar

Imagem original Diário do Turismo

Existe um espetáculo natural tão peculiar e raro que muitas pessoas nem sequer ouviram falar dele: o arco-íris lunar. Funciona de maneira parecida com o arco-íris que vemos durante o dia, aquele que aparece quando o sol brilha através da chuva, mas, neste caso, é a luz da lua que se refrata nas partículas de água suspensas no ar. Isso resulta em uma visão sutil, porém deslumbrante, de cores. Um dos lugares onde você pode testemunhar essa maravilha da natureza é nas Cataratas do Iguaçu, durante a madrugada.

5. Encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas

Imagem original Aventuras na História

A grande maioria das pessoas conhece o encontro dos rios Negro e Solimões, contudo, você já ouviu falar no encontro do Tapajós com o rio Amazonas? Esse encontro acontece bem diante da cidade de Santarém e é tão extraordinária que, em 2014, foi oficialmente declarada Patrimônio Imaterial do Pará. Observar esses dois rios avançando juntos, cada um mantendo sua identidade — um com águas de um azul-esverdeado cristalino e o outro apresentando uma coloração mais para o amarelo — é um espetáculo de tirar o fôlego.

6. Cavernas de calcário

Imagem original Wikipédia

Brasil abriga algumas das mais impressionantes cavernas calcárias do mundo. A Gruta do Lago Azul, em Bonito, Mato Grosso do Sul, é famosa por seu lago de águas azuis cristalinas, cuja coloração é resultado da incidência da luz solar que atravessa a abertura da caverna, iluminando o interior.

7. Nascimento das tartarugas

Por último, mas não menos incrível temos o nascimento das tartarugas. Durante o mês de setembro as tartarugas marinhas começam a desovar na costa brasileira do norte do Rio de Janeiro ao norte do Rio Grande do Norte. Já entre os meses de novembro a abril, milhares de ninhos começam a eclodir e podemos testemunhar o nascimento de milhares de novas tartarugas marinhas que correm em direção ao mar.

Comentários estão fechados.