Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

7 filmes de terror que foram assombrados na vida real

Algumas produções de terror saíram da ficção e se tornaram reais, com eventos que são extremamente assustadores

O mundo do cinema é repleto de histórias fascinantes e, por vezes, assustadoras. Enquanto os filmes de terror são conhecidos por seu poder de causar medo no público, é interessante notar que, em alguns casos, a própria equipe de produção também se viu assombrada por acontecimentos inexplicáveis. Fenômenos paranormais, mortes misteriosas e incidentes perturbadores são apenas alguns exemplos desses eventos que despertam a suspeita de que as maldições dos filmes ultrapassam os limites da ficção.

Neste texto, vamos explorar algumas dessas produções cinematográficas que começaram a experimentar o terror muito antes de chegar às telas. Esses filmes são considerados amaldiçoados até os dias de hoje, deixando uma marca indelével tanto na história do cinema quanto naqueles que tiveram o privilégio – ou talvez a maldição – de fazer parte de sua criação. Prepare-se para mergulhar em um mundo onde a linha tênue entre a realidade e a fantasia se torna cada vez mais obscura.

1. O Exorcista (1973)

Foto reprodução

Parece que o terror que envolveu O Exorcista foi muito além da personagem Regan (interpretada por Linda Blair). A maior parte do filme se desenrola no quarto da garota, onde os rituais de exorcismo são realizados. Aliás, quando se pensa em O Exorcista, é muito provável que uma cena desse quarto venha à mente.

Durante as filmagens, em 1972, todo o set de produção foi consumido por um incêndio, com exceção do quarto de Regan, que permaneceu intacto. Mesmo após a benção do set pelo padre jesuíta Thomas M. King, parece que isso não foi suficiente. Dizem que pelo menos nove pessoas envolvidas no filme, incluindo os atores Jack MacGowran e Vasiliki Maliaros, faleceram antes que a produção de terror pudesse ser concluída.

2. A Profecia (1976)

Foto reprodução

Segundo a lenda, o herdeiro do anticristo seria criado em uma família poderosa, para que pudesse dar início aos seus planos malignos na Terra. E há também uma profecia menos conhecida que diz que filmes que abordam o tema do diabo estão amaldiçoados. A produção de “A Profecia” não foge a essa regra.

Antes mesmo de começarem as filmagens, o elenco do filme de Richard Donner parecia estar condenado. Durante sua viagem a Londres para trabalhar no longa, o ator Gregory Peck estava em um avião atingido por um raio. Uma situação semelhante aconteceu com o produtor Mace Neufeld, cujo avião foi atingido por um raio algumas semanas depois, enquanto voava de Los Angeles.

Outras tragédias associadas ao filme incluem a descoberta de uma bomba plantada por terroristas no hotel onde Neufeld e sua esposa estavam hospedados em Londres. Um evento ainda mais trágico foi a morte do treinador de animais do filme. Apenas um dia após lidar com os babuínos em uma famosa cena do zoológico, o treinador foi atacado por um tigre.

No entanto, o incidente mais sinistro e chocante relacionado a “A Profecia” ocorreu dois meses após a estreia do filme, em 6 de junho de 1976. O especialista em efeitos especiais John Richardson estava dirigindo na Holanda com sua assistente Liz Moore quando se envolveram em um acidente. Richardson sobreviveu, mas Moore foi decapitada. Um detalhe aterrorizante adicionou um elemento de horror a essa tragédia: uma placa nas proximidades do acidente indicava “Ommen, 66,6km” – “omen” significa profecia em inglês, e é o título original do filme.

Leia também | 7 filmes de terror com histórias baseadas em fatos reais

3. Poltergeist: O Fenômeno (1982)

Foto reprodução

Poltergeist é uma obra cinematográfica que nos transporta para uma realidade assustadora, na qual uma família se vê envolvida em uma série de eventos sobrenaturais após se mudar para uma casa construída sobre um cemitério indígena. A ironia permeia a produção, pois o diretor Tobe Hooper e o roteirista e produtor Steven Spielberg optaram por utilizar esqueletos humanos reais no cenário em que uma das personagens é arrastada para uma piscina em construção.

Os eventos trágicos que ocorreram com membros do elenco alimentam as superstições. Dominique Dunne, uma jovem promissora, foi brutalmente assassinada em 1982, poucos dias antes de seu aniversário de 23 anos, no mesmo ano do lançamento do filme. Heather O’Rourke, a talentosa atriz que interpretou a doce Carol Anne, faleceu seis anos depois devido a uma estenose intestinal mal diagnosticada, quando tinha apenas 12 anos.

Além disso, dois atores que participaram das sequências dos filmes também faleceram repentinamente, vítimas de doenças ou complicações pós-cirúrgicas. Esses fatos sombrios deixam marcas eternas na história do filme.

4. Invocação do mal (2013)

Foto reprodução

Se você é um ávido fã de filmes de terror, com certeza já se deparou com o assustador “Invocação do Mal”. Porém, o que muitos não sabem são as histórias bizarras que ocorreram nos bastidores dessa produção arrepiante.

A renomada atriz Vera Farmiga, conhecida por interpretar a paranormal Lorraine Warren, compartilhou em entrevistas eventos inexplicáveis que presenciou durante as gravações. Após concluir as filmagens do primeiro filme, Vera retornou para sua casa em Nova York e acordou no dia seguinte com três marcas de garras em sua perna. Embora não causassem muita dor, as marcas pareciam ter sido feitas por garras longas e afiadas. Curiosamente, antes desse incidente, Vera também notou os mesmos três arranhões em sua tela de computador.

Além disso, vários atores e membros da equipe relataram o despertar constante entre 3 e 4 da manhã, levando alguns a compartilharem o mesmo quarto para evitar ficarem sozinhos. Shanley Caswell, por exemplo, revelou que acordava regularmente nesse horário e sentia uma presença observando-a, causando-lhe um profundo desconforto. Essas experiências sinistras adicionam um elemento de horror à já assustadora produção cinematográfica.

5. O Exorcismo de Emily Rose (2005)

Foto reprodução

Outros atores que também enfrentou experiências perturbadoras durante as filmagens, são os atores do filme “O Exorcismo de Emily Rose”. Segundo relatos do elenco, os rádios do hotel onde estavam hospedados começavam a tocar misteriosamente, no meio da madrugada, a música “Alive” do Pearl Jam.

Scott Derrickson, o diretor do filme, confirmou essa história intrigante em sua conta no Twitter em dezembro de 2020 e acrescentou que o trecho “I’m Still Alive” (Eu ainda estou vivo) ficava se repetindo várias vezes sem qualquer explicação lógica.

6. Possessão (2012)

Foto reprodução

Segundo o The Hollywood Reporter, eventos estranhos e perturbadores ocorreram no set de Possessão, filme lançado em 2012. Jeffrey Dean Morgan (uma das estrelas do filme), em entrevista ao veículo, compartilhou sua perspectiva cética sobre o assunto, mas admitiu que presenciou coisas verdadeiramente bizarras.

O ator revelou que luzes explodiam durante as filmagens e correntes de ar inexplicáveis passavam por ambientes fechados. “Esses incidentes sempre ocorriam durante cenas cruciais. Nunca aconteciam durante intervalos ou cenas menos importantes”, recordou Jeffrey. Porém, a história não para por aí. Após o fim das gravações, todos os objetos do set foram armazenados em um depósito, mas esse local misteriosamente pegou fogo.

“Foi um incêndio que destruiu tudo. Investigaram o ocorrido, mas não encontraram sinais de incêndio criminoso ou falhas elétricas”, relembrou Morgan, ainda perplexo com o acontecido. Esses eventos inexplicáveis adicionaram um toque de horror à produção cinematográfica, deixando todos os envolvidos intrigados e assustados com o que presenciaram.

7. Sobrenatural (2010)

Foto reprodução

Um filme inspirado nas investigações reais do casal Ed e Lorraine Warren, famosos por serem investigadores de fenômenos paranormais, Sobrenatural é o primeiro filme de uma série que lida justamente sobre esse assunto.

No entanto, as maldições não aconteceram somente no filme. Segundo a equipe que trabalhou na produção do filme, era comum sentir um forte desconforto, como se houvesse uma energia muito negativa e forte no set durantes as filmagens. Além disso, a equipe também alegou que era possível ouvir zumbidos das várias salas vazias pelo set, mesmo quando não havia ninguém.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.