7 histórias que você acreditou a vida toda, mas são mentira
Existem muitas histórias contadas de geração para geração que não passam de invenção e a ciência já provou o contrário
Existem muitos mitos que acreditamos ao longo da nossa vida. Dentre os mais populares temos aquela famosa história de que nós humanos utilizamos apenas 10% de nosso cérebro, e que, se utilizássemos 100% dele, poderíamos até mesmo ter algum tipo de poder.
Existem outras histórias que contam que são contadas de geração para geração, onde nossa mãe e nossa avó sempre diziam para nós que ao “pegar friagem”, consequentemente poderíamos ficar resfriados, o que também é apenas um mito.
Pensando nisso, hoje nós decidimos trazer alguns mitos que muitas pessoas ainda acreditam, mas que a ciência já foi capaz de desmistificá-los, de modo a garantir que você tenha acesso correto as informações que são passadas de geração em geração. Confira!
1. Utilizamos só 10% do nosso cérebro
Uma coisa precisamos admitir, de fato a ciência ainda desconhece muitas coisas sobre nosso cérebro, como, por exemplo, porque temos consciência, a origem das enxaquecas, entre outras. No entanto, não existe essa história de que utilizamos apenas 10% do nosso cérebro.
O motivo para isso é que não existe um único milímetro de nosso quadrado cerebral, que não esteja aplicado em alguma tarefa que executamos. Logo, como cada parte do cérebro possuí uma função específica, e nós precisamos de todas elas para ter uma vida funcional, é correto afirmar que utilizamos sim todo o nosso cérebro. Apenas partes diferentes ao longo do dia.
2. Lua cheia afeta o humor
Muitas pessoas acreditam que as fases da lua tem o poder de afetar nossas vidas, causando atém esmo variações do humor. No entanto, a lua cheia não tem absolutamente nada a ver com o seu humor, ou quem sabe mau-humor.
Leia também | 8 mentiras que você sempre acreditou, mas nós vamos desmentir agora
3. Jogar uma moeda de um prédio pode matar alguém
Muito provavelmente você já deve ter ouvido dizer que, quando jogamos uma moeda de uma altura muito alta, ela pode até mesmo matar alguém, devido ao peso e outras questões. No entanto, fique tranquilo, se alguém jogar uma moeda, independente da altura do prédio, caso atinja outra pessoa, essa outra pessoa não morrerá.
O motivo para isso é que as moedas possuem um formato de disco, logo, a aerodinâmica desses itens é bem ruim, ajudando a reduzir a velocidade ao qual a moeda vai ao encontro do chão, e consequentemente uma moeda não terá o poder de matar alguém, ao menos nessa situação.
4. Peixes possuem uma memória de 5 segundos
Muitas pessoas falam que outras pessoas possuem “memória de peixe” porque ela não dura nada, isso atrelado ao fato de que as pessoas acreditarem que os peixes têm uma memória que dura apenas 5 segundos.
No entanto, até mesmo peixes-dourados, que são conhecidos por serem mais esquecidos que outros, possuem memórias que podem durar meses. Inclusive, a capacidade de se lembrar das coisas é o que faz com que eles não sejam extintos.
5. O sol é amarelo
Desde quando éramos crianças nós acreditamos que o sol é amarelo, tanto é que nossos desenhos de sol eram sempre pintados de amarela. No entanto, a cor da luz emitida pelo astro é branca, contudo, devido à atmosfera da Terra e a curva que os fótons fazem antes de chegar aos nossos olhos e que dão a ideia de que o sol é amarelo.
Esse fenômeno é chamado de “Dispersão de Rayleigh”, o que também nos faz acreditar que o céu parece azul em um dia claro e sem nuvens.
6. O espaço é um lugar frio
De fato, no local mais escuro do ponto mais frio do universo (até agora conhecido), a temperatura pode chegar a 270 graus celsius negativos. Contudo, na órbita da Terra e sob a luz do Sol, a temperatura pode ultrapassar os 120 graus celsius positivos.
Aqui vai uma curiosidade, o motivo principal pelo qual a roupa das astronautas serem brancas, é justamente para refletir o calor escaldante.
7. Os dinossauros foram extintos após o choque do asteroide com a Terra
Muitas pessoas acreditam que todos os dinossauros foram extintos após o choque do asteroide com a Terra. No entanto, estudos apontam que o asteroide ceifou cerca de 75% de todas as plantas e vida animal do planeta. Contudo, algumas espécies de dinossauros sobreviveram e evoluíram para pássaros.
Esse fato é então comprovado por fósseis datados após o chamado evento K-T. Além disso, a extinção foi responsável por novas oportunidades evolutivas. Antes os mamíferos tinham a tendência de se tornarem refeição dos dinossauros. Posteriormente ao evento K-T, os mamíferos puderam evoluir para espécies maiores e complexas, como baleias, morcegos e primatas.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.