7 maneiras de encontrar trabalho freelancer até dezembro de 2024
O trabalho freelancer é aquele que a pessoa desempenha de acordo com seu tempo e suas habilidades. São ações pontuais que podem ser construídas pelo trabalho informal, mas também com a aplicação de um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). É o caso do microempreendedor individual (MEI), no Brasil, por exemplo.
Vamos imaginar que você tenha uma grande capacidade e conhecimento de escrita, mas precisa de um dinheiro extra ou de um trabalho rápido. Recorrer a empresas e pessoas que precisam de redatores pode ser um bom caminho, e isso pode ser feito por meio do trabalho freelancer.
Mas como conseguir um trabalho assim? Sem dúvidas, a internet veio para facilitar a busca por esse tipo de oportunidade, mas não quer dizer que o caminho será fácil.
7 caminhos para encontrar um trabalho freelancer
A boa notícia é que, sim, existem plataformas e estratégias que podem ajudar você a conseguir um famoso “job”. Ou seja, são meios pelos quais não apenas brasileiros, mas quaisquer pessoas podem encontrar trabalhos pontuais na internet.
Inclusive, vale ressaltar que um emprego formal e duradouro pode nascer de uma parceria feita, inicialmente, como freelancer.
Confira 7 caminhos que já funcionaram para mutias pessoas e podem funcionar com você também:
Comece pelo LinkedIn
Embora não seja uma rede social nova, ela ainda pode ser mais explorada pelos profissionais. O LinkedIn reúne diversas empresas e pessoas que precisam de mão de obra especializada e várias pessoas que procuram por uma nova oportunidade.
O ProFinder do LinkedIn, inclusive, é conhecido como um meio que facilita o acesso de freelancers ao mercado digital. Você pode construir um perfil completo e atualizado e fazer buscas diárias por vagas na plataforma.
Veja mais aqui: Currículo: como transformar o LinkedIn em ímã de emprego
Upwork e Fiverr
São outras plataformas que ofertam trabalhos freelancer para as pessoas do mundo inteiro. Mas essas redes costumam ofertar ações profissionais mais pontuais e rápidas, ou seja, não são trabalhos de longa duração.
Elas podem ser sua porta de entrada nesse ramo de atividade, o qual tende a gerar dinheiro extra para muitos profissionais.
Já conhece o Reddit? Pode ser uma entrada para freelancer
O Reddit é uma rede social que reúne diversas comunidades, dentro dos mais variados temas. Ele não é tão popular no Brasil, mas seu acesso vem crescendo nos últimos anos.
Não é raro encontrar ofertas de trabalho e grupos para freelancer na plataforma. Compensa pesquisar por lá também, bem como nos grupos do Facebook.
Pessoas criativas podem usar Behance e Dribbble
Especialmente os profissionais que trabalham com criação de imagens (designers, fotógrafos, desenhistas, publicitários e outros), o Behance e o Dribbble são bem indicados.
Além de ajudarem a criar um portfólio online profissional, esses profissionais podem se conectar com empresas que buscam por trabalhos pontuais.
Saiba disso, mas ainda hoje:
- Trabalho temporário de final de ano: quais áreas mais contratam
- Técnica Sanduíche: aprenda a ter conversas difíceis no trabalho
FlaxJobs para freelancer
A plataforma FlexJobs conta com uma área exclusiva para oferta de trabalho freelancer. Embora seu acesso possua um valor, a segurança e qualidade do serviço prestado costumam ser pontos de destaque.
Antes de assinar, compensa conversar com outras pessoas sobre a experiência. Mas há bons comentários e críticas, até mesmo de pessoas que conseguiram um trabalho para empresas estrangeiras.
SEO pessoal ajuda muito
Quem trabalha ou já trabalhou com marketing digital certamente já escutou falar em SEO (Search Engine Optimization). O termo reúne um conjunto de práticas para destacar informações nas pesquisas online, seja no Google ou em redes sociais.
Criar um blog sobre o seu trabalho, por exemplo, pode facilitar ser encontrado por alguém ou alguma empresa que precise do serviço. Manter seu perfil do LinkedIn com postagens bem estruturadas para SEO também ajuda. Compensa usar e abusar dessa estratégia para conseguir um bom freelancer.
Comentários estão fechados.