Criar filhos emocionalmente saudáveis pode parecer uma missão difícil, visto que ninguém consegue controlar as experiências das crianças e, muito menos, sabem como será a personalidade dos pequenos.
Entretanto, existem algumas dicas que você pode seguir para criar filhos que entendam melhor a vida e as adversidades, crianças que não deixarão que o mundo e as pessoas de fora abalem elas.
Confira abaixo sete maneiras para criar filhos emocionalmente saudáveis:
Não desconsidere o desenvolvimento do seu filho, lembre-se de valorizar o que ele está sentindo, conversar e tentar entender as coisas é o melhor caminho. Muitas vezes os pais recorrem à opção mais preguiçosa de culpar a idade da criança ou do adolescente, mas isso só prejudica, opte por uma conversa saudável e esclarecedora.
“Quando notamos uma mudança emocional em nossos filhos, é importante tentar entender o que especificamente os está impactando e reagir de acordo”, afirma Lisa Firestone, psicóloga clínica, autora e Diretora de Pesquisa e Educação da Glendon Association.
Passe mais tempo com seus filhos, separe um período para se dedicar única e exclusivamente a eles. Evite interrupções de amigos ou trabalho, se dedique integralmente a eles e não permita interrupções.
Na maioria das vezes, um adolescente sofre por diversas coisas e não quer se abrir a ninguém. Se você já tentou se aproximar e conversar com seu filho, mas ele não te deu abertura, procure alguma situação onde ele confiará em você.
“Mesmo que nossos filhos recusem nossas ofertas, é importante continuarmos nos expondo e informando que estaremos presentes sempre que eles quiserem conversar”, afirma Lisa Firestone.
A melhor maneira de ensinar é com o exemplo, muitas vezes seus filhos não farão o que você mandar, porém, na maioria das vezes, eles copiaram as suas ações. Portanto, seja um exemplo.
“O que nossos filhos nos veem fazer, impacta como eles interagem com o mundo ao seu redor. Modelar a resiliência emocional é a chave”, afirma Calvina Ellerbe, professora de sociologia na Universidade da Carolina do Norte, e uma estudiosa da família.
Tente acalmar antes de responder quando você estiver nervoso. Respire fundo ou só faça uma pausa antes dar qualquer respostar impulsiva. Busque formas de se conectar com seus filhos e ensiná-los a resolver as coisas.
Leia+: Saúde Mental: Um Bem-Estar Individual e Coletivo
Se os seus filhos estiverem com problemas reais, converse com eles, mas busque ajuda de um profissional de saúde mental, o mais rápido possível. Se uma criança ou adolescente está mostrando uma quantidade incomum de ansiedade, medo ou estresse, busque ajuda profissional.
Se você não estiver bem, não poderá cuidar dos seus filhos, é como falamos acima, você precisa ser exemplo. Portanto, cuide da sua saúde mental, se trate adequadamente, para que, desta maneira, seus filhos também sejam saudáveis.
Uma das universidades mais respeitadas do mundo, está oferecendo 139 cursos online gratuitos para brasileiros.…
Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…