7 maneiras para identificar um empréstimo falso
Conheça os principais golpes e saiba quais são as melhores maneiras para identificar e não ser enganado por um empréstimo falso.
O golpe do empréstimo falso está espalhado na internet, infelizmente algumas pessoas não percebem que estão sendo vítimas de grupos criminosos ao “contratar” esses serviços de golpistas.
Com o avanço da tecnologia os golpistas também se modernizaram e começaram a utilizar diversas formas criativas para praticar crimes e enganar cada vez mais pessoas, saber como identificar alguns desses crimes é fundamental.
Existem maneiras para identificar um empréstimo falso e evitar cair em golpes que visam roubar seus dados ou seu dinheiro.
1 – Jamais pague boletos para liberação de empréstimo
Não existem linhas de crédito confiáveis que pedem para o cliente realizar um pagamento para ter um valor liberado, sempre que isso acontecer, saiba que se trata de um empréstimo falso. Portanto, nunca pague nenhum boleto para conseguir crédito, para não perder seu dinheiro.
Leia também | Os 7 golpes mais comuns da internet, saiba como se proteger!
2 – Não acredite em propostas absurdas
Se você está com nome sujo, não tem garantia para um empréstimo e não possui uma renda alta, não acredite em propostas absurdas com valores extremamente altos. Propostas com valores altos quando sem uma justificativa, geralmente são falsas e só querem te atrair para conseguir seus dados.
3 – Não confie em pessoas no seu WhatsApp que se dizem funcionários do seu banco
Um dos crimes mais praticados na internet, neste golpe os criminosos fingem ser funcionários de um banco e dizem que a sua conta está com problemas no cadastro. Com isso, a vítima fornece dados sobre sua conta e os criminosos realizam transações fraudulentas.
Os bancos jamais vão solicitar informações como o número do seu cartão ou a senha do seu banco, sempre que alguém te pedir essas informações, saiba que são golpistas.
4 – Não acredite em qualquer site, eles podem ser falsos!
Existem sites falsos que copiam as páginas de grandes bancos, portanto, antes de colocar qualquer informação em uma página, verifique o domínio do site (link), que muitas vezes tenta imitar o original, além disso, quase sempre a página falsa conta com design ruim e erros de português.
Contrate seus serviços diretamente nos aplicativos oficiais dos bancos, muitas vezes eles mesmo te direcionam para o Internet Banking (site oficial do banco).
5 – Verifique o histórico da financeira
Se uma proposta milagrosa aparece para você em um site ou aplicativo de uma instituição financeira que você nunca ouviu falar, pesquise o histórico da instituição, verifique o domínio da página e as recomendações no reclame aqui e na loja de aplicativos, para não cair no golpe da falsa financeira.
Para saber se uma instituição é confiável basta acessar o site do Banco Central e preencher o campo que pede o nome ou o CNPJ da instituição que está oferecendo o empréstimo.
6 – Não clique em qualquer link (Phishing)
Se uma proposta de empréstimo tentadora chega no seu e-mail com um link extremamente duvidoso, desconfie, pode se tratar de um golpe. Os golpistas enviam links, e-mails e SMS para as vítimas, com mensagens que vão chamar a atenção por serem ótimas propostas.
Portanto, cuidado, não clique em links sem conferir antes, as mensagens dos criminosos podem ser muito convincentes e enganar você para conseguir seus dados. Sempre ligue para o seu banco para conferir.
Leia também | “R$ 2.400,00 reais ajudaria hoje?” Por que essa frase de empréstimo pode ser uma roubada
7 – Não passe as suas informações quando o “Banco” te ligar
Os bancos pedem dados simples para a sua identificação, portanto, tome cuidado quando receber ligações de “bancos” solicitando as suas informações, muitas vezes os golpistas já possuem alguns dados seus como nome e data de nascimento.
Fique atento, os criminosos podem ser extremamente convincentes, imitando até mesmo os sons do banco. Desconfie quando te pedirem informações como números de cartões, senhas ou todos seus dados pessoais.
Comentários estão fechados.