Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

7 países em que se vive bem com um salário mínimo por mês

No Brasil, ter uma vida relativamente confortável, envolve receber um salário extremamente alto. Se você pensar nos gastos como, viver em um bom bairro, em uma casa boa, com um bom carro, uma educação de qualidade para os filhos, ter espaço para lazer e juntar tudo isso, provavelmente chutará um salário muito mais alto do que a média recebida.

Em nosso país, a remuneração mensal média do trabalhador brasileiro em 2023 foi de R$ 2.979, conforme aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Contudo, sabemos bem que, embora o estudo do Pnad contínua aponte que o salário médio do brasileiro seja R$ 2.979, este valor está bem longe de garantir uma vida boa para o trabalhador e sua família, lembrando ainda que 60% da população brasileira vive com até um salário mínimo por mês.

Todavia, essa realidade de receber um salário que não supra as necessidades para trazer uma vida confortável para as pessoas. Esse não é o caso em todos os países. Na verdade, existem lugares em que se pode viver bem recebendo apenas o salário mínimo do país, diferente do que ocorre no Brasil.

São países em que o custo de vida é extremamente justo, que permitem com que, pessoas que recebem um salário mínimo, consigam ter uma vida mais digna. Países esses que vamos te apresentar agora!

Leia também | 9 países da Europa que possuem mais imigrantes brasileiros

Canadá

No Canadá, o custo de vida médio do país é de cerca de CAD$ 2.700 por mês, ou seja, é preciso receber 2.700 dólares canadenses por mês para garantir os gastos com moradia, transporte, alimentação entre outros.

O valor pode até parecer alto ao converter para o real. Contudo, o salário médio no Canadá, segundo a Nomad é de 59.384 dólares canadenses por ano, algo em torno de 4.948 dólares canadenses por mês. Logo, nesse país, apenas o valor médio recebido pela maioria da população, você conseguirá suprir todas as suas despesas e ainda guardar dinheiro ou gastar com o que quiser!

Luxemburgo

Luxemburgo é um pequeno país europeu, cercado pela Alemanha, Bélgica e França. Nesse país o custo de vida médio mensal por pessoa é de 3.210 euros. Luxemburgo é realmente um destino considerado caro para se visitar e viver, contudo, é um dos países que pagam os maiores salários do mundo.

No país, o salário médio é de 4.500 euros por mês, conforme informações da plataforma Glassdoor, o que permite que recebendo o salário médio do país, você viva extremamente bem e ainda consiga fazer sobrar dinheiro para fazer o que achar melhor.

Alemanha

A Alemanha é a maior economia da Europa e está atrás apenas dos EUA, China e Japão em termos de PIB. Nesse país, o custo de vida gira em torno de 940 euros sem contar aluguel, já o salário mínimo que uma pessoa pode receber lá é 1.514 euros por mês. Lembrando que apesar do salário mínimo não ser tão alto, o salário médio recebido por lá, atualmente é de 2.813,16 euros por mês.

Espanha

Na Espanha, o custo de vida mensal gira em torno de 1.900, onde esse orçamento cobre todos os gastos necessários, podendo viver com excelente qualidade de vida. No país o salário pode variar bastante, em Madrid, por exemplo, o salário mínimo é de 1.630,96, em Barcelona 1.460,43.

Aqui, vir sozinho pode não ser uma escolha tão fácil, mas quando se vem como casal, os dois recebendo um salário mínimo, mantem-se uma qualidade de vida extremamente alta e cheia de vantagens, principalmente quando comparado ao Brasil.

Holanda

Para se viver bem na Holanda, é preciso desembolsar 1.100 euros por mês fora aluguel. Contudo, esses valores podem variar muito dependendo da região. O salário mínimo no país é de 1.635 euros por mês. Contudo, o salário médio recebido pela população do país é de 36,5 mil euros ao ano, algo em torno de 3 mil euros por mês.

Irlanda

Na Irlanda, a estimativa que temos é de que uma família com quatro pessoas custe 3.430 euros por mês, onde, todas as pessoas do grupo familiar vão viver muito bem com esse valor. No país o salário mínimo é de 11,30 euros por hora trabalhada.

Vamos imaginar que você queira trabalhar 8 horas por dia 6 vezes por semana, no caso, você conseguirá tirar um salário médio de 2.169,60 euros por mês. No caso, se for o casal quem estiver trabalhando, a renda total será de 4.339,20 euros por mês, o que dará e sobrará muito para aproveitar a vida em família.

Vale lembrar que em Dublim, o salário médio do trabalhador é de 41.602 euros por ano, ou seja, 3.466,83 euros por mês, onde, será possível custear a vida de uma família de quatro pessoas, recebendo apenas o salário médio do país.

Austrália

A Austrália é um país conhecido por ter um alto padrão de vida. O custo de vida no país é de 1.730 dólares australianos fora moradia. Já o salário mínimo do país atualmente é de 3.531 dólares australianos por mês. O que permite que uma pessoa viva confortavelmente bem na Austrália recebendo apenas um salário mínimo por mês.

Comentários estão fechados.