Alimentos / Imagem Freepik
Um dos maiores medos da humanidade é ficar velho. Envelhecer sempre assustou as pessoas. Mas chegar a uma idade avançada, não significa que a vida acabou para você. Pelo contrário, as pessoas estão tendo uma vida mais longa. E ficar saudável na velhice depende de como você cuida da sua saúde. Comer os alimentos certos pode ajudar a envelhecer melhor.
O tomate é uma excelente fonte de licopeno, um poderoso antioxidante. O licopeno ajuda a neutralizar os radicais livres, que são moléculas instáveis que podem danificar nossas células e acelerar o processo de envelhecimento. Incluir o tomate na sua dieta é uma ótima opção para se manter saudável.
Os peixes oleosos são ricos em ácidos graxos poli-insaturados, especialmente o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA). Esses ômega-3 têm propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a proteger nosso coração.
O óleo de peixe, rico em ômega-3, também beneficia nossa saúde mental. Ele pode melhorar a memória e até mesmo ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer.
As uvas vermelhas podem oferecer uma significativa quantidade de potássio, vitamina B6, vitamina K, vitamina C, ferro, zinco e fósforo.
Pode prevenir o envelhecimento, proteger você contra certos tipos de câncer, reforçar o sistema imunológico, fortalecer o cabelo, melhorar a visão, ajudar na perda de peso, e reduzir o risco de doenças cardíacas.
Romãs é rico em fibras, potássio e vitamina K, que ajudam a manter um coração saudável. Possuem antioxidantes, como flavonóis, taninos, ácidos fenólicos e lignanos. Pode sustentar o envelhecimento da pele saudável, diminuindo os danos UV na pele e manchas marrons causadas pela exposição ao sol.
Consumir vegetais de folhas verdes ajuda a manter uma digestão adequada. Você pode encontrar nesses alimentos nutrientes como potássio e magnésio, que vão ajudar recarregar sua energia quando você estiver se sentindo esgotado.
As folhas verdes também podem ajudar a manter a saúde ocular, fortalecendo os tecidos dos olhos, o que pode retardar o aparecimento de doenças oculares, como olhos secos, cegueira noturna e catarata.
Elas ajudam a manter os níveis de colesterol sob controle, evitando o acúmulo nas artérias e vasos sanguíneos, o que pode levar a problemas sérios, como derrame e ataque cardíaco.
O ômega 3 presente nas nozes pode ajudar a manter a pele saudável, mas também a deixa macia, hidratada e firme. Também consegue melhorar a capacidade de aprendizado, atenção e memória.
O brócolis é uma fonte incrível de betacaroteno, que se transforma em vitamina A no nosso corpo. A vitamina A é essencial para manter as barreiras mucosas (como a pele e os revestimentos do trato respiratório e digestivo) saudáveis.
O brócolis também é rico em vitamina C, um antioxidante poderoso que ajuda a fortalecer nossos anticorpos e combater microrganismos mal-intencionados.
O alimento contém fibras que podem proporcionar uma boa digestão. Elas adicionam volume às fezes, facilitando o trânsito pelo sistema digestivo.
Leia também | Cidade perto do espaço! 35 anos é a expectativa de vida nesse lugar
Além de serem saborosas, as frutas vermelhas são aliadas da nossa saúde. São ricas em vitamina C e antioxidantes, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e proteger nossas células. Elas também contribuem para a saúde do coração e podem ajudar na prevenção de doenças crônicas.
Elas têm propriedades anti-inflamatórias e podem aliviar dores musculares pós-exercício.
Então você já sabe, para se manter sempre jovem, deve ter uma alimentação super saudável, fazer exercícios e dar sempre uma passadinha no seu médico para um bom check up.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…