8 brinquedos que as crianças sonhavam em ter nos anos 80/90
Como é bom ser criança! Brincar, ter muitos brinquedos para se divertir. A infância é algo que precisa ser vivida com toda intensidade. Entre os anos 1980 e 1990, a turminha curtia vários brinquedos, que hoje só estão nas lembranças
Como é bom ser criança! Brincar, ter muitos brinquedos para se divertir. A infância é algo que precisa ser vivida com toda intensidade. Entre os anos 1980 e 1990, a turminha curtia vários brinquedos, que hoje só estão nas lembranças.
Quando passava na TV aquele anúncio de uma certa marca de brinquedos, a gente perturbava o pai ou mãe para comprar.
Se você já passou dos 30 anos ou dos 40, com certeza vai lembrar agora dos brinquedos que eram o seu sonho de consumo!
1 – Autorama
O Autorama era um dos brinquedos que a garotada curtia e os pais também! Foi justamente na década de 60 que o Autorama foi lançado. Esse brinquedo elétrico foi uma das inovações da marca “Estrela” que mais se destacou na época.
A brincadeira consiste em uma pista de corrida, em formato de 8, com carrinhos de controle remoto.
O sucesso do brinquedo foi tanto que virou sinônimo dessa categoria de brinquedos. Tanto que quase todos os dicionários brasileiros têm o significado da palavra Autorama.
2° – Ferrorama
O Ferrorama é um dos brinquedos clássicos, que fez sucesso entre as crianças de diversas gerações. Foi um dos primeiros trenzinhos elétricos fabricados no Brasil. Ao longo dos anos, foram sendo lançadas novas versões, que deixavam a brincadeira cada vez mais completa.
A primeira edição do Ferrorama foi lançada em 1973, com um trenzinho que tinha vários tipos de vagões com cargas de carvão, pedras, combustíveis e até de pessoas. O trem podia se mover pelos trilhos porque era movimentado a pilha.
3 – Jogo Detetive
Considerado um dos jogos mais populares das últimas gerações, o jogo Detetive foi criado em 1943 e chegou ao Brasil em 1977, patenteado pela fábrica de brinquedos Estrela.
O jogo é completamente inspirado em romances policiais, o objetivo dos jogadores é investigar um assassinato para encontrar o responsável, a arma do crime e onde tudo aconteceu.
Indicado para maiores de 8 anos, o jogo Detetive pode contar com a participação de 3 a 8 jogadores. Ele é composto por 1 tabuleiro, 6 armas, 6 peões, 21 cartas (6 de armas, 6 de suspeitos e 9 de aposentos), 1 envelope confidencial, 1 bloco de ficha de anotações e 1 dado.
4 – Banco Imobiliário
Banco Imobiliário é um jogo de tabuleiro lançado pela pela fábrica de Brinquedos Estrela. É uma variação local do jogo internacionalmente conhecido como Monopoly, só que com um diferencial de cartas de sorte, variando de 20, 30, e até 40 cartas na versão Deluxe.
O jogo consiste na compra e venda de propriedades como bairro, casas, hotéis, empresas, de forma que vença o jogador que não for à falência, ou o jogador que tiver mais propriedades compradas em mãos.
5 – Combate
Combate é um jogo popularmente conhecido mundialmente com o nome de “Stratego”. Acredita-se que tenha surgido na França por volta de 1910, com o nome de “L´attaque’. O jogo teve larga distribuição na Europa a partir da Segunda Guerra Mundial.
Contém tabuleiro para 2 jogadores, recomendado a partir de 8 anos e com duração média de 30 minutos. No Brasil, é publicado pela editora Estrela. Consulte o manual para detalhamento completo das regras do jogo.
O jogo Combate é composto por um tabuleiro representando um campo de batalha e 80 peças representando diversas patentes do exército (tenente, soldado, cabo, capitão, etc), 2 prisioneiros, 2 agentes secretos e minas terrestres.
6 – Pogobol
Se você era criança entre os anos 1980 e 1990, certamente conhece o Pogobol. É um brinquedo muito divertido que parece um pula-pula, ideal pra criançada aproveitar bastante no quintal de casa. Ele vem no formato de uma bola de plástico ou borracha cheia de ar e cortada por um disco reto, onde você coloca os pés.
7 – Cai não Cai
Cai-não-cai é um jogo feito pela Estrela, lançado no Brasil em abril de 1976. Pode ser jogado de 2 a 4 jogadores e é composto de um tubo de acrílico amarelo que é encaixado em uma base, também de acrílico, com um furo no final, onde se encaixa a base, ele também pode ser feito de garrafa pet, varetas de churrasco e bolinhas de gude. No meio do tubo( ou garrafa pet ) há diversos furos, onde são colocadas as varetas.
Depois de colocadas as varetas, são colocadas as bolinhas de gude, que ficam presas pelo emaranhado de varetas.
Os jogadores vão retirando as varetas uma de cada vez, tentando evitar que as bolinhas caiam no fundo do tubo. Quem derrubar uma bolinha fica com ela até o final do jogo.
Você retira todas as varetas do tubo, ficando com o menor número de bolinhas. No final do jogo, quando todas as varetas forem retiradas, e todas as bolinhas tiverem caído, cada jogador conta o número de bolinhas que deixou cair. Quem tiver o menor número de bolinhas é o vencedor.
8 – Nenezinho
As meninas sonhavam em ter uma boneca chamada Nenezinho. Uma das características do brinquedo é o cheirinho delicioso e gostoso de talco, igual ao de um bebê que acabou de sair do banho. Nenezinho tem em torno de 40 centímetros de altura. As roupinhas são de alta costura e de estampas exclusivas.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.