8 desenhos da Hanna-Barbera que deixaram saudade
Quem foi criança nos anos 60 e 70 com certeza sente saudade dos desenhos da Hanna-Barbera. Até porque eram produções bem diferentes das atuais
A infância é algo que marca muito a vida de uma pessoa. As brincadeiras, as férias com a família, os amigos do colégio e as bagunças super divertidas. Mas o que marca também a vida de uma criança são os famosos desenhos animados.
Quem foi criança nos anos 60 e 70 com certeza sente saudade dos desenhos da Hanna-Barbera. Até porque eram produções bem diferentes das atuais. Os desenhos em relação aos atuais, eram bem inocentes.
A garotada da época parava em frente a TV para viver um mundo de aventuras com “Dom Pixote”, “Plic e Ploc”, “Zé Colmeia”. Tinha até o Frankenstein Jr., um robô que livrava um garoto de vários apuros. Vamos recordar essas animações que um dia fizeram parte da sua vida.
No Brasil foram exibidos a partir da década de 60 nos principais canais de TV abertas e parte deles estão sendo exibidos atualmente no canal de televisão por assinatura Tooncast.
Dom Pixote
“Dom Pixote”, conhecido em inglês como Huckleberry Hound, é uma série de desenho animado criada pela Hanna-Barbera em 1958. O personagem é um cachorro azul, que foi pintado dessa cor por engano, mas que se tornou uma de suas características marcantes.
Na versão original, ele tem um sotaque caipira e uma personalidade calma, doce e muito bem-intencionada. Uma de suas características, é enquanto está resolvendo uma situação, cantarola a música “Oh, querida Clementina” (do inglês “Oh My Darling, Clementine”).
No Brasil, Dom Pixote foi dublado pelo ator Older Cazarré. Infelizmente, o desenho não está disponível em nenhum serviço de streaming.
Plic e Ploc e Chuvisco
“Plic e Ploc e Chuvisco” (em inglês: Pixie and Dixie and Mr. Jinks) é um desenho animado produzido pela Hanna-Barbera, apresentado como um segmento da série de Dom Pixote, originariamente exibida entre 1958 e 1961.
Dos mesmos criadores de “Tom and Jerry”, a série mostra uma dupla de ratos chamada Plic e Ploc, dois ratos otimistas que adoram diversão e de vez em quando perturbar o pobre gato Chuvisco. No Brasil foi exibido pela TV Bandeirantes. Atualmente está sendo exibido no canal por assinatura Tooncast.
Zé Colmeia
Zé Colmeia (em inglês Yogi Bear) em inglês, é um personagem de desenho animado criado por William Hanna e Joseph Barbera em 1958. Ele foi introduzido como um personagem secundário em um dos segmentos do programa de desenho animado “The Huckleberry Hound Show” (Dom Pixote). Devido ao seu grande sucesso, ele ganhou sua própria série em 1961.
Uma das grandes diversões de Zé Colmeia, que mora no Parque Jellystone, é tentar roubar as cestas de piquenique dos visitantes. Para isso, ele conta com ajuda do seu amigo Catatau (em inglês Boo-Boo). Zé Colmeia costuma se definir como “mais esperto do que a maioria dos ursos”.
Zé Colmeia também foi adaptado para o cinema. Em “Zé Colmeia – O Filme”, lançado em 2008, ele e Catatau tentam salvar o Parque Jellystone de uma proposta de venda.
Zé Colmeia está disponível na HBO Max e Prime Video.
Joca e Dingue-Lingue
Hokey Wolf (no Brasil Joca e Dingue-Lingue) é um desenho animado produzido pela Hanna-Barbera. Era um segmento da série de Dom Pixote, The Huckleberry Hound Show. A trama é centrada nas desventuras de Joca (Hokey Wolf) e seu amigo, Dingue-Lingue (Ding-A-Ling Wolf), que tentam enganar diferentes personagens com seus esquemas para roubar comida ou se instalar num local sem pagar. Uma curiosidade é que os dois personagens, que são lobos, são referidos como raposas na dublagem brasileira realizada pelo extinto estúdio AIC.
Alguns episódios do desenho estão disponíveis no YouTube.
Pepe Legal
Quick Draw McGraw (Pepe Legal no Brasil) foi uma série de desenho animado americana, criada e produzida pela Hanna-Barbera, que era apresentada dentro de uma série animada que tinha seu próprio nome: The Quick Draw McGraw Show (Pepe Legal Show). O programa era acompanhado de mais dois desenhos, Augie Doggie and Doggie Daddy (Bibo Pai e Bob Filho) e Snooper and Blabber (Olho-Vivo e Faro-Fino), cada episódio tinha em torno de seis minutos.
Pepe Legal era um cavalo oficial do Novo México que lembrava muito os velhos filmes de cowboys no Velho Oeste Americano. Ele não era lá muito inteligente e totalmente inapto para exercer o cargo de xerife.
Quando conseguia sacar sua arma, geralmente acabava atirando nele mesmo. Sua sorte era ter ao seu lado como ajudante o burro chamado Baba Looey (Balalu), que falava com um sotaque bem acentuado de mexicano que apesar de ser um burro, demonstrava ser muito inteligente.
Uma de suas frases prediletas dizia “Pepe Legal es inteligente, o que lhe falta el pensamiento…”, justificando as confusões que Pepe Legal sempre se metia. Era ele que no final das contas resolvia todo o problema e acabava prendendo os bandidos, apesar de toda a glória ir para Pepe Legal.
Não está disponível em nenhum serviço de streaming.
Bibo Pai e Bobi Filho
Augie Doggie and Doggie Daddy (no Brasil: Bibo Pai e Bobi Filho) são personagens de desenho animado do universo Hanna-Barbera. Sua estréia foi no dia 29 de setembro de 1959, como coadjuvante no show The Quick Draw McGraw Show, do Pepe Legal. Os roteiros foram escritos por Michael Maltese, que também fazia a série animada do Coyote e outros desenhos da Warner Bros.
O desenho gira em torno das desventuras de uma dupla de cães, pai e filho. Bibo Pai (Doggie Daddy), tenta educar seu filho Bobi (Augie Doggie), da melhor maneira possível, dando-lhe bons conselhos. Bobi Filho, que ama incondicionalmente o pai, sempre se refere a ele como “Ó meu querido pai!”.
Alguns episódios estão disponíveis no YouTube.
Olho Vivo e Faro Fino
Olho Vivo e Faro Fino é uma série de desenho animado americano produzida pela Hanna-Barbera. Fazia parte do programa de Quick Draw McGraw (Pepe Legal).
Uma dupla de detetives, um gato e um rato. Olho vivo, o gato, vestido em um estilo muito parecido com Sherlock Holmes e Faro fino, o rato, vestido à la Humphrey Bogart.
Quando estão em perseguição Olho Vivo pede para Faro Fino ligar a sirene, é ele próprio quem põe a cabeça para fora do carro e começa a gritar.
Tiveram participação especial de outras animações da Hanna-Barbera como Snagglepuss (Leão da Montanha), Hardy e o Yakky Doodle (Patinho Duque).
A série não está disponível em nenhum serviço de streaming.
Leia também | 10 filmes com os vilões icônicos que você precisa assistir
Frankenstein Jr.
Frankenstein Jr. é um desenho da Hanna-Barbera. Era um segmento do desenho dos Impossíveis. Estreou em 1966 e teve 18 episódios. O desenho foi cancelado em 1968 por queixas de violência, o que poderia incitar as crianças a um comportamento agressivo.
A história gira em torno do jovem cientista Bob Conroy e seu pai, o Professor Conroy, que combatem supervilões com a ajuda de um poderoso robô chamado Frankenstein Jr., ou “Frankie” como era chamado por Bob.
Não está disponível em nenhum serviço de streaming.
Comentários estão fechados.