8 dicas para você economizar energia elétrica
Economizar energia elétrica passou a ser prioridade na vida dos brasileiros. Porém, muitas dessas pessoas mesmo economizando continuam recebendo as tarifas de energia com valores altos. Mas muitas vezes o preço alto da conta está no desperdício de energia que nem percebemos
Economizar energia elétrica passou a ser prioridade na vida dos brasileiros. Porém, muitas dessas pessoas mesmo economizando continuam recebendo as tarifas de energia com valores altos. Mas muitas vezes o preço alto da conta está no desperdício de energia que nem percebemos. Vamos dar a você 8 dicas de como economizar energia e gastar menos dinheiro.
1. Banhos demorados
O chuveiro elétrico é um dos grandes vilões do consumo de energia elétrica nas residências. Principalmente se as pessoas gostam de tomar banhos que ultrapassem os vinte minutos. Para evitar que o valor da sua conta suba, diminua o tempo gasto no próprio banho. O que você pode fazer é ir diminuindo o tempo no banho por dia e passar a aumentar até onde achar necessário.
2. Tire os aparelhos da tomada
Todo mundo pensa que o modo stand-by não gasta energia. No entanto, isso é um grande erro. Quando o aparelho está desligado mas continua conectado na tomada, você ter um gasto de energia de 12% ao mês. Então, economize, retire os aparelhos elétricos da tomada quando não estiver utilizando.
3. Evite o abre e fecha da geladeira
Sabe aquela história de ficar abrindo a porta da geladeira várias vezes? Por isso, quando precisar abrir, pegue todos os alimentos que precisa e procure guardá-los ao mesmo tempo. Sem o abre e fecha constante, você evita o desperdício de ar refrigerado e o eletrodoméstico trabalha muito melhor.
4. Troque as lâmpadas da casa
As lâmpadas incandescentes gastam muita energia elétrica. Por isso, a melhor solução é substituí-las por modelos fluorescentes ou em LED, que possuem eficiência aliada a um baixo consumo. Levando em conta que essas lâmpadas eficientes têm vida útil prolongada em relação às incandescentes.
5. Ar condicionado
Os aparelhos de ar-condicionado estão entre os maiores consumidores de energia em ambientes domésticos e comerciais, principalmente em regiões de clima quente, onde a demanda por refrigeração é alta. Modelos mais antigos e menos eficientes podem consumir ainda mais energia, elevando os custos.
Você vai gastar muito mais energia elétrica se manter o aparelho ligado continuamente, usando temperaturas extremamente baixas e não realizando manutenções regulares.
Para economizar na conta de luz, você deve optar por modelos com tecnologia inverter, utilizar modos de economia de energia e manter filtros limpos.
6. Aproveite a luz do dia
Para quem fica em casa durante o dia, precisa também economizar energia elétrica. Neste caso, aproveite a luz natural para iluminar seus ambientes. Janelas e portas abertas desde o período da manhã mantêm os cômodos claros e ainda permitem a entrada de ar fresco, o que é benéfico para a saúde dos moradores.
7. Prefira aparelhos eficientes
Quando você for comprar equipamentos para a sua casa, deve se informar sobre o consumo energético que ele tem. Para isso, existe o selo Procel de economia de energia, que nos mostra o consumo de cada aparelho elétrico em casa.
Ao comprar um equipamento, verifique se ele tem o selo com as observações de gast de energia ou pergunte ao vendedor da loja.
Leia também | Claustrofobia: saiba como lidar com essas terríveis sensações
8. Cuide da manutenção dos equipamentos domésticos
Às vezes não damos conta de que a nossa conta de luz está alta porque os aparelhos domésticos estão precisando de manutenção. É essencial que você invista em cuidados preventivos para certificar-se de que não há nenhum defeito.
Sempre faça a manutenção de geladeira, ar-condicionado, máquina de lavar-roupas e outros equipamentos.
Qualquer peça mal colocada ou sujeira impregnada dentro do equipamento pode fazer com ele trabalhe mais e consuma mais energia elétrica.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.