Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

8 maneiras de conseguir uma bolsa de estudos para a faculdade

Se o seu sonho é entrar para a faculdade mas você não tem muitas condições, existem várias maneiras de conseguir uma bolsa de estudos

Muitas pessoas sonham em ingressar em uma faculdade, contudo, existem muitas questões que acabam dificultando esse processo, seja devido à alta concorrência em universidades públicas, quanto pelo alto custo de uma mensalidade de uma instituição particular.

Como nem todo mundo tem dinheiro para pagar uma faculdade particular, e muitas pessoas estudaram em escolas públicas, onde a educação, ainda deixa a desejar quando comparado a escolas particulares, dificultando o caminho para ingressar em uma faculdade federal, uma das melhores se não há melhor alternativa é a bolsa de estudo.

Frequentemente escutamos falar sobre bolsas de estudo, onde, com elas, é possível garantir descontos parciais ou integrais na mensalidade do curso escolhido. Mas nem sempre é claro quais são os caminhos que podem permitir que os interessados consigam uma bolsa.

Pensando nisso, hoje decidimos apresentar seis maneiras diferentes, da qual os estudantes podem recorrer para conseguir uma bolsa de estudo, seja ela que pague integralmente a mensalidade, ou que, pelo menos, dê bons descontos na mensalidade para os alunos.

Leia também | 10 faculdades com os maiores salários iniciais de recém formados

Maneiras de conseguir uma bolsa de estudos

É graças as bolsas de estudos que muitos brasileiros podem ingressar em uma faculdade, ajudando muitas pessoas a realizarem seus sonhos de conquistarem um diploma de nível superior. A seguir, vamos te contar quais são as maneiras conquistar a sua bolsa de estudo!

1. Conseguir boas notas no Enem ou vestibular

A melhor estratégia para conseguir uma bolsa de estudo é conseguir bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou nos vestibulares das instituições. As universidades estão sempre à procura de talentos e, por isso, tendem a oferecer incentivos para atrair os alunos que demonstram alto desempenho.

Muitas vezes, as bolsas oferecidas pelas próprias faculdades estão diretamente vinculadas ao desempenho nesses exames. Vale lembrar que, para manter essas bolsas, os estudantes precisam se dedicar continuamente aos estudos, pois geralmente há requisitos de manutenção de uma média específica para garantir a continuidade da bolsa.

2. Ter um bom histórico escolar

De forma similar ao que acontece com as provas, as universidades valorizam estudantes com históricos escolares exemplares. Algumas instituições oferecem bolsas de estudo com base no desempenho acadêmico anterior, podendo inclusive disponibilizar bolsas de estudos para aqueles que se destacam por seu bom histórico escolar.

3. ProUni – Programa universidade para todos

O ProUni é uma iniciativa do governo federal brasileiro que fornece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior, destinadas a estudantes sem diploma de nível superior. As bolsas cobrem cursos presenciais com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Para se qualificar para uma bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas àqueles com renda familiar per capita de até três salários mínimos. Os interessados devem ter participado do Enem do ano anterior, com exigência de terem concluído o ensino médio em escola pública, ou em escola privada como bolsista integral.

4. Transferir-se para outra faculdade

Outra maneira de conseguir bolsas de estudo é a possibilidade de transferência de instituição. Muitas universidades oferecem descontos realmente vantajosos para estudantes que vêm de outras instituições. Embora essa opção não pareça tão atrativa, principalmente devido a possíveis diferenças curriculares, ela é escolhida por muitos alunos que buscam soluções para problemas específicos de sua atual instituição, sejam eles relacionados à qualidade do ensino, questões financeiras, ou mesmo insatisfação com a estrutura do curso.

5. Escolher cursos de licenciatura

Devido à atual escassez de professores no Brasil, existem diversos incentivos para aqueles que escolhem seguir nesta carreira. Um exemplo é o Programa Universidade para Todos (ProUni), que disponibiliza bolsas para professores atuantes na rede pública do ensino básico, desde que façam parte do quadro permanente da escola. Essas bolsas são destinadas a cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia, sem que seja necessária a análise da renda familiar por pessoa.

Além disso, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece condições facilitadas, não sendo uma bolsa propriamente dita, mas ajudando no acesso ao ensino superior. Professores da rede pública que trabalhem pelo menos 20 horas semanais podem obter descontos significativos no financiamento do curso.

6. Bolsas das próprios instituições

Muitas universidades e faculdades privadas oferecem seus próprios programas de bolsas de estudo para atrair e reter talentos. Estas podem ser baseadas no mérito acadêmico, conquistas esportivas, condição socioeconômica, entre outros critérios. Vale a pena verificar diretamente com as instituições de interesse.

7. Parcerias com empresas privadas

Algumas empresas privadas oferecem bolsas de estudo como parte de seus programas de responsabilidade social ou para incentivar a formação de profissionais em áreas de seu interesse. Estas bolsas podem vir com a condição de estágio ou trabalho na empresa após a graduação.

8. Concursos culturais, científicos e acadêmicos

Participar e vencer competições culturais, científicas, ou acadêmicas é outra maneira de ganhar bolsas de estudo ou prêmios em dinheiro que podem ser usados para financiar a educação. Essas competições são frequentemente promovidas por instituições educacionais, empresas, e outras organizações.

Comentários estão fechados.