A língua portuguesa causa dúvidas até mesmo para nós falantes nativos e, não dá para negar, com uma língua com mais de 320 mil palavras errar uma ou outra é naturalmente aceito, embora tenhamos que seguir ao máximo a norma culta.
Embora, realmente, seja difícil saber todas as palavras da língua portuguesa, e, na verdade, acreditamos que praticamente ninguém tenha decorado, existem algumas palavras muito comuns, faladas praticamente diariamente no nosso cotidiano, que ainda, sim, um grande número de pessoas acaba errando.
Muitas vezes, algumas palavras tão simples e tão faladas, são ditas erroneamente pelo ciclo que vivemos, onde, muitas pessoas acabam falando errado entre si, e subconscientemente, o errado acaba se tornando certo.
A seguir vamos te mostrar algumas das palavras mais comuns do nosso cotidiano que, comumente, as pessoas acabam falando errado, mas muitas vezes, não por não saberem a forma certa, mas, geralmente, por costume e por escutar elas ditas erradamente.
Leia também | 18 palavras que perderam hífen no último acordo ortográfico
Certas palavras são frequentemente faladas de maneira incorreta na língua portuguesa, seja por hábitos adquiridos ou por semelhanças fonéticas com termos errôneos. Aqui estão alguns exemplos comuns, juntamente com a forma correta e uma explicação:
1. Compania: Muitas pessoas se confundem ao escrever essa palavra, mas a grafia correta é “companhia”, com “nhia” no final, sem substituir por “nia”.
2. Reinvindicar: A tendência é adicionar um “n” desnecessário, resultando em “reinvindicar”. No entanto, o correto é “reivindicar”, sem esse “n”.
3. Asterístico: O símbolo popular entre as letras possui um nome complicado. O termo correto é “asterisco”, sem um “í” extra após o “s”.
4. Vasculante: Embora soe correto, a forma correta de se referir a este tipo de janela é “basculante”, com “b”.
5. Sombrancelha: A versão errada é mais sonora, mas a correta é “sobrancelha”, sem o “m” que induz à pronúncia errada.
6. Emponderar: A palavra correta é “empoderar”, sem o “m” após o “e”.
7. Berruga: Conforme consta no dicionário, o termo adequado para a protuberância cutânea é “verruga”, com “v”.
8. Guspe: A versão errada pode até ter uma sonoridade forte, mas a forma correta para se referir ao ato de expelir saliva é “cuspe”, com “c”.
Muitas pessoas tentam se policiar quanto aos erros de português, mas para aprender e compreender melhor nossa língua, não tem muito segredo, o básico bem feito será suficiente para dominar a norma culta da nossa língua.
Por exemplo, ler regularmente é uma das melhores maneiras de ampliar nosso vocabulário e aprimorar nossa compreensão da língua. Escolha materiais variados, como jornais, revistas, livros e artigos online, para se expor a diferentes estilos de escrita e estruturas gramaticais. Isso ajuda a desenvolver um entendimento mais amplo da linguagem formal e informal, incluindo gírias e expressões idiomáticas.
Para aprimorar suas habilidades de escrita, mantenha um diário ou escreva sobre temas que lhe interessam. Essa prática ajuda a desenvolver a coerência, a gramática e a fluidez. Além disso, ao revisar seus próprios textos, você pode identificar e corrigir erros, aprimorando ainda mais sua escrita.
Além disso, para quem quer dominar as regras de gramática da língua portuguesa, existem muitos cursos online que podem ser feitos para aprimorar seus conhecimentos e que contribuirão significativamente para sua vida.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…