A virada do século, para muitos, passou tão rápido e, ao mesmo tempo, já estamos tão distantes daquela época. Você já parou pra pensar o quanto nossa vida mudou de lá para cá? A ascensão da internet, as redes sociais, as ferramentas de streaming, os celulares e tantas coisas foram criadas ou popularizadas após a virada do século.
Mas, apesar de todo sentimento de nostalgia que aquela época nos traz, você já parou pra pensar como o mercado de trabalho mudou? Entre os anos 90 e 2000 muitas profissões que eram tão comuns, hoje em dia, simplesmente não existem mais.
Os novos serviços oferecidos, ou que deixaram de ser oferecidos, a implementação da tecnologia impactou completamente o mercado e, fez com que muitos profissionais tivessem que abrir mão de suas profissões para ingressar em outras, simplesmente porque o mercado de algumas das atividades comuns até os anos 2000 simplesmente acabaram.
A seguir, vamos te contar 11 profissões que eram extremamente comuns até o final dos anos 90, inicio dos anos 2000 e que simplesmente não existem mais. Falar sobre essas profissões mostra que não precisa ter tanta preocupação com o futuro, onde dizem que muitas profissões que são comuns hoje em dia podem acabar. Afinal, um mercado se fecha para outro se abrir.
Leia também | 8 empregos que podem acabar nos próximos 2 a 3 anos
1. Atendente de locadora de filmes
E aí, você era ou não uma daquelas pessoas que ficava pensando a semana toda em quais filmes iria alugar na locadora pra poder assistir e curtir o final de semana? Com certeza essa foi uma profissão que foi muito importante para você e seu lazer. Porém, o mercado de videolocadoras acabou sendo extinto graças as novas ferramentas de streaming. Contudo, ficou a saudade de ter que “competir” para conseguir alugar um filme lançamento do momento.
2. Revelador de fotos
Antes dos celulares e das câmeras digitais, a gente tirava fotos e precisava revelar, para revelar levávamos em estúdios de foto e lá havia um profissional muito importante para todos os nossos álbuns de fotos antigas: o revelador de fotos. Contudo, com a ascensão da tecnologia e das câmeras digitais, esse profissional perdeu seu lugar.
3. Operador de telex
Um equipamento basicamente extinto é o fax. Contudo, era uma ferramenta muito importante até o início dos anos 2000, sendo substituído pela praticidade do email, que também está sendo substituído hoje pelos aplicativos de troca de mensagem instantânea como WhatsApp e Telegram.
Contudo, na época do Faz, havia um profissional muito importante: o operador de telex, que digitava a mensagem no equipamento, que então gerava uma fita perfurada com a mensagem. Após esse processo, o operador pegava a fitava e passava pela máquina, para que fosse transmitida ao destino.
4. Datilógrafo
Até o início dos anos 2000, era muito mais comum encontrar profissionais que escreviam cartas, documentos e diversos outros textos em uma saudosa máquina de escrever. Contudo, inevitavelmente, a ascensão dos computadores fez com que esse profissional ficasse obsoleto ou migrasse para os microcomputadores, levando ao fim dessa profissão como era no passado.
5. Operador de vídeo cassete
O operador de vídeo cassete era o profissional que tinha como missão a edição e reprodução de VHS em ambientes de produção de vídeo. Contudo, assim como as demais profissões, a migração de todo o processo para o digital acabou extinguindo essa profissão.
6. Operador de pager
Até o final dos anos 90, muitas pessoas utilizavam os pagers ou bipers. Para quem não se recorda, os pagers eram dispositivos de comunicação usado para ontactar pessoas através de uma rede de telecomunicações. Quem é que não lembra de um tio ou outro parente que andava com um pager na cintura.
7. Montador de fotolito
Apesar de nunca ter sido uma profissão super conhecida, era um profissional muito importante. Para explicar melhor, os fotolitos eram utilizados em processo de impressão gráfica, era um momento super importante para a preparação dos itens que deviam ser impressos, contudo, a ascensão da impressão digital acabou tornando este profissional um tanto quanto obsoleto.
8. Técnico de orelhão
Se tem uma coisa que foi popular em qualquer cidade do Brasil eram os orelhões, aquelas famosas pequenas cabines com telefone, do qual você colocava fichas ou cartão com crédito para poder fazer uma ligação. No caso, os técnicos de orelhão eram aqueles que monitoravam o uso, funcionamento e auxiliavam as pessoas com ligações.
Comentários estão fechados.