8 remédios caseiros para dor de garganta
Não existe nada mais chato que aquela dor de garganta que nos deixa incomodados. É um sintoma que acomete tanto adultos quanto crianças
Não existe nada mais chato que aquela dor de garganta que nos deixa incomodados. É um sintoma que acomete tanto adultos quanto crianças e surge devido a um quadro de faringite e, ou, amigdalite. Isso pode acontecer por causas virais como bacterianas, alérgicas, irritativas (devido ao ar seco, poluição) e por refluxo.
Também existem outras causas como fadiga, após o enfraquecimento do sistema imunológico, por uma alergia, pelo tabaco ou a sua fumaça, pelo estresse ou nervosismo, ou por você ter falado ou gritado muito.
Os sintomas são parecidos com resfriados: garganta avermelhada com queimação e irritação, sinais típicos de inflamação, e a dificuldade para engolir alimentos sólidos.
Alguns remédios caseiros podem ajudar a aliviar a dor de garganta. Isso porque eles possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas.
Lembre-se de que, se a dor de garganta persistir por mais de 3 dias, for muito intensa ou estiver acompanhada de febre, é importante consultar um médico.
Conheça alguns chás que podem ser usados para aliviar a dor de garganta
1. Chá de Hortelã
Quando se trata de gripes e resfriados, o chá de hortelã é um aliado popular no tratamento. O chá contém mentol, uma substância que ajuda a tornar o muco mais fluido e acalma a garganta irritada. O chá de hortelã tem propriedades anti-inflamatórias, antivirais e antibacterianas, isso contribui para uma recuperação mais rápida.
Para fazer o chá você vai precisar adicionar as folhas de um talo de hortelã em uma xícara de água fervente, deixe repousar por 5 a 10 minutos, depois coe e tome morno. Depois de pronto, basta ingerir esse chá de 2 a 3 vezes ao dia.
2. Gargarejo com Limão
O limão possui vitamina C e antioxidantes, por isso, ele tem ação anti-inflamatória. Fazer um gargarejo com água de limão concentrada pode ajudar a diminuir o desconforto da garganta inflamada. Misture o suco de meio limão em meia xícara de água morna e faça o gargarejo. Repita até 3 vezes ao dia.
3. Chá de Camomila com Mel
Um dos chás mais famosos é o de camomila. Ele tem propriedades anti-inflamatórias e adstringentes. Ele adicionado ao mel pode ajudar a hidratar os tecidos irritados. Essa combinação é eficaz contra a dor de garganta.
Você deve preparar uma xícara de chá de camomila com uma colher de chá de flores secas de camomila. Adicione uma colher de chá de mel e beba enquanto estiver morno.
4. Gargarejo de água morna com sal
O gargarejo de água morna com sal é uma prática caseira bastante eficaz para aliviar a dor de garganta e combater a inflamação. Experimente fazer esse gargarejo algumas vezes ao dia.
Adicionar uma colher de sopa de sal em um copo de água morna e fazer gargarejos com essa solução pode trazer diversos benefícios. O sal ajuda a eliminar microrganismos presentes na garganta, como bactérias e vírus, que podem agravar a inflamação.
Adicione uma colher de sopa de sal em um copo de água morna e faça gargarejos.
Leia também | Auxílio-Doença: Conheça a lista de doenças graves que não precisam de carência
5. Chá de barbatimão
O barbatimão é uma árvore nativa do Brasil, especialmente encontrada no Cerrado. Suas propriedades medicinais estão concentradas na casca, que é rica em alcaloides, flavonoides e esteroides.
Suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, o barbatimão pode ser usado para tratar tosse, gripes, sinusite, dor de garganta e inflamações pulmonares.
Para preparar o chá você precisa de 2 colheres de sopa de cascas de barbatimão e 1 litro de água fervente. Adicione as cascas de barbatimão à água fervente. Deixe repousar por 5 a 10 minutos. Coe antes de beber. Beba o chá de 3 a 4 vezes ao longo do dia.
Além dos remédios caseiros, manter-se hidratado, evitar exposição a agentes irritantes (como fumaça) e manter o ambiente úmido também são medidas importantes para a recuperação.
Comentários estão fechados.