Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

9 alimentos que adoramos e foram inventados nos últimos 100 anos

Alguns dos alimentos mais populares nos dias de hoje possuem menos de 100 anos desde a sua criação ou que foi patenteado

Existem muitos alimentos que são consumidos atualmente que, de fato, muitos de nossos ancestrais não tiveram acesso. Tradicionalmente, carne, cereais e vegetais todos eles tiveram acesso, inclusive mais naturais e saudáveis do que os nossos.

No entanto, o avanço da tecnologia impactaram e continua impactando diretamente na nossa alimentação, permitindo que tenhamos novas experiências que nossos antepassados nem ao menos sonhavam que um dia poderiam existir.

Métodos tradicionais de modificação, melhoramento seletivo, cruzamento de plantas e animais são exemplo dos avanços da tecnologia, que foram implementados somente na década de 70 graças aos avanços da engenharia genética.

Pensando nisso, hoje nós decidimos criar uma lista um tanto quanto inusitada, para falarmos de alguns dos alimentos mais populares do mundo, que foram inventados nos últimos 100 anos, ao qual alguns deles só existem graças ao avanços da tecnologia na indústria alimentícia.

1. Picolé em 1905

Frank Epperson, aos 11 anos, acidentalmente inventou o picolé em 1905, patenteando sua criação como “Epsicle” em 1924, sendo posteriormente chamado de “Popsicle” (picolé).

2. Batatas fritas na década 1920

A origem das batatas fritas é palco de uma longa disputa entre franceses e belgas, ambos reivindicando a autoria desse deleite culinário.

No entanto, foi somente em 1960 que as batatas fritas ganharam popularidade mundial, graças à invenção da faca de água para batatas, possibilitando a produção em massa nos restaurantes de fast-food.

3. Cheeseburger em 1924

Em 1924, Lionel Sternberger, aos 16 anos, trabalhando na lanchonete do pai em Pasadena, EUA, adicionou uma fatia de queijo sobre o hambúrguer, dando origem ao cheeseburger, que se tornou uma iguaria adorada globalmente.

4. Chiclete em 1928

Walter Diemer, um contador em uma fábrica de chicletes, inventou o chiclete em 1928. Após experimentações, ele encontrou a fórmula perfeita para uma goma de mascar menos grudenta e altamente elástica, permitindo a criação de bolhas de chiclete.

A cor rosa, clássica quando falamos e pensamos em chicletes remonta à disponibilidade dessa cor durante a criação da fórmula de Diemer.

Leia também | As 15 invenções mais importantes do século 21

5. O pão fatiado em 1928

Otto Frederick Rohwedder, na Chillicothe Baking Company, cortou o primeiro pão em sua máquina de fatiar pão, apresentando ao mundo o Kleen Maid Sliced Bread. O sucesso foi imediato.

6. Macarrão instantâneo em 1958

O japonês Momofuku Ando, em um pequeno galpão em Osaka, Japão, deu vida ao macarrão instantâneo em 1958. Sua dedicação a pensar de maneiras inovadoras sobre comida resultou no famoso Ramen de Frango, apelidado de “ramen mágico”. Posteriormente, durante uma visita aos EUA, ele observou o uso de macarrão de frango Ramen em copos com água quente, inspirando-o a criar o “CupNoodles” em 1971.

7. Multivitamínicos em 1970

Casimir Funk, em 1912, cunhou o termo “vitamina” em um artigo científico pioneiro que reconheceu a existência de mais nutrientes essenciais além de proteínas, carboidratos e gorduras. Contudo, somente na década de 1970 as multivitaminas em doses elevadas começaram a ser amplamente disponibilizadas nas prateleiras das lojas nos EUA.

8. Nuggets de frango em 1983

Os McNuggets estrearam nos restaurantes McDonald’s em 1983, após um lançamento bem-sucedido em Knoxville, Tennessee nos EUA. A popularidade desses pequenos pedaços de frango foi impulsionada pela recomendação do governo dos EUA para reduzir o consumo de carne vermelha em favor do frango.

Devido a popularidade dos nuggets, rapidamente a indústria deu um jeito de fazer os seus próprios nuggets, tornando este, um dos alimentos mais populares do mundo.

9. Garrafas de água comestíveis em 2019

Diante dos impactos ambientais das garrafas de água descartáveis, as garrafas de água comestíveis surgiram como uma solução promissora. Criadas a partir de algas marrons e plantas, essas garrafas se decompõem naturalmente em semanas, dando origem ao Notpla.

Conhecidas como Ooho, essas esferas, sachês e embalagens capturaram a atenção durante a Maratona de Londres em 2019, prometendo uma alternativa inovadora para serviços de entrega e take-away na indústria de restaurantes.

Comentários estão fechados.